segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sentimento Gaúcho

Todo início de semana me paro a pensar no que escrever por aqui. Algumas vezes, diante de fatos ocorrentes na nossa vida cotidiana, fica mais fácil. Contudo, há os dias como hoje: assuntos até existem, mas não motivam uma nova discussão. Poderia estar falando do tempo. Na semana que passou, a temperatura bateu na casa dos 40 ºC; agora, nesta corrente, promete, inclusive, geada para a quarta-feira. Fora o aguaceiro do 20 de Setembro.

Pois bem, estamos na Semana Farroupilha.

Nos meus tempos de fandango, não tinha dúvida de que a Semana Farroupilha era a melhor do ano. Um baile atrás do outro e certeza de casa cheia. Hoje, vendo de fora, me pergunto qual é o real sentido da Semana Farroupilha.

Certa feita, antes de começar a animar um baile em um CTG da região, onde toquei memoráveis fandangos e comi alguma churrascada, ouvi de um patrão que a Semana Farroupilha representava muito mais do que uma simples data, mas sim um sentimento; que ao cabo da mesma, parecia que todos estavam abichornados, lamentando o seu fim.

Em verdade, o certo que a Semana Farroupilha representa bem mais que um punhado de dias. A questão versa, de fato, acerca do sentimento que nós, amantes do tradicionalismo, nutrimos pela história gaúcha. E é por este motivo, que muita gente não entende e até mesmo não gosta das coisas do pago. Quem não está imbuído no sentimento gaúcho, sequer deve vestir uma bombacha, pois, acima de tudo, é preciso respeitar a nossa bandeira farrapa e as coisas da nossa terra.

A Semana Farroupilha representa, então, um sentimento por tudo aquilo que este pago já vivenciou; pelo sangue derramado por tantos e em prol de alguma coisa maior; pela liderança de Bento Gonçalves, a bravura de Antônio Neto; pelo respeito aos lanceiros negros e tantos outros peleadores.

Coisa de sentimento é abstrata. Não tem soma, nem multiplicação que demonstra como funciona e porquê funciona. A gente sente simplesmente. A Semana Farroupilha é, pois, simplesmente sentir tudo aquilo que nossa história representa. 

E viver essa emoção única.

Abraço e boa Semana Farroupilha a todos.  

Nenhum comentário: