segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um sonho impossível...

Como todo brasileiro, tenho o sonho de adquirir a minha casa própria. Muitos, com base no incentivo do governo federal, tem alcançado esse objetivo, ainda que as paredes de seu lares tenham sido construídas em cima de mais de 20 (vinte) anos de prestações. Mas, são prestações da casa própria e isso é o que importa. Como todos devem ter percebido, sou bastante crítico quanto as ações do poder público que, a meu ver, é onipresente e pouco eficiente. Agora, o que é bom deve ser elogiado. O tal de "Minha Casa Minha Vida", com todos os problemas, é o programa de habitação mais bem sucedido da história desse país; pelo menos que eu tenha conhecimento.

Ao mesmo tempo que a atuação do governo deve ser elogiada, ao mesmo tempo, deve ser criticada. Ao lançar o programa, não previu certas circunstâncias que poderiam acarretar, num futuro próximo, condições embaraçosas a ponto de afetar, inclusive, a solidez da economia do país. Ora vejamos.

Primeiro, que a fórmula de concessão é bastante singela. Fora concedido crédito para bastante gente que, como garantia do pagamento, deu o próprio imóvel adquirido através do programa. Preocupou-se pouco com as reais condições das pessoas darem a contrapartida para realização de seus sonhos o que pode acarretar, dali a pouco, muita inadimplência e reais condições de despejo, depois de um enorme passivo judicial.

Segundo, que o "Minha Casa, Minha Vida" causou a maior especulação imobiliária da história desse país. Vi com os meus próprio olhos terrenos em área de barranco serem vendidos por R$ 55.000,00. Uma hipocrisia! O metro quadrado construído de uma casa de acabamento médio está custando, em média, R$ 1.000,00. Há visível falta de mão de obra na construção civil. Já houve falta de cimento e areia no comércio. Logo, para variar, o governo se preocupou bem mais com o resultado político em detrimento do consciente. 

Por fim, ouso dizer que, por uma questão racional, terei de aguardar um pouco mais para realizar meu sonho, já que sou pão duro o suficiente para não pagar R$ 150.000,00 por um imóvel que, convenhamos, em outro tempo valeria, no máximo, R$ 100.000,00. Muitos devem me achar maluco, prepotente ou pessimista.

Prefiro achar que sou reticente a fazer qualquer investimento quando, embora aquecida, temos uma economia tão instável. Tenho mais motivos para achar que a coisa vai degringolar ali na frente, do que melhorar. É, sou bem pessimista mesmo. Tão pessimista que consigo tornar o sonho de todos, ao menos para mim, impossível. Coisas da vida!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: