Como tudo na vida atual, a colheita do pinhão há algum tempo vinha sendo cada vez mais antecipada. De forma ilegal, cumpre referir. Se antes o seu ápice era em meados do mês de maio, depois recuado para abril, surpreende que já não estão anunciando em março.
Mas, diante da nova realidade, a Emater do Rio Grande do Sul, que é a nossa agência de extensão rural, anunciou que a partir de amanhã, 1º de abril, está liberado o comércio de pinhão. Até parece mentira, mas não é:
Como já acontecia nos Estados de Santa Catarina e Paraná, neste ano o RS também permite a colheita e venda do pinhão a partir deste sábado (1º/04), conforme lei estadual (Nº 15.915, de 22/12/22). A Serra Gaúcha é a maior produtora de pinhão no Estado, especialmente as regiões dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias, onde o produto é importante na formação da renda ou mesmo no sustento das unidades de produção familiares que trabalham com o extrativismo da semente.
Conforme levantamento realizado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, assim como ocorreu em anos anteriores, a produção de pinhão na região da Serra em 2023 deverá apresentar variações entre os municípios. As estimativas iniciais apontam para uma safra semelhante à do ano passado ou com uma redução de 10 a 30% na produção. Conforme a engenheira florestal Adelaide Ramos, extensionista da Emater/RS-Ascar, isso se deve às condições climáticas ocorridas no período de desenvolvimento das pinhas, especialmente as estiagens que vêm se repetindo nos últimos anos, aliadas à alternância de produção, que é uma característica da espécie.
Na região da Serra, as variedades mais precoces estão em maturação e debulha, e as mais tardias em desenvolvimento da semente. As pinhas e os pinhões apresentam boa qualidade e sanidade e tamanho mediano.
Toda a colheita é manual e a cadeia produtiva apresenta poucas iniciativas de beneficiamento, industrialização e armazenamento, concentrando-se a comercialização no período que vai de abril a junho.
O preço mínimo pago para o extrativista de pinhão neste ano, conforme a Portaria do Mapa (nº 534, de 19/12/22), é de R$ 4,05/Kg.
Então tá.
***
O baterista Alexandre, o Grillo, com anos de serviços prestados à nossa música e ao Grupo Minuano, anunciou a sua saída do grupo de Campo Mourão/PR; irá tocar projetos pessoais.
Para seu lugar, foi anunciado ontem a chegada de Diego Ferraz, que estava no meio sertanejo.
Sucesso a todos.
***
Têm Campeonato Municipal de laço, na Balança em São Chico.
À noite, tem evento em alusão ao dia do padroeiro (comemorado no domingo), com Sandro Coelho e banda.
***
No CTG Capivarense, em Lindolfo Collor, sábado, tem jantar baile de formatura de curso danças. Animação de Jair & Leandro.
***
Na próxima terça-feira (04/04), na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, tem bailanta com Roger Morais e grupo.
***
E pra quem gosta de bailão bom e de sucesso, nesta segunda (03/04) no feriado remendado de NH, tem a banda Rainha Musical na danceteria U.
***
Tchê Garotos, em breve, com um novo ônibus. Um belo 4 patas.
***
Quer um belo show de humor, leve e para a família?
Sábado, 01/04, tem Paulinho Mixaria no Teatro da Feevale em Novo Hamburgo.
Bom final de semana a todos.