Único ritmo musical genuíno do Rio Grande do Sul, o Bugio será declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A decisão vai ser formalizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) no dia 12 de agosto, em cerimônia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
O reconhecimento do órgão ligado à secretaria de Cultura do Estado foi resultado de um processo articulado por dois municípios onde o Bugio é referência cultural: São Francisco de Assis e São Francisco de Paula.
A participação de ambas as cidades, ademais, encerra uma velha discussão de quem seria a paternidade do ritmo, o que gerou inclusive música no Ronco do Bugio: "Briga de Bugio", de Talo Pereira, brilhantemente interpretada, à época, pelo saudoso Rui Biriva e por João de Almeida Neto.
É de Paula? É de Assis?
Não.
O Bugio é do Rio Grande!
E viva o Bugio, patrimônio cultural!
***
Falando em bugio, encerram-se hoje às inscrições para o 32º Ronco do Bugio em São Chico de Paula.
***
Embora ainda sem anúncio oficial, notícia surgida nas últimas horas dá conta de que o cantor Gustavo Netto será o novo vocalista do grupo Os 4 Gaudérios.
Surpreende, pois Gustavo Netto recentemente havia deixado o Grupo Matizes para compor elenco do grupo Portal Gaúcho.
A ver...
Desde já, sucesso a todos!
***
Hoje (25) tem Moisés Oliveira & Vozes do Campo na São Leopoldo Fest.
Amanhã, estará em Porto Alegre.
***
E trem domingueira (27) no CTG Mata Nativa em Canoas com o grupo Os Mateadores.
***
E pra quem gosta de bailão, hoje tem Rainha Musical no Star Club em Sapiranga. Domingo, a banda do "Guardanapo" estará em Taquara.
***
Novidades de agenda, voltamos.
Abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário