segunda-feira, 22 de abril de 2024

Descobrir novamente

Hoje, dia 22 de abril, completa-se 524 anos do "descobrimento" do Brasil. Como as controvérsias acerca do verdadeiro "descobridor" e da verdadeira data da "descoberta" já não mais permeiam o debate dos historiadores, ficamos com esta data mesmo. É de se comemorar? Não sei. 

Curto e grosso, muitas vezes nesta em evolução passagem de minha vida fiquei com a impressão de que ainda sequer descobrimos este país de verdade. Aliás, a cada dia que passa descobrimos mais podridão, o que por um lado causa repulsa e por outro o sentimento de que este país realmente fora de série, pois mesmo sendo sugado do jeito que está segue firme, como palanque em banhado. Ou será que não?

Não é de hoje que o próprio governo atual nos dá demonstrações que a situação econômica do país está fora de controle. Gastos excessivos com a máquina pública (é o cabidão...) e com programas sociais de eficácia duvidosa podem nos levar a ruína. Afora o infortúnio à Petrobrás... Juros altos e a Classe média cada vez mais arrochada. Na história da vez, carros medianos custando o valor de veículos premium.

Pois os sinais de que a coisa não anda boa figura nos jornais de grande circulação. A frota de veículos está ficando cada vez mais envelhecida. A classe média paga o pato e os pobres ainda não estão vendo a vida efetivamente melhorar. 

O governo atual que tanto criticou o anterior na questão covid, agora é tão ou mais negligente no que concerne à dengue, neste que é o pior ano desta epidemia na história até aqui.

Acredito que precisamos descobrir o Brasil novamente.

Alguém se habilita a ser desbravador para descobrir um novo país? Por que é isso que estamos precisando: uma nova descoberta...


Boa semana e um abraço a todos.

Nenhum comentário: