sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Lucena e a Tropa

 O grande gaiteiro, cantor, compositor e (pra sorte minha) amigo Rodrigo Lucena é um dos tantos ilustres filhos de São Francisco de Paula, berço abençoado de grandes músicos a serviço da música e da cultura gaúcha. Além do mais é professor de acordeon e pelas suas aulas passaram nomes que já despontam e ainda despontarão em prol desse sagrado instrumento que detém particular relação com este Estado.

Escreveu um legado fandangueiro, sendo integrante de grupos com história, como Os Mirins, Os Tiranos, Surungaço, Origens e Tchê Moçada, dentre outros.

Na primeira prateleira dos artistas consagrados do nosso gauchismo, Lucena é autor de clássicos tal qual "Cá No Fim do Mundo", já regravada por tantos e tantos grupos, e na sua voz temos alguns sucessos que marcaram e marcam época. Como não falar, por exemplo, de "Zaino dos Cinco Salsos" com Os Mirins, além de ser voz original de "Cantando o Rio Grande" e o mega sucesso "Gaúchos do Litoral", estes com Os Tiranos.

Antes de se dedicar somente às aulas de gaita, o professor Rodrigo Lucena foi integrante do grupo Tchê Moçada, um timaço de músicos da região que despertava a admiração de todos nós que militávamos na arte fandangueira naquele momento.

Pois, da mente privilegiada do Márcio Rosa, gaiteiro e dono dos grupos Tchê Moçada, Tertúlia Gaúcha e outros, surgiu a ideia do projeto "Tropa Véia", que visa juntar antigos integrantes destes grupos, para uma reunião fandangueira, com muita música e história em cima do palco mais uma vez.

E chegou o momento de vermos e ouvirmos Rodrigo Lucena com esta turma boa, para também poder dançar e matar a saudade de um repertório que é a pura essência da música fandangueira que este Rio Grande já produziu:


Eu não tenho dúvidas de que todos os caminhos nos levam à Sapiranga. E que este será um daqueles momentos memoráveis que somente a música pode proporcionar.

Sucesso sempre Rodrigo Lucena e tomara que esta história de "matar a saudade do palco" aconteça mais vezes.


Abraço ao Lucena, ao Márcio e aos amigos do sempre marcante Tchê Moçada.

Um bom baile a todos e um belo final de semana. 

Nenhum comentário: