terça-feira, 25 de junho de 2024

Buraqueira que perdura

 Entra ano e sai ano e o assunto das ruas e estradas cheias de buracos ou mesmo esfarelando nunca sai de moda, impressionante.

Nalgumas cidades, a buraqueira das ruas e avenidas já não parece mais só falta de fluxo de caixa para realizar os consertos, mas sim, abandono por parte dos governantes.

E, sim, estou dando um desconto para todos os perrengues das enchentes; mas, ainda assim, isso não é desculpa para os problemas que já existiam.

***

Em Novo Hamburgo, e uso ela como exemplo pois corto a cidade quase que diariamente, o asfalto das ruas vêm se deteriorando faz tempo. A situação só não é pior pois muito do pavimento ainda é da época em que a própria prefeitura tinha uma usina asfáltica. Ou seja, a coisa só não está mais osca por causa do asfalto do tempo que era fabricado e executado pela própria municipalidade era de muito boa qualidade.

Só que os anos passam e nada resiste eternamente ao tempo, sol e chuva.

Inobstante a baixa qualidade das novas vias desde que o serviço passou a ser terceirizado, agora ainda está demorando para acontecer.

Por exemplo: rua Demétrio Ribeiro nas imediações da Universidade Feevale (acesso) pelo bairro), a rótula da Sociedade Palestrina nas mesmas imediações, ruas dos bairros São José e São Jorge que foram esquecidas. 

E por aí vai.

Aliás, a maioria das ruas e avenidas vicinais de Novo Hamburgo estão largadas a própria sorte. Sorte (ou não) dos motoristas, obviamente.

***

Mas isso não é exclusividade de Novo Hamburgo. Nas avenidas Feitoria e Unisinos em São Leopoldo, a coisa não está muito melhor. Para piorar, em ambas tem equipamentos de controle de velocidade.

Como se fosse possível andar correndo por elas. Quem faz isso sequer chega com o seu veículo andando ao destino.

***

O caso da ERS 239, com pedágio, eu já abordei aqui inúmeras vezes nos últimos tempos. Tem lugares já refeitos pelo menos 4x e, de apostar, que ganharão buracos novos agora no período das chuvas.

Hoje mais cedo ainda vi tamparem buracos com asfalto em saco, aplainado com uma pá ou enxada. Se chover amanhã e está prometendo, aposto que todo o serviço de hoje terá sido em vão.

E é dinheiro que se vai pro mato.

***

Os buracos já estão caminhando para se tornarem um risco à vida de motoristas e mesmos pedestres.

E olha que sequer falei da RS020 entre Taquara e São Chico. Ou ainda do desnível absurdo nesta mesma estrada na altura da localidade do "José Velho".


Deus ajude quem precisa transitar nas nossas ruas e estradas.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: