Lamentavelmente, cumpre-nos informar aqui o falecimento de Airton Machado, gaiteiro, cantor e proprietário do grupo Garotos de Ouro.
Airton não resistiu aos ferimentos, após um gravíssimo acidente envolvendo o ônibus do conjunto, na BR 282, em Santa Catarina. Também estava no ônibus sua esposa, mas informações de momento dão conta que somente Airton faleceu.
Natural de Cruz Alta, então Os Garotos de Ouro foi fundado há 45 anos, pelos irmãos Airton, Amilton e Ivonir. Com uma nova proposta musical, bailável e revolucionária, o grupo logo se tornou referência e está na história da música gaúcha como um dos maiores conjuntos musicais de todos os tempos.
Na década de 1990, Amilton deixou o grupo, seguindo com Airton e Ivonir. Depois, por volta do ano de 2006, Ivonir Machado investiu na sua carreira solo, permanecendo com Airton a banda. Por muito tempo somente na administração, Airton passou a voltar aos palcos, vez ou outra, com a retomada da trajetória fandangueira do conjunto. Durante as lives, desde o começo da pandemia, retornou em definitivo.
Após apresentação em São Joaquim, viajava no ônibus juntamente com sua esposa e haveria tido problemas nos freios do veículo. Restante dos músicos e produção estariam viajando em veículos próprios.
Airton Machado tinha 62 anos (completaria 63, na próxima quarta-feira - dia 15/09).
Um grande músico, fomentador da nossa cultura gaúcha.
Meus sentimentos à família, amigos e à cultura gaúcha por esta grande perda.
***
No sábado, também perdemos o grande poeta e compositor JOÃO PANTALEÃO GONÇALVES LEITE, aos 77 anos.
Pantaleão é compositor de grandes sucessos, como "Bugio da Fronteira", "Sonhando na Vaneira", "Gineteando um Temporal". Venceu o 9º Ronco do Bugio, em 1994, em parceria com Pedro Neves, com a musica "Marca do Pago"; sucesso do grupo Candieiro e recentemente regravada pelo grupo Som do Sul.
Sentimentos à família, amigos e à cultura gaúcha por esta também grande perda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário