segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Há uma década (novembro)

Há uma década no Blog do Campeiro é uma seção que deveria ter começado aqui já no ano passado, mas me passei um pouco e acabou ficando para 2021. Pois de agora em diante, uma vez a cada mês, trarei uma publicação do mês que estamos só que há 10 anos atrás.

Vamos ver o que mudou no meu pensamento de lá pra cá, na vida de todos nós, além de curiosidades e lembranças.

Se bandiamo:


***

Novembro:
 
 
Casa de praia (15/11/2011)

Neste exato momento vos escrevo de Rainha do Mar, ou Rainha Beach, como carinhosamente apelidei. Nunca fui muito fã de casa na praia e muito menos de Rainha do Mar. Aí com o começo do meu relacionamento com a doce Mariana, passei a frequentar seguidamente esta praia pertencente ao município de Xangri-lá, no nosso litoral norte. Confesso-lhes que gostei e desde então viemos para cá sempre que é possível. Claro, que a contar pelos últimos dias esperava belos dias de praia com muito sol e calor. Ledo engano! A manga curta se mantém em meu corpo pelo costume com o frio de São Chico. Os transeuntes, contudo, não tem a mesma sorte. Por falar em sorte, ainda que a chuva esteja se fazendo parceira não posso reclamar num todo: a idéia de vir para a praia era para descansar e isso temos feito com maestria e paciência (risos). No mais a vida segue ao tranquito, à espera daquela correria característica os finais de ano. E que correria meus caros e minhas caras, que correria.

***

No domingo à tardinha e início da noite estivemos dando uma volta por Tramandaí. Bom, se até ali eu estava duvidando de que milhares de pessoas haviam deixados seus lares a caminho do litoral, essa duvida se dissipou no momento em que chegava próximo a ponte que faz divisa com Imbé. Trânsito parado quatro quadras antes de chegar em Tramandaí. Gosto bastante de Tramandaí. Sempre gostei, aliás. Ainda que seja uma praia mega movimentada em alta temporada, alguma coisa – que eu não sei dizer qual é, me encanta em Tramandaí. Mas enfim, foi um passeio diferente. Um bom passeio, como sempre.

***

Ao meu ver, o mar tem fins terapêuticos. O cheiro do mar, assim como o cheiro dos verdes campos da serra, tem o poder de fazer viajarmos sem sair dali, da beira da praia. Um breve sentimento de poder nos toma conta. É um prazer momentâneo que nos dá um força incondicional, não tenham dúvidas. Assim como ainda terei minha fazenda lá em São Chico, terei minha casa na praia. É um dos desejos que eu tenho e vou concretizar, não tenha dúvidas. Mas por enquanto vou me contentando em vir de vez em quando. E como aqui estou vou encurtando as palavras, afinal, tenho eu dar uma caminhada na beira da praia. Respirar um ar bem puro. E viajar...

***

As idas hoje em dia à Rainha do Mar são bem escassas. Sequer tive lá neste corrente ano. Mas ainda guardo boas lembranças e encantamento de Rainha BeachJá Tramandaí, então, beira a meia década (ou mais) que não frequento.

Quem sabe uma hora se apruma uma nova visita a ambas, não é verdade?

Já o cheiro do mar, bom, esse continua me fazendo falta...

Hoje tem Grupo Manotaço, no canal Santo Fole. Começa as 20h.

Bom feriado e boa semana a todos.

Nenhum comentário: