sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Findou setembro

 Com a graça dos festejos farroupilhas, setembro vai fechando suas porteiras e deixando um legado de alegria e companheirismo do povo gaúcho em torno da nossa tradição e da nossa música regionalista. Não há o que se queixar, garanto-lhes.

Mas quando outubro chegar, depois de amanhã, não podemos esquecer que a tradição não termina, mas sim vai se renovando para que novas gerações mantenham ela viva e altiva.

E é assim que tem que ser.

Findou setembro mas o ideal farroupilha nunca se finda.

Seguimos por diante!


***

VENCEDORES DO 30º RONCO DO BUGIO




Primeiro lugar – Reviver Querência
Autor e intérprete: Eduardo Gomes

Segundo lugar – A Minha Flor Colorada
Autores: Claudionir Araújo Bastos / Renato Fagundes. 

Terceiro lugar – Guri de São Chico
Autores: Paulo Ricardo Costa / Jones Andrei Intérprete: Jones Vieira Prêmio

Ronco da Terra – Reviver Querência (Eduardo Gomes)

Música mais popular – Sou Serrana, Sou Mulher (Eduardo Gomes)

Melhor instrumentista – Gabriel Claro (Nos Bolichos de São Chico)

Melhor intérprete – Lu Schiavo (A Minha Flor Colorada)


Parabéns aos vencedores!

***

Da minha participação nesta festiva edição, gostaria de dizer que foi uma honra ter estado mais uma vez no palco sagrado do Ronco do Bugio, novamente ao lado do meu grande amigo e compadre Cirilo Barcellos. Também conosco grandes músicos como João Sartune, Cláudio "Sniff" Caberlon, Logan Ribeiro e Marcinho Pinheiro.

Sentimento de dever cumprido, mas ficou um gosto de "quero mais", já que a composição "Último Bugio" detinha capacidade e qualidade para ter mais sorte, ainda mais após a interpretação gigante do compadre Cirilo....

Por falar nele, faço das suas palavras as minhas:

"A letra fala por si só. O tom é de despedida, mas também de dever comprido. Eu fico aqui, mas muitos outros virão.

Não deu pra classificar na Fase Final do Festival porque o jogo é assim... nem sempre se ganha, nem sempre se perde. Eu ganhei o prêmio de poder mostrar a minha verdade e a minha voz na minha Terra Natal, interpretando uma letra cheia de significados pra mim e pro meu compadre, cercado de profissionais extremamente competentes que vestiram a camisa e fizeram um lindo trabalho.

Se este será realmente o último, só o tempo dirá... Mas por enquanto, "me despeço cantando e o meu canto crioulo estará na memória dos que honram a história e fiéis cantarão o meu Último Bugio".

***

Outros virão é nós vamos cativar novos sonhos e novas querências...

***

Sábado, no CTG Estância da Liberdade em Novo Hamburgo tem fandango com Moisés Oliveira & Vozes do Campo.

Segunda-feira (02), já outubro, tem Tchê Guri na U Club em NH.

Findou setembro mas a tradição do Rio Grande está cada vez mais viva.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: