sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Rodeio sertanejo

Não adianta querer mudar de assunto. O certo é que a polêmica da vez diz respeito ao Rodeio de Porto Alegre que "inovou" promovendo shows com artistas da música sertaneja ao invés de valorizar a nossa música gaúcha. 

Qual a minha opinião?

Pois vamos a ela, sem muitos rodeios (com o perdão do trocadilho).

Claramente entendo ser um deboche a decisão de valorizar música sertaneja ao invés da nossa gaudéria. Convenhamos, em que pese o evento não seja responsabilidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, a verdade é que será realizado nos moldes da nossa tradição, razão pela qual não se faz entender o porquê do desprezo com nossos artistas. 

Como já bem referiu o grande Gildinho, d'Os Monarcas, "o sol nasce pra todos", entretanto, não lembro de ver algum músico tradicionalista gaúcho ser destaque em algum rodeio de Barretos/SP ou algum outro do gênero.

Ademais, é preciso deixar claro que o processo foi bem mal conduzido. Poderia-se, por exemplo, introduzir uma dupla sertaneja no contexto do Rodeio de Porto Alegre, juntamente com outros artistas nossos. Mas não, tem que empurrar goela abaixo logo 3 de cara, deixando bem claro que o interesse é puramente comercial e mercantil.

E azar da tradição!

Li e ouvi ambos os lados. Mas não me convenço a mudar de ideia e pensar que preciso abrir a minha mente. Não é questão de bairrismo e sim de respeito. Os nossos rodeios ainda são feitos à moda gaúcha e para os gaúchos. E ponto final!

Noutra senda, também não podemos fechar os olhos para outras realidades. Eu já falei mais de uma vez por aqui que tem muito Rodeio tradicional botando a "banda do momento" pra tocar, que passa a semana inteira de calça jeans e de-lhe maxixe e no final de semana desencanta uma bombacha e mascara o repertório para fazer de conta que é baile gaúcho.

Tem muita diferença?

***

Apesar da chuva, dois dias agradáveis na Várzea do Cedro. Revi velhos parceiros de fandango. Parabéns aos festeiros pelo evento.

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: