terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Miragem como realidade

 Fui pego de surpresa com a notícia de que a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula, pode ter de encerrar as suas atividades tendo em vista a situação periclitante de saúde de sua proprietária, dona Luciana.



Fiquei triste com a informação. A Livraria Miragem não vende somente livros, mas conta da história de São Chico e de tão bela que é virou ponto turístico da cidade.

Soube do causo pelo grande artista, poeta e compositor Léo Ribeiro:

"Tive notícias que a Livraria Miragem, de São Francisco de Paula, uma das maiores e mais autênticas do Brasil (sim, figura entre as 10 maiores do País) fechará suas portas encerrando suas atividades ao final deste mês de dezembro.

A Miragem, de tão famosa, por vezes transcende o nome da própria cidade. É um ponto turístico deste município serrano.

Com três andares de livros, antiquários, cafeteria, salão de eventos, é um patrimônio cultural que não deveria ter fim. Contudo sua proprietária, Luciana Soares, está com problemas de saúde e, não tendo herdeiros, colocou o prédio a venda.

A prefeitura municipal vai tentar administrar tal situação mas, devido aos altos valores, a negociação está complicada.

Num tempo em que a leitura digital está ganhando terreno do livro físico, o fechamento de uma livraria, realmente, é uma lástima".


Estamos na torcida por um desfecho positivo, para que siga de portas abertas este casarão cultural. Que a Miragem siga como uma realidade!
Do contrário, outra definição, que não é do Léo Ribeiro, não há: é uma lástima.

Empobrecida ainda mais nossa cultura.

***
Amanhã (quarta-feira, 06), o grande João Luiz Corrêa - junto com seu grupo Campeirismo - grava um DVD alusivo aos seus 25 anos de carreira solo.

Será no Centro de Eventos Show do Sul em Viamão.

Sucesso certamente!


Boa semana a todos.

Nenhum comentário: