sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Estórias - parte 2

Seguimo-nos pela estória do Tio Laudelino. Pelo que pude perceber pelo número de acessos, tem bastante gente curiosa por aqui. Publicado originalmente em 25/01/2013:


"Defumando Ausências

Um croquete! Assim Tio Laudelino tava se sentindo depois de 3 ou 4 dias de praia, sol, mar, areia e, é claro, nordestão! Para o Tio, a cada dose de protetor solar que a Tia Maria lhe obrigava a passar no avantajado lombo, ficava mais parecido com um croquete, já que o nordestão trazia no a areia e esta facilmente grudava naquela meleca do protetor – credo! Entre um caipirinha e outra ( e eram muitas ao longo do dia), Bentinho dava umas incertas no Tio que, malandro, desconversava e logo reclamava do trago, quer da cachaça que não era de Santo Antônio “_São uns lacaios esta gente, Santo Antonio aqui do lado e trazem estas porcarias lá dos cafundós”; do limão “_Credo! O terrinha de limão amarguento tchê! Nem urtiga arde tanto na boca da gente.”; e até mesmo do gelo, quando não tinha mais nada para reclamar. 
Enquanto isso, Verinha batia perna pelas feirinhas e levava a mãe junto, a uma para ganhar o apóio da “véia” e a duas que, gastando tudo em salão de beleza, certamente não tinha um pila para comprar sequer um chapeuzinho de palha, para ficar a beira da praia.
Mais de uma vez, durante a estada à beira do mar, Tio Laudelino me perguntava o que eu tava achando do passeio e aproveitava para se queixar da saudade da lida: “_ Será que o 'Torresmo' tá cuidando direito das vacas? Apartou os terneiros que deixei na invernadinha? E o queijo? Aquele guri é capaz de ir na vila com os queijos e gastar todo o dinheiro em trago e no chinaredo” Aí já às gargalhadas. E completava: “fosse eu na idade dele faria isso”. E continuava rindo às gaitas. No fim das contas o Tio Laudelino até que estava se divertindo. Ahh, antes que eu esqueça, o 'Torresmo' hoje em dia é o administrador lá da fazenda. Na verdade ele é quase um filho para os tios, tanto que mora na casa grande num quarto só pra ele.
O 'Torresmo', na verdade, é filho do falecido Joãozinho e da também falecida Ana Laura. Ambos trabalharam para o Tio Laudelino e Tia Maria por muito tempo; criaram todos os guris mas queriam ter um filho deles. Depois de muita briga Ana Laura conseguiu, mas na sua idade a gravidez era de risco. Quando o 'Torresmo” nasceu a mãe não resistiu ao parto, tanto que Tia Maria virou sua mãe. O pai, Joãozinho, teve um infarto fulminante quando o guri tinha seis anos. Desde então, Tio Laudelino o cria como um filho e um tem orgulho do outro. O 'Torresmo', acreditem, é médico veterinário graças ao investimento do Tio. No dia da formatura eu juro que vi uma lágrima correndo no rosto do velho Laudelino (na formatura do Antonio Carlos ele só foi obrigado pela Tia; Bentinho nunca terminou a faculdade de administração e a Verinha logicamente nunca quis estudar. Para terminar o ginásio foi uma briga!)
O Ricardo (ou Torresmo) é o orgulho dos tios e também faz por merecer. Ano passado o Tio Laudelino comprou uma camionete novinha e deu de presente para ele. O Bento, principalmente, subia pelas paredes de raiva (risos – bem feito!). O chamam de “Torresmo” porque quando era pequeno era gordinho e adorava a iguaria. Daí o Bentinho inventou essa (só podia ser coisa dele!) e acabou pegando.
Na beira do mar dava para ver que o Tio Laudelino se defumava ao sol e sofria com a ausência do campo. Mas seguia ali - firme nos cascos - fazendo as vontades dos seus filhos “queridos”. Algo me dizia que Tio Laudelino tava se armando para aprontar alguma, afinal, no laçaço, ninguém podia com ele.

E a gineteada continua minha gente..."

***

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: