sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Apanhado da sétima arte

Eu creio estar habilitado, pelo menos em parte, em fazer críticas de cinema, ainda que, tenha assistido mais filmes em casa do que no cimema propriamente dito. Ao longo do ano que passou, foram incontáveis as horas que passei diante do televisor e do DVD assistindo a mais variada gama de produções cinematográficas norte-americas (ou estadounidistas como ouvi estes dias) e uma ou outra produção nacional. Antes que alguém pergunte se há preconceito de minha parte quanto as produções tupiniquins, adianto-me e digo que tratarei do assunto em seguida neste texto. O fato é que assisti a filmes dos mais variados gêneros, passando por suspense (o meu preferido), ação, drama, e, em menor proporção, comédia e terror. Como todo formador de opinião, tenho idéias próprias quanto algumas produções em referência a qualidade ou não das mesmas o que, na prática, não precisa necessáriamente representar aquilo que cada um de vocês possa achar sobre a mesma produção. Farei a partir de agora um apanhado geral daquilo que gostei e não gostei e espero poder deixá-los pelo menos curiosos ou, matreiros quanto a este ou aquele filme. De qualquer forma, falar de cinema é estar em meio a arte, e isso pra mim é o que importa.

A tempo atrás fiz um parágrafo dedicado ao filme Gran Torino, dirigido e estrelado por Clint Eastwood (que já anunciou que foi a última produção que ele participou como ator para lamento dos admiradores do cinema mundial), drama que ao meu ver foi a melhor produção do ano de 2009 sem dúvida nenhuma. Destaco também, neste gênero, o filme Sete Vidas estrelado por Will Smith. Na ação, destaco os Reis da Rua (com Keanu Reves), Força Policial (com Colin Farrell e Edward Norton), As Duas Faces da Lei (com Robert De Niro e Al Pacino), Wolverine Origens (com Hugh Jackmann) e Inimigos Públicos (com Jonny “Jack Sparrow” Deep). Não costumo destacar comédia pois pra mim são todas iguais, porém, desta vez vou destacar a volta por cima de Jimm Carrey (o melhor do gênero) em Sim, Senhor! Após destacar drama, ação e até comédia, resta-me falar do gênero que pra mim é o melhor de todos: suspense. Confesso a todos vocês que neste ponto a decepção me toma conta. Foram muito poucas as produções do gênero e destas as que se destacaram mesmo foram Anjos e Demônios (com Tom Hanks), muito mais pelo sucesso do livro de Dan Brown, do que pelo roteiro mastigado do filme, Duplicidade (com Clive Owen e Julia Roberts), Cavaleiros do Apocalipse (com Dennis Quaid) e um filme que ainda não assisti, mas que é destaque da crítica: Intrigas de Estado (com Rushel Crowe e Ben Affleck). Enfim, isto foi o cinema 2009 resumido por este que vos escreve.

Mas antes de eu terminar este texto, trato de falar então do cinema nacional conforme escrito no primeiro parágrafo deste texto. Se eu disser que sou um admirador dos filmes brasileiros estaria faltando com a verdade certamente, porém, de uns tempos pra cá tenho sido menos cético quanto a estes. Ao meu ver, o nosso cinema peca na insistência de alguns diretores em dar papeis a atores rotulados por novelas. A linguagem da TV é muito fraca e isso acaba interferindo nestas produções. Com todo respeito, mas, cinema e televisão não se misturam. E, enquanto isso não for visto pelos diretores, nosso cinema não vai a lugar algum. Destaco nestes últimos tempos Cidade de Deus e Tropa de Elite, que na modesta opinião deste ainda é o melhor que temos. Neste ano que passou assisti três filmes nacionais: uma comédia fraquinha, Meu Nome Não é Jonny (com Selton Mello), que é um bom filme, e, Os Normais 2 (Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães) no cinema, por sinal. Destaque da crítica em 2009, mas que ainda não assisti é Mulher Invisível (Luana Piovani e Selton Mello), Enfim, meus caros, eis aí alguns destaques que ao meu ver fizeram o cinema mundial em 2009. Paralelo a isso, a sim as grandes decepções do ano passado, contudo, estas merecem uma postagem específica. Fica pra próxima. Agora é aguardar as grandes promessas de 2010 para que daqui um ano eu possa novamente fazer uma apanhado crítico da sétima arte mundial.


Forte abraço e um bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: