sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Falando (mais um pouco) de política

Transcorrido o primeiro turno de mais um processo eleitoral brasileiro, sem sustos e sem surpresas. Ainda que, eu imaginasse que não teríamos segundo turno aqui pelo estado, tanto para a eleição presidencial quanto para a governamental. Tal ocorrência faz como que renove-se mais uma vez a democracia brasileira dando oportunidade dos cidadão realmente escolherem o ou a melhor Presidente. Talvez nem é questão do melhor, mais do menos pior não acham? Questão de ponto de vista deste que vos escreve. Independente de quem ganhasse ou que venha a ganhar eu não queria segundo turno. Na boa, a eleição de 2010 está muito chata, é um disque-me-disque, promessas visivelmente eleitoreiras e e candidatos a nível nacional que não empolgam. Convenhamos, Marina Silva "achou" vinte por cento dos votos. Se alguém vier tentar argumentar comigo que ela é um novo fenômeno da política nacional encontrará forte resistência de aceitação por minha parte. Na minha modesta opinião, de quem desde criança vive envolvido com política, pelo menos oito por cento dos votos obtidos pela candidata do Partido Verde não correspondem a verdadeira afeição a sua pessoa, partido ou propostas de campanha, mas sim, de um voto de protesto aos outros dois candidatos que somados estão no comando do Brasil a dezesseis anos. Mas enfim, como já descrevi em linhas mais acima, renova-se a democracia com a possibilidade de um novo turno para decidir quem deve ser a ou o presidente do Brasil. O meu voto já está decidido desde que a campanha começou, e não serão vinte dias a mais de campanha que me farão mudar de idéia.
Francisco Everaldo Oliveira Silva. Trata-se do humorista Tiririca, fenômeno de votos nesta eleição com mais de um milhão e trezentos mil destes. Muitas pessoas acharam o máximo tal personagem bizarro ser candidato e foram “convencidos” a proferirem-no seus votos em virtude da sua campanha ridícula ou, principalmente, em face de um verdadeiro protesto mesmo. Ora, convenhamos. Sei que estamos passando por momento difíceis na nossa política, envolvida em casos de corrupção e com uma visível falta de renovação das pessoas que a fazem. Porém, ver este cidadão sentado em uma das cadeiras do Congresso Nacional é no mínimo uma afronta ao cidadão que paga os seus impostos e espera, do poder público, um mínimo de retorno entre benfeitorias, e o principal, leis que dêem mais dicotomia a nossa sociedade como um todo. Certamente se estes mais de um milhão de eleitores que votaram no Tiririca tivessem anulado os seu voto, o efeito prático ao final de quatro anos certamente seria o mesmo: nenhum! Aqui no Rio Grande o fenômeno eleitoral chama-se Manuela D'Ávila. A moça porto-alegrense atingiu quase quinhentos mil votos e tornou-se a Deputada Federal mais votada na história do nosso estado. Militante das causas sociais, Manuela conseguiu quebrar paradigmas inimagináveis aqui pelos pagos. Primeiro, seu partido o PC do B, até pouco tempo estava relegado a virar uma corrente do PT deixando até mesmo de existir, que não possuia nenhuma estrutura em nível estadual. Segundo, conseguiu angariar votos de todas as classes sociais, e pasmem, de todos os partidos. Manuela com seu trabalho consegue dar um passo a frente na corrida eleitoral a Prefeitura de Porto Alegre. Isso, ainda faltando cerca de dois anos para a realização do pleito.
Convenhamos que para quem não tratava mais de política eu até já falei bastante não acham? Pois é. Mas não se preocupem, volto a reafirmar que este blog não tem vocação eleitoreira, nem algo do gênero, e, portanto, não devo mais tratar do assunto até as vésperas do pleito do dia trinta e um. No mais, a vida segue na mesma corrida de sempre e hoje aproxima-se um feriadão, que felizmente, desta vez eu também serei privilegiado. A certa altura do ano, um ou dois dias a mais de descanso são momento únicos para tentar recarregar as energias para tocar até o final do ano. Por falar em tocar, como todos devem ter percebido, o site do Grupo Fandangueiro está fora do ar e assim deve permanecer até o início do ano que vem, quando muitas novidades surgirão. Peço aos amigos que acompanhem este blog, pois voltarei a divulgar as coisas do conjunto sempre que houverem notícias do tradicionalismo e dos fandangos Rio Grande afora.
_
Forte abraço e um bom feriado a todos.

Um comentário:

Um brasileiro disse...

Olá. Tudo blz? Não voto por protesto e acho que muita gente também. Quem votou na Marina é pq queria que ela fosse presidente por merito. Apareça lá. Abraços.