O estado do Rio Grande do Sul, dentro da sua nova forma de gerenciamento da pandemia e seus riscos, um esquema de "3 As" que este índio xucro e burro de São Chico pouco ou nada entendeu, retirou a última barreira para a volta dos fandangos e eventos baileiros em geral.
Não se tem nenhum "A" imposto em nenhuma parte do estado e flexibilizações, inclusive para realização de festas, já foram autorizadas.
Tá na hora dos CTG's, principalmente o MTG, além de donos de casas de bailes e afins se unirem e postularem o retorno das atividades, até para salvar músicos e grupos que estão à míngua.
À míngua!
***
Eis a primeira imagem oficial da nova formação do grupo Os Mateadores, da bela cidade de Santiago, a terra dos poetas:
Beto Frizo - voz solo (diretor);
Clóvis Dias "Molinha" - guitarra, voz solo e vocal;
Jader Airton - bateria;
Renato Silva "Renatão" - contrabaixo, voz solo e vocal;
Guilherme Botta - voz solo e vocal;
Marlon Bosco - gaita, voz solo e vocal;
Gabriel Gonçalves Pereira - gaita, voz solo e vocal.
***
Momento bonito da live foi o começo com a despedida oficial de Jeferson Costa, o Pitty, que abriu tocando gaita e na sequência agradeceu pelos 12 anos de história no grupo.
***
Marlon Bosco já havia acompanhado Os Mateadores após a saída do gaiteiro de Novo Hamburgo, Paulo de Souza. Já Guilherme e Gabriel tocavam no grupo Mate Novo, de Santa Maria; Renatão tocou com Romário Gaúcho & Os Bombachudos.
***
Emocionante o vídeo do cantor (aposentado) Ivan Vargas deixando o hospital em Erechim, após internação por covid. Um vencedor! Está nas páginas de Os Monarcas e do Repórter Farroupiha.
***
No próximo domingo (25/07), a partir das 11h, nos seus canais oficiais, tem live com João Luiz Corrêa e grupo Campeirismo.
***
O baterista Moisés Magni, que por anos emprestou seu talento ao grupo Os 4 Gaudérios, agora integra o elenco do grupo Turbinados da Vaneira, de Mafra/SC
***
Tem mais mudanças nos grupos gaúchos e com as confirmações vamos trazendo notícias por aqui.
E não se surpreendam, também e infelizmente, se algumas bandeiras tradicionais do fandango simplesmente não mais retomarem suas atividades com as voltas dos bailes. Lamentavelmente, alguns grupos já não mais existem e talvez não consigam se recompor para voltar à estrada.
Voltam os fandangos?
Pois é.
Bom final de semana a todos.
***
PS.: Faleceu ADÃO MANOEL DOS REIS, o ADÃO PRETO. Criador da "Cavalgada da Primavera", Adão Preto era aquerenciado em Campo Bom, mas ilustre filho de São Francisco de Paula. Era considerado o último dos tropeiros, valoroso ofício que muito contribuiu para com o Rio Grande. Tinha 94 anos.
Residiu por um momento na fazenda dos meus falecidos avós. Certa feita, chegando na sua casa em São Chico, o Vô Netto quando avistou que o Adão Preto estava ali para fazer uma visita, largou o carro de qualquer jeito e foi abraçar o Adão. Um gesto e um momento que nunca apaguei da minha memória.
Pois ADÃO PRETO tinha relevantes serviços prestados ao nosso tradicionalismo. Uma inestimável perda. Minha solidariedade aos familiares e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário