terça-feira, 3 de agosto de 2021

Quarto de século

 Veja-se que a memória já me trai por muitas vezes, de uns tempos para cá quando, em verdade, ainda que sequer devesse; mesmo assim, nada me fez esquecer até hoje daquele dia 03 de agosto de 1996, dia em que deixei de forma derradeira São Francisco de Paula rumando a Novo Hamburgo, que me abrigou naquele momento e por alguns anos que se seguiram.

É... já são 25 anos longe da minha São Chico...

Neste período, minha relação com Novo Hamburgo foi de altos e baixos; brigas e reconciliações, idas e vindas, despedidas e recomeços. Morei também em Ivoti, e voltei; em Porto Alegre e voltei; em Sapiranga e ..., bom, essa é uma história ainda a ser escrita.

O certo é que contrário do filho pródigo que vai mas retorna à sua casa, ainda não chegou a minha vez de voltar a São Chico. Até houve um ensaio, há quase 15 anos, porém no fim prevaleceu o sentimento de que o momento certo não havia realmente chegado. Não sou o melhor dos filhos, aliás. Embora não possa ser tratado com um turista da minha própria cidade é verdade que o ritmo das minhas visitas deixam, sim, muito a desejar.

É preciso dar tempo ao tempo, contudo. Do destino pouco se conhece, mesmo quando buscamos dar a ele nossos próprio contornos.

Há um quarto de século deixei São Francisco de Paula. Sofri bastante no começo, aprendi que a vida continuava, adaptei-me e tratei de seguir em frente, aos trancos e barrancos eu segui em frente, mas com São Chico sempre no meu coração.

Um dia voltarei, em definitivo, sem dúvida para meus campos de cima da serra. Aí não precisarei mais lembrar do que representa este 3 de agosto, ano após ano. 

Mas ainda não chegou a hora. Ainda não chegou a hora.

***

No dia que relembro a saudade, recebi um convite especial para testemunhar um casamento que, admito, temi que nunca restasse efetivamente oficializado. Sem dúvida, o convite reconfortou bastante o meu coração no dia de hoje.

Este assunto, retrato mais numa oportunidade pertinente.

***

Boa semana a todos.  

Nenhum comentário: