sábado, 5 de outubro de 2024

O poder do cidadão

 É chegada a hora de mais uma vez exercermos nosso poder de cidadão neste país. Neste pleito elegemos Prefeitos(as) e Vereadores (as). Desde a redemocratização, já tivemos alguns processos eleitorais municipais), e eu pergunto para você cada eleitor, cada eleitora, também leitores deste blog: o que mudou de lá para cá? Seus eleitos fizeram alguma coisa por você? Enfim, entrar neste tipo de discussão não trará resultado prático algum certamente.


O que nos resta é olhar daqui para frente. O passado já foi feito, o presente está sendo construído (aqui não entramos no mérito se bem ou mal) e o futuro, bom, neste caso específico, só depende de nós mesmos. Somos nós que decidimos e mais ninguém. Tomados por uma serenidade infinda na hora de depositar o voto na urna eletrônica e exerceremos nosso poder de cidadãos no processo eleitoral mais democrático do mundo. Agora, é torcer para que o nosso próprio povo tome consciência da importância que isso tudo representa para o desenvolvimento da nossa sociedade.


E para tanto, o que devo fazer neste momento é pedir a cada um de vocês caros leitores e leitoras, que aproveitem este tempo que resta até as 8hs de domingo próximo para refletir na escolha dos seus candidatos. Não se iludam com propostas mirabolantes, e procure escolher vereadores (as) que vão realmente fazer alguma coisa por nós. Lembrem-se, representar o povo não é profissão. Desconfiem daqueles que já estão lá a dois, três mandatos (ou até mais) e vem para o rádio, televisão e palanque eleitoral pregar renovação. Enfim, é chegada a hora de exercermos nosso poder de cidadão. Esse é um dos únicos momentos que nós temos para exercer nossa superioridade. Uma escolha equivocada pode fazer com que fiquemos mais quatro anos esperando por coisas, que convenhamos, dificilmente vão vir.


Lembrem-se amigos e amigos, que a realidade é sempre tão mais cruel do que realmente imaginamos.


Bom voto a todos.

Nenhum comentário: