quinta-feira, 25 de novembro de 2021

GAROTOS DE OURO VENDIDO: fim de uma era!

 


Há quase 50 anos, na cidade de Cruz Alta, surgiu um projeto que pouco tempo depois iria revolucionar a música fandangueira do sul do país: Os Garotos de Ouro. Fruto do talento dos Irmãos Machado (Airton, Amilton, Delonir e Ivonir), o grupo virou destaque no cenário musical ao apresentar ao público uma nova maneira de tocar baile, com balanço, irreverência e qualidade. Enfim, os adjetivos são inúmeros.

Com o passar do tempo, e já somente "Garotos de Ouro", Delonir e Amilton (já falecido) deixaram a banda, que por muitos anos na sequência (e com destaque) teve a sua frente Ivonir e Airton. Por volta de 2004, Ivonir Machado deixou os Garotos de Ouro para seguir carreira solo, junto com sua banda "Novos Garotos". Desde então e até o mês de setembro deste ano, quando faleceu num trágico acidente envolvendo o ônibus dos Garotos de Ouro, a propriedade, condução administrativa e musical foi do gaiteiro e cantor Airton Machado.

Neste quase meio século, os Garotos de Ouro nos brindou com inúmeros sucessos, como: Não Chora China Véia; Bailezito; Ânsia de Baile; Bailanta do Fundão; Garoto Brasileiro; Coração de Potro; Festança dos Medeiros; Linda Flor; Marca de Raiz; O Socadão; Vanerão do Nego Nereu; e duas marcas eternas, das mais belas do cancioneiro gaúcho: Obrigado, Patrão Velho e Peão Farrapo:




Além dos Irmãos Machado, outros tantos grandes músicos passaram pelo elenco dos Garotos de Ouro: Juliano Trindade, o "Bonitinho"; Airton Cabral, o Paulista; Gerson Fogaça, Flávio Alves, Xandy Corrêa, Fábio Fisch, João Maciel, Luiz Cláudio, Markynhos Ulyan, Sandro Coelho, Amaro Peres, Roberson Paquito, Victor Pedroso e tantos outros.

Com o falecimento de Airton, a família entendeu por vender a marca GAROTOS DE OURO (não há informações sobre estrutura e direitos sobre as músicas estarem também no negócio) ao grupo Rocha Sul, de Sangão/SC, atuante no ramo da construção civil.

Nos resta torcer para que os novos donos sigam valorizando a marca Garotos de Ouro e, também e principalmente, agradecer aos Irmãos Machado pela significativa contribuição que deram à música e a cultura gaúcha nestes 50 anos de serviços prestados ao povo do Rio Grande e do Brasil.

Sucesso sempre ao velho e bom Garotos de Ouro!

Bom final de semana a todos.


* EM TEMPO: Comentários nessa publicação contestam algumas informações nela contida. Infelizmente não são assinados, mas vou dar o crédito e apontar os contrapontos. Primeiro, Ivonir Machado teria saído da banda em 2004 (e não 2006 como informado), o que já foi corrigido no corpo do texto. Segundo, que a banda não foi vendida e estaria na administração da filha (do Airton?). Terceiro, que atualmente está sediada no município de Urubici, em Santa Catarina.

Feito o registro, este espaço está à disposição para esclarecimentos e correções das informações, em sendo o caso, confirmadas as mesmas.

5 comentários:

Anônimo disse...

A banda garotos de ouro não foi vendida e está sob administração da filha

Anônimo disse...

Ivonir saiu da Banda em 2004

Anônimo disse...

Sim e Está em Urubici agora nova Sede.

Leandro disse...

Poxa que triste. Ivonir que era um dos fundadores e o principal nome da banda acabou morrendo em condições financeiras precárias...

Anônimo disse...

Garotos de ouro, quanta saudade dos anos 90 e início dos dois mil, sou fã até hoje, as músicas não me saem da cabeça, #Ivonireterno