Fui pego de surpresa com a notícia de que a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula, pode ter de encerrar as suas atividades tendo em vista a situação periclitante de saúde de sua proprietária, dona Luciana.
Fiquei triste com a informação. A Livraria Miragem não vende somente livros, mas conta da história de São Chico e de tão bela que é virou ponto turístico da cidade.
Soube do causo pelo grande artista, poeta e compositor Léo Ribeiro:
"Tive notícias que a Livraria Miragem, de São Francisco de Paula, uma das maiores e mais autênticas do Brasil (sim, figura entre as 10 maiores do País) fechará suas portas encerrando suas atividades ao final deste mês de dezembro.A Miragem, de tão famosa, por vezes transcende o nome da própria cidade. É um ponto turístico deste município serrano.
Com três andares de livros, antiquários, cafeteria, salão de eventos, é um patrimônio cultural que não deveria ter fim. Contudo sua proprietária, Luciana Soares, está com problemas de saúde e, não tendo herdeiros, colocou o prédio a venda.
A prefeitura municipal vai tentar administrar tal situação mas, devido aos altos valores, a negociação está complicada.
Num tempo em que a leitura digital está ganhando terreno do livro físico, o fechamento de uma livraria, realmente, é uma lástima".
Estamos na torcida por um desfecho positivo, para que siga de portas abertas este casarão cultural. Que a Miragem siga como uma realidade!
Do contrário, outra definição, que não é do Léo Ribeiro, não há: é uma lástima.
Empobrecida ainda mais nossa cultura.
***
Amanhã (quarta-feira, 06), o grande João Luiz Corrêa - junto com seu grupo Campeirismo - grava um DVD alusivo aos seus 25 anos de carreira solo.
Será no Centro de Eventos Show do Sul em Viamão.
Sucesso certamente!
Boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário