sexta-feira, 29 de agosto de 2025

32º Ronco do Bugio

 O Festival mais autêntico da música nativista - o Ronco do Bugio, chega a sua 32ª edição, agora tendo o ritmo como patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul.




Hoje (29) com a fase local, e show com Pepeu Gonçalves e fandango com Zezinho & Floreio.

E amanhã (30) com a fase geral, a que se somam as 4 classificadas da noite de hoje, e show com LUIZ MARENCO e fandango com OS TIRANOS.


Vida longa ao Ronco do Bugio!


***

Começa amanha (30) e vai até o dia 07 de setembro a 42ª EXPOINTER no Parque Assis Brasil em Esteio.

A maior exposição da agropecuária da América Latina.


***

O jovem gaiteiro Eric Weng - o Gaiteiro Feliz, é o mais novo integrante do Grupo Cordiona.

Sucesso a todos!


***

Grupo Cordiona que estará na próxima Terça Gaúcha da Lomba Grande, dia 09 de setembro.


***


Findou agosto. Que venha setembro e um mês farroupilha de parar o sul do Brasil!

Abraço e bom final de semana.

domingo, 24 de agosto de 2025

BERNARDO É 10!

 Há 10 anos nascia aquele que passou a dar sentido à definição de que "um filho é um pedaço da alma da gente andando por aí..."



Há 10 anos nascia o guri dos sorrisos bonitos, que foi ficando tímido enquanto crescia, mas que ainda faz a alegria transbordar nos melhores momentos. E eles são tantos...




Há 10 anos nascia o Bernardo e a vida minha e da Mariana Fernandes, enfim, passou a ter real sentido.



BERNARDO é 10!



Parabéns, Bê! Felicidade sempre, que teus sonhos sejam sempre executáveis e se realizem e que Deus abençoe os teus caminhos.



Que o tempo tenha um pouco mais de paciência...

Te amamos, Bê!
❤️😍 🎉 ⚽ 🙏 😍❤️

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Festa das Azaléias

 Evento tradicional na região metropolitana, a 24ª Festa das Azaléias já está acontecendo em Araricá, a simpática cidade que mais cresce no Rio Grande do Sul.




E é um evento para todos os gostos, conforme se vê por algumas atrações:


Sexta-Feira (22) - Rainha Musical e San Francisco.

Sábado(23) - Moisés Oliveira & Vozes do Campo, Sina Fandangueira e Tchê Guri

Domingo(24) - Adriano Vidal, Banda 10 e Cleiton Borges.


Será uma grande festa!

***

Na próxima Noite Gaúcha (26), da Lomba Grande, tem bailanta com Os Mateadores.


***

Bom final de semana a todos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Metade de agosto

 Pros viventes dos festejos farroupilhas a contagem já é regressiva. Para os que imergem no referido processo ano após ano já até começou: a montagem dos acampamentos já está acontecendo.

Em Sapiranga foi anunciada a programação oficial nesta semana, com shows e bailes de fundamento, dentre os quais: Cesar Oliveira & Rogério Melo, Tchê Guri, Tchê Barbaridade, Os Chacreiros, Chiquito & Bordoneio, João Luiz Correa, Grupo Cordiona, Baitaca e fecha com Volnei Gomes & Cantando o Rio Grande.

Imperdível!

Demais cidades da região também se movimentam, assim como o tradicional e festejado Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.

Setembro já vem abrindo cancha e a contagem é regressiva!

***

E a tradicional domingueira da Sociedade Canto Progresso, em Campo Bom, recebe desta vez (17) o grupo Tchê Garotos.


***

O cantor Marcello Borges pediu desligamento do grupo Os Mateadores.

Não houve comunicação de destino e tampouco o grupo de Santiago anunciou um novo cantor ainda.

Sucesso a todos.


*** 

E por falar em Os Mateadores, será a próxima atração da Noite Gaúcha da Lomba Grande, no dia 26.


***

Novidades de agenda, voltamos.

Abraço e bom final de semana.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Bugio Gaúcho

 Genuíno ritmo musical do Rio Grande do Sul, o  nosso BUGIO foi oficializado como patrimônio cultural, hoje, na Capital. Para tanto, a notícia do site do  Governo do Estado do Rio Grande do Sul:


O gênero musical bugio agora é patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. A solenidade de registro ocorreu na terça-feira (12/8), no Teatro Oficina Olga Reverbel, do Multipalco Eva Sopher. Participaram do ato de assinatura o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, e os prefeitos de São Francisco de Assis, Paulinho Salbego, e de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira. A portaria da Secretaria da Cultura (Sedac) formalizando o registro está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (12/8).

“Além de promover a proteção desse gênero musical genuinamente gaúcho, o reconhecimento aqui realizado traz uma grande contribuição tanto no âmbito sociocultural, pois estamos falando de algo que expressa a nossa identidade e que une as comunidades, quanto socioeconômico, porque movimenta a economia a partir da indústria criativa da música”, salientou Eduardo Loureiro. Ele destacou ainda a união entre as duas cidades envolvidas. “O bugio é de São Francisco de Assis, de São Francisco de Paula e, acima de tudo, do Rio Grande. E quem ganha com isso é a cultura gaúcha”, disse o secretário.

Reconhecimento passou por todas as etapas legais

Os municípios de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula foram os responsáveis por iniciar o processo, ao formalizar o pedido ao Iphae. O reconhecimento do bugio como bem cultural passou por todas as etapas estabelecidas pela legislação estadual, que começam com a elaboração de um inventário, ou seja, uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo para produzir conhecimento sobre o bem. A partir disso, é elaborado um parecer técnico pelo instituto, que o submete à avaliação da Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial, órgão responsável por avalizar a inclusão do registro.

O evento contou com apresentações das músicas “Nasceu o bugio”, de Amir Marques, “Voltando à querência”, de Francisco Luzardo e Ênio Medeiros, “Bugio na praça”, de Salvador Lambert e Walter Morais, “O casamento da Doralícia”, dos Irmãos Bertussi, “Levanta bugio”, de Leonardo, e “Gaúcho e tanto”, de Leo Ribeiro, Ângelo Marques e Ricardo Marques. As três primeiras canções foram executadas por representantes de São Francisco de Assis, e as demais, por um grupo de São Francisco de Paula. Já a música “O bugio é gaúcho”, de Leo Ribeiro e Paulo Ricardo Costa, foi apresentada em conjunto pelas duas comitivas. Também se apresentaram grupos de dança gaúcha das duas cidades. A solenidade foi acompanhada por autoridades municipais e por músicos e entusiastas do gênero musical bugio.

Reconhecimento oficial

O diretor do Iphae, Renato Savoldi ressalta que o registro fundamenta ainda mais a preocupação do instituto em reconhecer a cultura do Estado. "A assinatura de hoje, fruto do trabalho da equipe técnica do Instituto e dos municípios de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula, possibilita a realização de medidas de salvaguarda desse bem cultural nas duas cidades”, destaca.

A inclusão do bugio como parte do patrimônio cultural do Estado permite a formulação de políticas públicas voltadas à sua preservação, como a promoção de festivais, oficinas e iniciativas educativas que assegurem sua transmissão às futuras gerações, além da valorização dos artistas e dos mestres do gênero.

Sobre o bem cultural

O bugio é um gênero musical executado no acordeão, no qual o instrumentista realiza um toque característico denominado “sincopado”. Esse ritmo é caracterizado pela execução de som em um tempo fraco que se prolonga até o tempo forte, constituindo um compasso binário simples. Conforme as pesquisas realizadas, somente o gênero bugio exige esse método de execução musical.

Embora o parecer técnico aponte que sua origem remonta a distintas narrativas históricas, que variam conforme a região, o bugio é amplamente reconhecido como um dos estilos musicais representativos da cultura regional. Além disso, há uma unanimidade quanto ao fato de que esse toque característico no instrumento foi desenvolvido a partir da imitação do som produzido pelo macaco bugio, animal nativo de diversas regiões do Estado.

O parecer destaca ainda que, independentemente da origem exata, o ritmo se consolidou como uma importante referência identitária para diversas comunidades gaúchas. Atualmente, o gênero – que, originalmente, era executado em gaita de botão e, mais tarde para a gaita pianada – incorporou outros instrumentos musicais, como a bateria, o violão e o contrabaixo.


A bibliografia elaborada sobre esse bem cultural pode ser acessada no site do Iphae. O processo de registro também contou com a colaboração do Instituto Estadual de Música (IEM). O bugio é o quinto bem a passar por esse procedimento e ser registrado como patrimônio cultural imaterial do Estado, juntando-se aos modos de fazer cuca artesanal, queijo serrano e artesanato com palha de butiá, e ao sistema cultural e socioambiental da erva-mate.

Viva o Bugio! Que é Gaúcho!

sábado, 9 de agosto de 2025

Bodas de Ônix

 Casamento é sério e a construção da família, com alegrias e alguns percalços, não é matéria fácil.

Contudo, Mariana e Eu, há 12 anos, viemos logrando êxito em seguir por este modelo de união.





Boda de Ônix. Com nosso bendito fruto.

Te Amo, Mari!


***

Tem jantar baile de formatura no CTG Sentinela do Pago em Sapiranga.

Hoje, sábado.

Animação do grupo Tranco Véio.


***

Pra quem mora em Caxias do Sul, não dá para reclamar do final de semana que se avizinha:

Hoje(9), tem show com o Grupo Carqueja, na Fundação Marcopolo.

Domingo, tem João Luiz Corrêa em dose dupla: Nos Clubes São José e Panela Velha.


***

Também em Caxias tem domingueira com o Grupo Cordiona, no Clube Calhambeque.


***

O cantor Luiz Marenco está confirmado como um dos shows do 32º Ronco do Bugio, no dia 30 de agosto.


***


Na U Club em Novo Hamburgo, segunda (11) tem Rainha Musical e Sorriso Lindo.


***


O gaiteiro agradão, Marcelinho Bósio, anunciou seu desligamento do Grupo Minuano.

No seu lugar, Everton Teixeira que tocava com o grupo Comando Gaúcho.


Sucesso a todos.


***

Faleceu Arlindo Cruz, aos 66 anos, um dos grandes compositores do samba.

Perde a música popular brasileira.

Sentimentos à família, fãs e amigos.


***

Abraço e bom final de semana

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Tchê Guri na Lomba

 Hoje é Noite Gaúcha na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e será animada pelo grupo Tchê Guri:



Baile de casa cheia.


Abraço e boa semana a todos.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Um agosto a mais

 Outrora um mês que detestava, quis o destino com a ajuda de Deus que agosto tenha se transformado no mês mais importante da minha vida.

Primeiro, veio meio casamento, num dia 09.

Depois, a formatura, num dia 10.

Ainda, o dia da profissão que escolhi, num dia 11.

Por fim, o mais importante: o nascimento e o aniversário da minha joia preciosa, o Bê.

Vez outra, ainda, alguma volta ao palco do Ronco do Bugio, sempre no mesmo final de semana.


Agosto é o mês que rege minha vida.

E vamos para um agosto a mais.


***

Mas, nem tudo são flores.

Num dia 03 de agosto, como no próximo domingo, só que há 29 anos atrás eu deixava São Chico e apostava em novo Hamburgo, dando início ali a uma nova história da minha vida.

Sem, contudo, jamais ter esquecido da minha origem.

Um dia, quem sabe, o destino novamente me coloca no rumo de volta.



***

O CTG Querência de Nova Hartz promove neste sábado, 02 de agosto, um grande fandango de aniversário com jantar, em alusão aos seus 36 anos de história.

E a parte musical é em dose dupla: Grupo Matizes e Machado & Marcelo do Tchê.

Vida longa ao CTG Querência de Nova Hartz.


***


Neste sábado (02), também tem baile com o grupo Surungaço, na Comunidade Católica do Bairro São José Operário, em Novo Hamburgo.


***

Na próxima terça-feira tem Noite Gaúcha na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. A tradicional e famosa janta e depois bailanta com o grupo Tchê Guri.

***

Novidades de agenda, voltaremos.

Abraço e bom finalde semana.