terça-feira, 16 de maio de 2023

Xucrismo sem fronteira

 Certa feita, no CTG Essência da Tradição em Novo Hamburgo, dividi o palco com o Baitaca. Ele fazendo um show e o grupo Fandangueiro, o qual eu integrava à época, tocando o baile na sequência. No universo gaudério dos CTG's, Baitaca gozava de um cartaz e tanto por isso deu um bom público no evento.

O tempo passou e o Canal Santo Fole, durante a pandemia, transformou não só a música "Do Fundo da Grota" num hit cantado quase que pelo Brasil inteiro, como fez do Baitaca uma celebridade. Ele segue envergando sua essência e xucrismo, mas agora com uma apelo comercial que possivelmente o próprio nunca imaginou que um dia teria.

Segue sendo um gaúcho simples, que veio "do fundo da grota", mas agora bem famoso.

Tanto é que, ontem, fez um show na 'U Club' em Novo Hamburgo. Casa de espetáculos que pelo nome já se vê que não é propriamente voltada ao gauchismo ou mesmo à música sulista. Ao menos não com exclusividade (de referir que Rainha Musica já tocou ali mais de uma vez e sempre com lotação máxima).

Soube agora que um público bem satisfatório foi prestigiar o Baitaca. O que pode gerar uma boa alternativa ao segmento na região.

Sinal que os tempos hoje são outros. E que o xucrismo, afinal, não tem mais fronteira.

Parabéns à administração da U Club pela iniciativa e sucesso sempre ao grande Baitaca.

***

Está de volta ao grupo Garotos de Ouro o baterista João Maciel, com rica história no conjunto de Cruz Alta.

Bom retorno e sucesso.

***

Música nova d'Os Tiranos, ao que sei, já está pronta para o lançamento. Na expectativa.


Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: