segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Recomeço...

Quando este blogue surgiu, antes de abrirmos espaço para assuntos pertinentes a vida e a sociedade, detinha o propósito de falar tão somente das coisas do Rio Grande, da música e da cultura. Moldei meu crescimento sob amparo de grandes figuras Gaúchas. Não escondo que para mim Érico Veríssimo é o maior de todos e que a poesia de Mário Quintana é algo que ultrapassa este mundo. 

Algumas vezes, no último texto do ano, trouxe esta feliz conceituação de Mário Quintana:

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1.º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."

Partiu de mim, todavia (ao menos penso que sim), definir que a nossa vida é um livro feito de páginas em branco, cuja responsabilidade pelo preenchimento é do ator principal, ou seja, cada um de nós. E por muitas vezes é necessário colocarmos um 'ponto final' em algumas páginas, começando um novo capítulo na página seguinte.

No dia 07 de abril de 2008, como o título "Meu Jeitão Bem Bagual", começava a história do BLOG DO CAMPEIRO, uma feliz ideia que tive, após inspiração do meu caro amigo Antônio Dutra Jr., um primo muito mais de afeto do que de laço sanguíneo. De lá para cá, construímos uma bela existência, com muitos altos e alguns baixos, abrindo as portas para aqueles que gostam da tradição e que, acima de tudo, gostam de ler algo com opinião!

Agora em 2018 o BLOG DO CAMPEIRO completa seu festejado e derradeiro ANO 10.

Uma decisão destas não foi tomada, ontem, obviamente. Há pelo menos dois anos eu trabalho com a ideia de descontinuar este espaço; algo que decidi, enfim, agora. Após esta publicação, restarão 61 textos para alcançarmos a postagem de nº 1000, a qual deverá ser a última da história do BLOG DO CAMPEIRO.

Digo que deve, pois não penso em acabar, algo terminativo e fatal. Mas sim descontinuar o que, no meu ponto de vista, permitira-me, vez ou outra, talvez abordar algum tema por aqui, em sendo este de interesse coletivo e indispensável.

Não há data para alcançarmos o texto derradeiro. Passarei a ser menos frequente, por aqui, a partir de agora, com o objetivo de qualificar esta última caminhada do BLOG DO CAMPEIRO.

De antemão, deixo claro que sentirei muita falta disso tudo, de estar aqui todas as semanas, conversando, debatendo e apresentando a minha humilde opinião, mas sempre minha. Meus agradecimentos ao Antônio, ao Rodrigo que muito bem colaborou com o sucesso deste projeto, e a todos os amigos e amigas que estiveram aqui nos últimos 10 anos.

Bendito quem inventou a ideia de que a vida sempre pode recomeçar. Vou encilhar meu pingo e seguir a estrada, porque já é chegada a hora.

Fraterno abraço a todos e conto com vocês mais um pouco...

Bruno Costa - Campeiro.

Um comentário:

Antônio Dutra Jr. disse...

Ando revisitando estas plagas por conta do meu paulatino retorno ao universo blogueiro, espaço que já frequento há longevos catorze anos... lendo aqui e ali este recanto da cultura gaudéria, eis que encontro esta tua ideia de descontinuar o blog - termo aliás bem adequado e que eu deveria ter usado noutros tempos quando assim o fiz - fato este que me compeliu a deixar aqui meu comentário.
Pois bem, meu caro, sei como é este processo de descontinuação (se é que a palavra existe). Fiz isso também no décimo ano do Que Momento!, idos de 2014, mas como bem mencionei no texto de retorno, o vício é que nem sarnoso e a gente não desgruda nem à base de tabuleta. Talvez tu precise de um tempo, um descanso, postagens mais espaçadas, algo que respeito e até incentivo. No entanto, alegra-me tua maturidade em não encerrar por definitivo os trabalhos. Faço votos que seja um período curto e que sigamos produzindo ideias e materiais de qualidade aos poucos, mas fieis leitores. Vida longa aos nossos blogs e um viva ao Blog do Campeiro, reduto da autêntica cultura gaúcha! Forte abraço!