terça-feira, 13 de junho de 2023

Buracos e abandono

 Não vai muito eu usava mais este espaço para apontar problemas diversos e corriqueiros nas cidades e estradas da região. Depois, parei um pouco pois parecia que vivia chovendo no molhado.

Porém, tem coisas que saltam tanto aos olhos que fica difícil não voltar a abordar.

Nalgumas cidades, a buraqueira das ruas e avenidas já não parece mais só falta de fluxo de caixa para realizar os consertos, mas sim, abandono por parte dos governantes.

***

Em Novo Hamburgo, e uso ela como exemplo pois corto a cidade quase que diariamente, o asfalto das ruas vêm se deteriorando faz tempo. A situação só não é pior pois muito do pavimento ainda é da época em que a própria prefeitura tinha uma usina asfáltica. Ou seja, a situação só não está pior uma vez que o asfalto do tempo que era fabricado e executado pela própria municipalidade era de muito boa qualidade.

Só que os anos passam e nada resiste eternamente ao tempo, sol e chuva.

Inobstante a baixa qualidade das novas vias desde que o serviço passou a ser terceirizado, agora ainda está demorando para acontecer.

Por exemplo: na descida da rua Joaquim Nabuco, de quem vem da famosa Maurício Cardoso, há semanas tem um buraco aberto bem próximo a um cruzamento (com a João Antônio da Silveira), cruzamento este que tem registrado muitos acidentes, aliás. E segue aberto, com os veículos tendo de desviar para pista contrária. Para piorar, pouco mais acima desse buraco, no final de semana foi aberto outro buraco. Na mesma via!

O risco de acidente fatal é muito grande e me parece que há, sim, descaso do poder público. A Joaquim Nabuco é via vicinal do centro da cidade e desemboca na BR 116.

Aliás, a maioria das ruas e avenidas vicinais de Novo Hamburgo estão largadas a própria sorte. Sorte (ou não) dos motoristas, obviamente.

***

Mas isso não é exclusividade de Novo Hamburgo. Nas avenidas Feitoria e Unisinos em São Leopoldo, a coisa não está muito melhor. Para piorar, em ambas tem equipamentos de controle de velocidade.

Como se fosse possível andar correndo por elas. Quem faz isso sequer chega com o seu veículo andando ao destino.

***

O caso da ERS 239, com pedágio, eu já abordei aqui inúmeras vezes nos últimos tempos. Tem lugares já refeitos pelo menos 4x e, de apostar, que ganharão buracos novos agora no período das chuvas.

***

Mas é preciso também elogiar: a nova iluminação da ERS 239, fruto de trabalho das prefeituras de Novo Hamburgo e Parobé ficou muito bom. Ainda precisa de ajustes, mas ajudará muito no quesito segurança.

Campo Bom vai ficar para trás às escuras?

***


Seguimos semana adentro.

Abraço a todos.

***

ATUALIZAÇÃO (quarta-feira):

Infelizmente o ônibus da Família Azzolini, do Paraná, se envolveu num acidente na cidade de Clevelândia, também no Paraná, na madrugada desta quarta-feira.

A banda se dirigia à cidade de Nova Veneza, em Santa Catarina, onde gravaria um DVD no final de semana.

Lamentavelmente restaram duas vítimas fatais: o motorista o ônibus da banda, Jalinton Martins e a condutora do outro veículo envolvido no acidente.

Também alguns feridos por parte da banda.

Para quem não sabe, a Família Azzolini hoje acompanha as irmãs Thaina & Thairine, duas belíssimas vozes da nossa música. Thaina é esposa de Jeferson Braz, o Madruga d'Os Serranos que, aliás, estava também no ônibus de carona.

Nossos sentimentos aos familiares das vítimas e solidariedade à Família Azzolini. Que consigam brevemente superar este trágico acidente e seguir pelas estradas do Brasil levando sua ótima música e grande talento. 

Nenhum comentário: