sexta-feira, 5 de maio de 2017

Coração selvagem

Artistas como Belchior, de vida quem sabe incompreendida, e arte talvez com um "que" de abstratismo a mais, não passarão e sim passarinho, como assim definiria outro gênio, de igual gênero, o poeta gaúcho Mário Quintana. 
A verdade, a minha pelo menos, é de que a vida é um ser abstrato, com natureza subjetiva, mas afoita a perguntas do que respostas.

Os que aqui me seguem sabem que sou um taura do Rio Grande; e por assim ser, praticamente só ouço as coisas do pago. Isso não significa que não gosto de ouvir coisas boas de outros gêneros musicais.

Certa feita meu pai apareceu com um disco do Belchior. Me chamava atenção muito mais o seu estilo estético, com aquele bigode que demonstrava que ele não estava aí para esteriótipos já preconizados pela sociedade naquela época, do que pela sua música. Afinal, quem é Belchior? Perguntava-me. Daí, num hit de "foi por medo de avião, que segurei pela primeira vez a tua mão", que algo me dizia que valia a pena ouvir aquele artista do Ceará, pois havia qualidade além do normal naquele disco. 

Outra verdade é que Belchior não compunha músicas com a ideia do 1 + 1= 2, tal qual é a previsível indústria musical dos dias de hoje. As músicas de Belchior não eram só o que aparentavam, mas muito mais, pois iam além. Óbvio que o tempo verbal correto não é esse, pois o talento do Belchior não encerra com sua morte. É eterno.

Pois quis o Sr. Antônio, seu primeiro nome, afastar-se da vida social e do "show business". Há quem diga que tudo era por neurose nutridos pela sua atual mulher, Edna. Não sei se isso procede ou não, mas a bem da verdade é que é bem possível. Seres como Belchior tem o coração selvagem, quase sempre indomados, não afoitos à reclusão.

Mas também, o coração selvagem do Belchior pode simplesmente, por vontade própria, ter optado pela ausência. Ausência dele para conosco, mas não dele para com si mesmo. Cada qual com suas vontades, seus medos e anseios. 

A notícia de que sua morte ocorrera aqui, em solo gaúcho, pegou de surpresa, inclusive, os moradores de Santa Cruz do Sul, que em sua esmagadora maioria sequer sabiam que conviviam com este ícone da musica popular brasileira. Há 10 anos deu provavelmente sua última entrevista para a televisão. Há pouco mais de 3 anos, apareceu em Porto Alegre e conviveu com jornalistas do Correio do Povo/rádio Guaíba. Depois, sumiu do grande público novamente. Aos bem próximos, mesmo, dizia que queria fazer uma volta triunfal. Muito animado num dia, vacilante já no seguinte.

A verdade é que o coração selvagem de Belchior deveria estar cansado da reclusão. O coração do artista é motivado pela manifestação daquilo que o pensamento lhe trás. Inteligente, creio que o pensamento de Belchior transbordava e seu coração louco ansiava por liberdade, pelo palco, pela música, pela arte, pela vida...

Eventual perturbação da mente, talvez, tenha sufocado o seu coração que, depois de 70 anos, parou de bater. Ou, a se encontrar, entendeu que precisava duma "nova aventura", julgando que a morte não é o fim, mas apenas o começo...

"Há tempo, muito tempo, que estou longe de casa..."

Não tive a oportunidade de ver um dos seus shows. Queria poder chegar perto e lhe dizer o quanto admirava sua composição "Como nossos pais", sucesso na voz de Elis Regina (outra artista de mesmo quilate) eu que não escondo viver em nostalgia e saudosismo, quase sempre. 

Morreu Belchior e eu passei a semana inteira pensando em como relatar isso por aqui. Talvez um texto mais subjetivo, em forma de crônica, se adapte melhor a realidade da notícia. Optei por publicar hoje, sexta-feira. Algo me diz que artistas como Belchior gostam mesmo da sexta.

Passei a semana em silêncio, "a palo seco".

Morreu Belchior que, na sua definição, irretocável, era "apenas um rapaz latino americano".

"Meu bem, o meu lugar é onde você quer que ele seja
Não quero o que a cabeça pensa eu quero o que a alma deseja
Arco-íris, anjo rebelde, eu quero o corpo tenho pressa de viver"

Coração selvagem, tem pressa de viver.

Viva em paz, Belchior!

***

Voltamos as publicações normais na semana que vem.
Notícias importantes no mundo gaudério.

Bom final de semana a todos. 

Nenhum comentário: