sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bruno Campeiro. Simples

Hoje pela manhã, voltei um pouco no tempo para poder relembrar o primeiro texto que eu fiz para um blog. A data era o último dia do fatídico mês de agosto (o pior de todos os meses) do ano de 2007, e o motivo para tal blog era divulgar o extinto Grupo Alma de Campo: sua agenda, novidades e outras coisas que poderiam ser interessantes a todos nossos fãs e amigos. Este motivo, contudo, era maculado pelo meu ímpeto juvenil de escritor de redações dos tempos de Colégio Santa Catarina, capitaneado pela professora Vera Lúcia. Com o passar do tempo, estas redações acabaram me mostrando uma certa habilidade com as palavras e um gosto especial pela manifestação escrita do meu ponto de vista. Com o término do colégio e a não mais necessidade de escrever em troca de uma boa nota, acabou-se ficando de lado este meu gosto, pasmem, por longínquos dois anos e nove meses. Com o blog, portanto, surgiu a oportunidade de unir o útil ao agradável, colocando novamente em prática o meu gosto pela escrita e utilizando um espaço para divulgação do Grupo Alma de Campo. Inevitavelmente, o blog do Grupo Alma de Campo acabou se tornando um espaço pessoal meu, e com o término da banda, surgiu a necessidade da busca de um novo espaço com totais características deste que vos escreve.
Surgiu então, no dia sete de abril de 2008, o BLOG DO CAMPEIRO. Um espaço destinado à divulgação e propagação das coisas do gaúcho; da charla, da poesia, da história, da cultura, da lida campeira e principalmente da nossa mais pura e autêntica música, é claro. No entanto, um blog atento aos anseios e reais necessidades da nossa sociedade, e aberto ao bom humor, ao lazer e ao escrever sem compromisso muitas vezes. O BLOG DO CAMPEIRO, por ter um compromisso com seus amigos e leitores, buscou desde os seus primórdios textos apresentar sempre a verdade e a coerência frente aos assuntos abordados, mantendo-se fiel tanto à essência do gauchismo, quanto aos reais valores sociais necessários para convivência harmoniosa para com os patrícios que nos rodeiam. Textos assinados por este CAMPEIRO que todos já conhecem um pouco, ou então, raramente, pelo Bruno. Claro que todos vocês sabem que eu, Bruno Costa sou o Campeiro, e que por não utilizar o termo CAMPEIRO como um personagem, o ideal é um só. Campeiro é um apelido que carrego a anos. Para encerrar as dúvidas vou contar um pouco da minha história.
Sou um filho de São Francisco de Paula, nascido aos dezesseis dias do mês de junho, serrano com orgulho. Como todos já devem ter percebido, idolatro São Chico com afinco e intensidade neste blog. Por São Chico ter vocação para o tradicionalismo gaúcho, tanto que é considerada a cidade mais gaúcha da região serrana, acabei criando este vínculo com nossas raízes devido à cultura que vem de berço. Certamente, não consigo encher uma mão das vezes que vi meu finado avô, o Seu Neto, sem bombacha. Meus pais também cultuam as nossas tradições, porém, sou eu sou o elo diferente lá em casa. Eu sou o mais gaudério de toda a família e o único músico, pelo menos profissional. A música está na minha vida efusivamente desde o ano de 1996, quando comecei a cantar no coral da escola Affonso Penna. Durante estes quase treze anos tive momentos de altos e baixos, como qualquer coisa na vida, e cheguei a colocar à prova minha relação com a música. Felizmente, o bom senso e o amor pela cultura prevaleceram e cá estou, firme e forte, na defesa dos ideais do gauchismo em forma de poesia, composição e canto. Sou vocalista do Grupo Fandangueiro, um conjunto focado na divulgação do verdadeiro tranco do Rio Grande.
Enfim, pra não me alongar muito, eu, Bruno Campeiro, sou uma pessoa simples, que preserva a mais pura e autêntica tradição gaúcha, que gosta de andar de lenço, bombacha e bota, tomar um bom mate e comer um churrasco velho cuiudo, que só no Rio Grande tem. Bruno Costa, o Campeiro, tem orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul e faz questão de viver aqui pelo resto da vida. Simples.

Todos devem estar se perguntando o porquê deste texto estilo “auto-retrato”? Como todos sabem, o BLOG DO CAMPEIRO está no seu mês de aniversário, com muitas alegrias e felicidade felizmente. Além do mais, este texto é também especial, porque é o centésimo escrito deste espaço. Sim, este texto que vocês estão lendo é o de número 100.
Com certeza me alegra muito bater estas duas marcas, principalmente por estar recebendo constantemente o reconhecimento de vocês, caros leitores, que são a razão maior para mim continuar defendendo minha bandeira a todos os pagos deste mundo.
Muito obrigado meus amigos, e espero que todos continuem juntos cominho nesta longa jornada da vida. Lembrem-se: A caminhada é longa, mas a chegada é sempre certa.

Um fraterno abraço e um ótimo final de semana a todos.

Bruno Campeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Parabéns pelo texto n. 100.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Faço troféus e já criei um para o Chico Castilhos (saudoso) e um para o Albino e gostaria de saber por onde andam e qual a aceitação dos mesmos. Foram dois pinhão em um pedestal duplo com uma placa de metal gravada. www.silvioluisdutra@gmail.com
Cel: 0xx54 9139 0209.