sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fusca: paixão minha e da nação.

O ano era 2006 e eu, um aficionado por carro, contava os trocos para comprar o meu primeiro veículo. Depois de muito esforço e uma busca incessante por um carro que fosse bom e que tivesse dentro das minhas possibilidades, encontrei uma relíquia: um VW/Fusca, prata metálico, ano 1995 - o popular Itamar. Foi paixão a primeira vista e, a partir dali, uma relação de amor se criou entre eu e meu Fucão.

Meu Fusca era assunto por onde passava. Quem conheceu sabia o quão inteiro ele era. Motor 1600, dois carburadores, à gasolina, não muito econômico, mas com um motor de respeito. Suas linhas côncavas permitiam uma bela sonoridade, a ponto do som parecer muito mais potente do que realmente era.

Um grande carro.

Cuidava bastante dele. Não deixava dormir ao relento e evitava viagens desnecessárias. Ainda assim, nunca deixei de ir a lugar algum. Certa feita, em que pese meu pai divergisse da ideia, peguei a estrada e fui para Santa Catarina, mais precisamente Garopaba, praia que gosto. Foi uma viagem tranquila, quer na ida quanto na volta, e também foi o trajeto mais longo que fiz.

No ano de 2009, por razões de força maior, acabei tendo de vender o meu Fusca. Com muita dor no coração, mas entendi que tinha de seguir em frente. É a velha questão da razão e do coração. Depois daquilo, muitas vezes vi o carro rodando por São Chico, já que o novo proprietário era de lá. Certa feita até falei com ele, sobre o carro. Sofri bastante, por ter de me desfeito do Fucão. Daí passou. Atualmente, quando o vejo, apenas lamento não ser mais tão bem cuidado como era no meu tempo, mas, na vida existem muitos más.

Hoje em dia sonho em ter um Fusca novamente. Não tão novo, mais antigo, talvez precisando de alguma reforma, para que eu faça aos poucos. Daí pegarei o carro nos finais de semana para dar umas voltas por aí. E se precisar, porque não rodar no dia a dia, uma vez ou outra.

Eu gosto de Fusca. Sou apaixonado por Fusca. Fusca, afinal, é paixão nacional.

Por que resolvi lembrar de tudo isso hoje? Pois 20 de janeiro é o dia do aniversário do VW/Fusca. Não do meu, mas da classe do veículo. Agora em 2017 completa 72 anos de vida. Vida bem vivida deste que, inegavelmente, é um ícone da indústria automobilística.

Saudade do meu Fusca. Sonho de ter meu Fusca. Ahh o ronquinho do motor...

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: