terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professores

 Sou filho de professora; neto e bisneto também. Nunca duvidei que a educação deveria ser a prioridade neste país e, ainda que a Constituição Federal determine que um quarto do orçamento tenha este destino, não estamos melhorando a qualidade do nosso ensino, apesar do esforço e do talento dos professores.

Sem os professores, afinal, tu seria ainda pior.

Encontrei dias atrás um texto aqui que publiquei em 2010. Não lembrava dele, afinal já são quase 1500 por aqui. Mas é sintomático. Não sei a origem, infelizmente, pois na oportunidade não fiz a necessária referência, mas se descobrir corrijo este e o mais antigo prontamente.

Apenas atualizei as datas (mesmo porque nada mudou para melhor):


"A EVOLUSSÃO DA EDUCASSÃO (DOEU)"


Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei a balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1.. Ensino de matemática em 1950:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2020 vai ser assim: Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é, especial ou de qualquer outra minoria  não precisa responder)
(  )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...???"
Em 2019 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...???"

***

Tudo só não está pior pois os professores seguem mesmo hoje em dia brigando só com o cabo da adaga, lutando contra o empobrecimento e a banalização da educação.

Professores são e sempre serão heróis sem capa.

Parabéns a todos pelo seu dia.

Nenhum comentário: