segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Rodeio e xixão

Não é de hoje que eu falo por aqui que baile de Rodeio virou terra de ninguém. Que tem banda que só coloca pilcha para fazer de conta e o repertório é na base do xixão.

Também não é de hoje que falo por aqui daquela entrevista do mestre Gildinho, d'Os Monarcas, sobre o finado Tchê Music de que "o sol é para todos".

E é mesmo. 

A critica eu direciono aos organizadores dos Rodeios (nem todos, obviamente) que preferem vender a tradição pela suposta "facilidade" de vender o baile para o "público jovem". Mas, sempre pode piorar um pouco. No rodeio de São Chico, evento tradicional da serra gaúcha, não só é xixão (mais uma vez) como agora tem banda junto (sim, populares bandinhas de bailão). Durmam com essa, caso possível seja.

Meu conterrâneo, patrício, compositor, desenhista, cartunista, enfim, multi artista Léo Ribeiro, não deixou por menos. Do BLOG DO LÉO RIBEIRO:

"TIREI MEU TIME... (01/11/2019)

Os leitores que acompanham nossas postagens devem ter estranhado o título da matéria de ontem, PARA NÃO DIZER BOBAGEM vou silenciar na poesia.

É aquele velho ditado o silêncio é a melhor resposta.

Digo isto após ver a programação do Rodeio Interestadual de São Francisco de Paula, minha terra, e os grupos musicais que animarão os bailes promovidos pelo nosso tradicional CTG Rodeio Serrano, entidade onde dei os primeiros passos rumo a vivência e a preservação dos costumes rio-grandenses.

Por certo os promotores (o próprio CTG) alegarão que estas "bandas" (Furacão, Primeira Dama, Bochincho e Cavaleiros da Vaneira) trazem os jovens para dentro da sociedade e movimentam o caixa já combalido. Pode ser, mas faltou o bom senso de, ao menos, mesclar os grupos musicais.

Na minha opinião estão atirando a toalha e reconhecendo que a tradição perdeu o embate para o modismo.

Imagino o quanto é cansativo participar de uma patronagem ante as dificuldades encontradas e calculo, mais ainda, enfrentar as críticas como esta (criticar é fácil) pois só vemos os defeitos e não o que tem de bom a ser elogiado, mas quem está na chuva, mesmo que voluntariamente, há que se molhar.

Nisto tudo, uma coisa é certa e outra provável:
a) Vai sobrar mulher de bombacha e peão de chapéu na cabeça maxixando pela sala.
b) Os Irmãos Bertussi devem estar se virando na cova".


***

A galope se vão caindo os butiás do bolso.

Digo aqui o que comentei lá: Nunca precisei tocar xixão para manter uma sala cheia em baile de rodeio.

Mais, não digo.

Nenhum comentário: