sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Novamente sem Festa da Várzea

 Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, não fosse a pandemia, fatalmente estaríamos aqui falando da edição 2022 da mais tradicional festa de padroeiro que temos em São Chico, a Festa da Várzea, localidade que fica às margens da RS 474 (Rota do Sol), no entroncamento com o caminho a Bom Jesus.

Amanhã a tarde teríamos o já tradicional torneio de de futebol, com mais um show de gols do Zé Fogaça.

A noite, salvo engano, seria o Grupo Musical Cordiona que estava acertado para tocar o baile.

Como também a domingueira, depois de amanhã.

Mas não temos este ano a Festa da Várzea. Tampouco os bailes por aqui voltaram, a rigor, com garbo e galhardia.

Fazer o que...

Mas a verdade é que começar um ano sem a Festa da Várzea parece que é não começar por completo.

A vida é dessas, quase nunca acontece como a gente quer.

Mas que a manchete por aqui em 2023 seja outra!

***

Faleceu Elza Soares, ontem, aos 91 anos. A Rainha Invencível, a voz mais marcante das minorias, da arte e também do povo brasileiro. Vejam essa passagem de sua vida:

'Um dia descobri que cantava. O meu filho mais velho João Carlos estava morrendo e eu já tinha perdido 2 filhos e não queria perder mais um. Eu não tinha dinheiro pra cuidar do meu filho e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros Nota 5, estava com o prêmio acumulado. Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio!
Fiz a inscrição e me avisaram que eu precisava ir bonita. Mas eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60kg e vesti, só que eu pesava 32kg, já viu né? Ajustei com alfinetes. Tudo bem que agora é moda ne? Hoje até a Madonna usa, mas essa moda aí fui eu que comecei viu? Alfinetes na roupa é muito meu, é coisa de Elza!
No pé coloquei uma sandália que a gente chamava de “mamãe tô na merda”, e fui!
Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. O auditório tava lotado, todo mundo começou a rir alto debochando de mim
Seu Ary me chamou e perguntou:

_ O que você veio fazer aqui?
_ Eu vim Cantar!
_ Me diz uma coisa, de que planeta você veio?
_ Do mesmo planeta seu Seu Ary.
_ E qual é o meu planeta?
_ PLANETA FOME!
Ali, todo mundo que estava rindo viu que a coisa era séria e sentaram bem quietinhos.
Cantei a música Lama.
O Gongo não soou e eu ganhei, levei o prêmio e meu filho está vivo até hoje, graças a Deus!
De lá pra cá, sempre levo comigo um Alfinete.
Naquela época eu achava que se tivesse alimentos pros meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim.
Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência.'
Elza Soares

Elza sempre disse que queria cantar até o fim. Enganou-se: sua voz será eterna!

Sentimentos à família, à música e a todo o povo brasileiro legitimamente representado na vida, na lida e na luta da grande e imortal Elza Soares.

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: