sexta-feira, 15 de abril de 2022

A santidade da sexta

 Hoje é Sexta-Feira Santa, respeitada por todo país, embora a própria constituição da república nos coloque na condição de Estado laico. De qualquer sorte, o Brasil teve e ainda tem muito influência da religião e o catolicismo ainda segue perdurando como a principal do brasileiro.

Tampouco vejo como achar problema nisso. Se você é contra esta ou aquela religião, respeita e faça como acredita. Mas, não perturba quem quer fazer e pensar diferente.

Não sou um bom Cristão, sendo estrito senso, admito. Mas parte da história eu gosto de respeitar, como o fato de se comer peixe na sexta-feira Santa. Venho de uma família católica. Minha mãe, pouco tempo atrás, lembrava que no seu tempo de guria o pai exigia respeito ortodoxo à data: alimentação franciscana, poucas atividades e muita oração. Janelas fechadas na semana Santa...

Pensando bem eu nem respeito tanto assim. Mas tem coisa bastante pior numa sociedade que não respeita mais ninguém, nem nada.

Aliás, por falar nisso, havia uma conversa (ou lenda) de que o famoso grupo Os Atuais, em respeito ao período da quaresma, interrompia sua agenda de bailes no período. Mas, não sei se realmente procede.

Enfim, se a sexta-feira pra você por santa, que seja respeitada sua santidade.

***

Sempre me foi tradição estar na páscoa em São Chico. Aí veio a pandemia e a coisa mudou um pouco. Por enquanto, estou entre o passado e o presente da tradição.

***

Falando em peixe, com o preço das coisas, talvez se botar na pescaria não seja uma má ideia.


Sem exageros nesta Sexta-Feira Santa, meu povo.

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: