Semana passada cruzei em parte do estado de Santa Catarina. Não era o melhor momento de viajar (e continua ainda não sendo), mas foi quando deu pra ir e as vezes a vida é assim, temos de fazer determinadas coisas, mesmo a rigor não querendo.
Sempre que vou pra lá, quando começo a ficar mais perto da divisa já sintonizo a rádio Mampituba/Nativa (99.5 fm), da cidade de Sombrio, que praticamente tem programação voltada ao público gaudério quase que 24h por dia. Música boa.
Aí me recordo que por aqui, ao menos na nossa região metropolitana e até mesmo na minha serra gaúcha, não temos uma rádio que assim o faça. Vejamos que São Chico, uma das cidades mais gaúchas de todo o estado (ou assim já foi um dia), mesmo no auge das rádios locais não tinha nenhuma com programação exclusiva. Mas em Sombrio tem.
E isso não começou de agora. Recordo-me que há muitos anos atrás (20 ou mais), certa feita fomos veranear na praia de Bom Jesus (Arroio do Sal) e na casa tinha um rádio. Procurando alguma coisa me pare numa estação com música gaúcha e por lá fiquei. Era a Rádio Nativa de Sombrio, hoje com nome principal de Mampituba.
Nesse mesmo tempo, vimos a famosa rádio Liberdade de Porto Alegre ir se esvaindo, perdendo seu dial, até perder sua própria existência (se existe ainda nem mesmo eu sei). Graças a internet, por vezes escuto algumas rádios da fronteira, que ainda não se entregaram.
Em Novo Hamburgo e região ainda há de se louvar que duas rádios (88.7 e Alegria) ainda concedem um espaço para a música gaúcha, sendo uma delas diariamente.
Mas é muito pouco, convenhamos.
A propósito, hoje logo cedo o comunicador Roger Morais anunciou que estava deixando a Rádio 88.7, onde apresentava o programa 'O som do sul'. Espera-se que o programa siga existindo, ao menos.
E assim, a música gaúcha vai minguando cada vez mais. Só não o fez ainda por completo porque ainda existem gaudérios como este que vos escreve que prefere morrer seco a se entregar.
Só que o tempo vai passando pra todo mundo e uma hora as novas gerações esquecem definitivamente o que é nosso.
É pena!
Bom final de semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário