sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Porteira do Rio Grande

Creio que até já tenha passado da hora de eu fazer um texto destinado aquilo que me propus quando criei este espaço, o Blog do Campeiro. Já se passaram quase os primeiros trinta dias deste corrente ano de 2010 e até agora nada de falar de tradição gaúcha ou de música campeira. Falha lastimável, esta. Ainda que eu esteja amparado na realidade cultural desta época do ano, quando as pessoas deixam seus lares em busca dos bons ventos, sol e do mar litorâneo e, portanto, acabam por deixar de lado também os CTG's, pra uma pessoa que se diz capaz de difundir o que brota neste nosso solo sagrado esta inércia é motivo sério e amplo de vergonha. Para um garimpador de notícias no meio musical, o mínimo que eu deveria fazer era me esgueirar afim de conseguir mantê-los muito bem informados. Confesso que tenho em minhas mãos notícias quentes referente a música de nossa região, três pelo menos, porém, como ambas não estão confirmadas abstenho-me de traze-las a este espaço pelo menos por enquanto. Ainda que trazer informações quentes ao conhecimento de todos seja algo que primo, tenho compromisso com a verdade e não serei leviano trazer informações que não foram checadas com as pessoas envolvidas ou muito próximas disso. Ainda mais quando trata-se de amigos. No mais, de nada adianta trazer uma notícia quente ao conhecimento de todos vocês se a mesma não é verídica.

Dá-se início hoje, dia 29, a vigésima oitava edição do Rodeio Internacional de Vacaria, a saber, nos campos de cima da serra deste nosso estado. Cidade limite, que faz divisa com Lages já em Santa Catarina. O rodeio de Vacaria é hoje o principal do gênero aqui no Rio Grande, e não seria aumentativo de minha parte dizer que é também o maior do Brasil. Digo isso porque a Festa do peão de Barretos, em São Paulo, têm uma concepção diferenciada mais semelhante a um rodeio country norte-americano. Assim sendo, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do Brasil, sem dúvida. O evento ocorre sempre de dois em dois anos, em anos pares, com começo no final do mês de janeiro estendendo-se a primeira semana do mês de fevereiro. Na programação musical deste ano, o começo é amanhã e em grande estilo. Na sede do CTG Porteira do Rio Grande um baile de gala com Porca Véia e Grupo musical Cordeona e no lonão junto ao parque de rodeio que fica à beira da BR 116 sentido Lages, baile com Os Tiranos. Os Tiranos é daqueles grupos que por onde passa deixa fãs espalhados pois trás no seu repertório a verdadeira autênticidade da nossa música regional, deixando bem claro sempre a sua origem serrana da querida São Chico. Enfim, dois baita bailes que dispensam maiores comentários. Depois, seguem bailes e shows com diversos artistas dentre os quais: Grupo Rodeio, Sinuelo Pampeando, Os Serranos, Os Monarcas, Os Mateadores, João Chagas Leite, Elton Saldanha, Luiz Marenco Cesar & Rogério e outros. Paralelo ao Rodeio, entre os dias 1º e 3 de fevereiro, ocorre a sétima edição do festival Cante uma Canção em Vacaria, festival este, que já premiou grandes artistas tais como: José Cláudio Machado e Os Serranos. Nesta edição, João Chagas Leite é um dos que concorre, para se ter uma idéia do alto nível do festival. São Chico não ficou de fora deste, sendo representado por Volnei Gomes (ex-Os Tiranos) numa parceria com Léo Ribeiro e Éder Oliveira, o Nativo (Grupo Criado em Galpão) que juntos são os responsáveis pelo chamamé Razões do Verso Campeiro. Certamente estou na torcida pelos patrícios que farão bonito por São Chico.

Enfim, dá-se início a mais uma temporada musiqueira e fandangueira na nossa região. Com fevereiro, voltam-se os tauras as suas origens e aos galpões de CTG. Começa mais um ano e com ele se renova a esperança de ver a nossa música triunfar abrindo espaço para os que chegam e garantindo a forra dos que aí estão. Amanhã o Grupo Fandangueiro entra em estúdio para fazer um ensaio daqueles pra “tirar a teia de aranha” preparando-se para a volta aos palco que deve ocorrer nos próximos dias. O ano de 2010 trará algumas novidades para os que gostam do grupo Fandangueiro. Novidades que ao meu ver colocarão o grupo num caminho bem interesante. Portanto meus amigos baileiros e apreciadores da boa música preparem-se. Dá-se início agora a mais uma maratona anual de fandangos e novos lançamentos de discos que primam sempre trazer a sensibilidade da boa máusica campeira deste nosso estado. E boa música neste nosso estado é fácil de se achar. A raíz de tudo está sempre em uma escolha certa.

_

Forte abraço e um bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: