segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O velho xis e a moda burguer

Eu me criei comendo xis, o nosso tradicional lanche gaudério. Ainda sou um assíduo frequentador do Xis da Dona Laura, em São Chico, onde sempre como o que para mim é o melhor Xis Galinha que existe. Eu sou do tempo em que o Xis da Dona Laura era num trailer. A maioria era assim quando surgiu. Hoje está bonitão, refinado, mas mantém a essência do lanche, felizmente. Lembro, também, com certa nostalgia do cachorro quente do Xis do Vandi, embora há muito não o coma. Nem sei se ainda tem o mesmo gosto.

Também sou um amante do xis à moda antiga. Aquele em que tudo era posto dentro pão e depois ia para a prensa, deixando o pão crocante e macio ao mesmo tempo. Hoje em dia, o xis ficou meio gourmet e a moda é prensar o pão só com a salada e colocar a carne, o ovo etc. depois. Sei lá, fica o pão mole, com aspecto de requentado. Muitos já deixei de comer em razão disso.

Em Novo Hamburgo eu era fã do Xis do Vavá, na Domingos de Almeida atrás da antiga prefeitura. Um trailer à beira da calçada. Nunca mais vi o Vavá, mas o seu Xis é inesquecível e a moda antiga. Muitos ponto tradicionais hoje em dia ficaram mais refinados e o xis já deixou de ser um lanche popular, vide o preço. Em NH tem uns tradicionais aí que tudo é opcional. Um simples xis coração bate na casa dos R$ 20. Pode isso, Arnaldo?

Mas, ainda assim, o xis já teve seus dias de melhor glória. Agora o que impera é a moda do hambúrguer. Pois em Novo Hamburgo há uns 3 anos veio o primeiro, dando um toque artesanal a ideia das grandes redes de fast food. Hoje, já nem sei mais quantos existem. Mas são muitos. Agora mesmo vi uma matéria em algum site sobre o melhor de Novo Hamburgo que, pasmem, sequer sabia que existia.

O mais incrível é que só comi uma vez nessas hamburguerias, por coincidência, na primeira de todas, Não me encantou. Confesso que não sou muito fã desse tipo de lanche. Lanches do gênero, como diz o meu amigo Felipe Gabbi, "tem que ter gordura". O hambúrguer, convenhamos, não tem esse espírito.

Mas não serei preconceituoso. Também confesso que fiquei curioso com esse melhor de Novo Hamburgo, que fez a pessoa se abalar de Porto Alegre para experimentar. Visto de fora (pelas fotos), não parece ter um apelo visual ao ambiente que, muitas vezes, esconde o foco no principal: o produto, ora bolas. Tem muito xis famoso de Novo Hamburgo que depois que ficou todo pomposo se destaca muito mais pelo ambiente do que pelo xis propriamente dito.

Ainda prefiro encaram uma espelunca a comer comida ruim só porque onde vendem é bonitinho. Se a cerveja é bem gelada, então, não faz diferença sequer o copo.

Eu ainda sou do tempo em que o que valia era o sabor da comida, por um preço justo. Se for o bom e velho xis, sem cebola caramelada e queijo cheedar e frescuras do gênero, eu sou sempre parceiro para encarar. Não importa onde seja, pode me convidar que eu vou.

É hora do almoço e fiquei salivando pelo xis galinha da Dona Laura.
Eh Rio Grande Véio.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: