sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Terra de gaiteiro

A minha querida terra boa, São Francisco de Paula, além de toda sua beleza, encantamento, e da gente forte e hospitaleira que lá vive, é berço de ouro para a música tradicional desse nosso Rio Grande. Ademais, uma das maiores (senão a maior) nascente de gaiteiros do Brasil. São ilustres filhos de São Chico de Paula:

- Honeyde Bertussi;

- Adelar Bertussi;

- Albino Manique;

- Gonzaga dos Reis;

- Neuza Regina;

- Angelo Marques;

- Rodrigo Lucena;

- Leonel Almeida;

- Jardel Borba;


Além de outros tantos que agora me fogem o pensamento... São Chico também já dera guarida ao Porca Véia e tenho para mim que o amigo José Claro, o Zezinho, é um filho emprestado da minha terra.

A história da nossa música gaúcha, portanto, passa por São Chico! Que momento!

Pois amanhã, dia 24 de outubro, no salão da lendária e e inesquecível Várzea do Cedro, teremos um encontro de duas gerações de gaiteiros de São Chico: Gonzaga dos Reis e Jardel Borba. Além do mais, acompanhados do magistral talento do grande Paulo Siqueira.

Para mim, Gonzaga dos Reis é o maior tocador de bugio que eu conheço. Já o meu amigo Jardel, jovem e promissor músico, tem um talento apto a condução de um fandango inteiro, sem qualquer parceria. Por fim, Paulo Siqueira dispensa comentários. Suas valsas em homenagem as filhas são brilhantes.

Será um grandioso fandango, sem dúvida, a altura da velha e boa Várzea do Cedro.

***

Baita baile, hoje, no ACTG Portal da Serra, em Dois Irmãos. A animação fica por conta de Os Serranos o que, por si só, dispensa comentários.

***

Após quase cinco meses, por justificado motivo, volto à terra que me viu nascer e me criou, Faceiro por demais. A partir de hoje o Bernardo conhece o Rio Grande. Nada como começar por São Francisco de Paula. A la pucha, tchê!

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: