terça-feira, 31 de dezembro de 2024

É sua a escolha!

 O ano termina e nasce outra vez... 

A frase da música se confunde com a nossa realidade. Diga-se de passagem, uma música geralmente retrata aquilo que acontece no nosso cotidiano. A música continua perguntando: e o que você fez? Chega o dia da virada, o de abandonar o ano findo e se preparar para o que chega, e ficamos a imaginar o que queremos que aconteça de bom no novo ano que chega? Brevemente repensamos o que prometemos na virada do ano anterior e não cumprimos. Será que vamos cumprir agora? Claro, isso se prometermos de novo... O último dia do ano, no fim das contas, não é igual aos demais? Talvez não. 

É, realmente o ano termina e (re)começa de outra vez. É a oportunidade que temos de refazer, recomeçar. Começar de novo é perder o que já foi feito. É preciso, enfim, aproveitar tudo que já fizemos, aprender com os erros e seguir em frente. Contudo, reconheço que nem sem se pode, simplesmente, recomeçar tudo de novo, é preciso dar continuidade aquilo que já começou ao longo deste ano findo. 

As coisas certas é de se aproveitar e aperfeiçoar e aquilo que não foi tão bom, eis a oportunidade de refazer, ou então, seguir em frente. De repente não era pra ser daquele jeito. Enfim, Meus Caros, a vida é assim: corrida, agitada, por vezes feliz e noutras desalentada. Nem sempre temos muito tempo para tomar decisões e quando as oportunidades surgem é preciso tomar partido: ou se segue em frente ou se fica esperando para ver o que acontece. O resultado, se a decisão foi boa ou ruim, só o tempo dirá. De qualquer sorte a consequência será sua!

Enfim, reprisando, a vida é feita de escolhas. Termina um ano e outro recomeça, surgindo, então, a oportunidade de você decidir aquilo que irá, ou não, fazer. O começo de um novo ano surge como instigador das nossas vontades, quase sempre positivas. É nessa época em que se renovam as promessas, que se renovam as esperanças e que podemos então recomeçar. O recomeço é de um ponto de partida, muitas vezes já com a desilusão fazendo parte de sua vida. 

No fim das contas, todavia, o que importa é a esperança de fazer de um novo jeito, ser feliz ou buscar a felicidade. Com o ano terminando surgem então novas escolhas ou velhas mesmo. E são as escolhas que vão nortear seu novo ano, de mais um de nossas vidas. O ano novo é sim feito de escolhas. 

Faça a sua e seja feliz!

Um ótimo 2025 a todos...

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

A família e o Natal!

 Ontem foi o aniversário da Mariana, a pessoa que mais gosta de Natal e que eu conheço. Aliás, agora tem mais uma: o Bernardo. A mãe ensinou o filho a gostar também do que ela gosta.

E que bom. Então é natal. 

Uma data que ainda representa um momento de união. Mas afinal, o que é o natal? Até bom tempo atrás, significava o nascimento de Jesus. Depois, Jesus foi gradativamente sendo trocado pelo Papai Noel e, atualmente, creio que a civilização está voltando a reconhecer o verdadeiro significado da data.

Tá certo que trocar mimos, dar uma prenda para uma pessoa amada é importante, mas será que os presentes representam a verdadeira importância do natal? Por estar tomado de perguntas é que pensei em não escrever nenhum texto este ano, mas sim, copiar e colar algum mais antigo. De repente, hoje, também não é um bom dia para escrever acerca de algo tão importante na vida familiar das pessoas. Ou talvez seja: quem sabe?

Hoje é a véspera e vou falar o que eu espero do natal, e, talvez, isso não signifique o que ele realmente representa ou pelo menos deveria. Enquanto você lê este texto devo estar me dirigindo para o seio familiar em São Chico, afinal, é uma questão de costume passar o natal lá. Então, passar o natal em família é apenas um costume? Uma boa pergunta, não acham? Na minha opinião, o natal em família é uma tentativa de resgatar a tradição, o verdadeiro valor da data. Se isso não mais é plenamente possível, que seja então uma tentativa de manter acesa a chama do sentimento natalino. Sentiria bastante não passar o natal junto dos meus. Muito mais que costume, é uma oportunidade de ver quase todos reunidos. Se for a volta da mesa ou dos presentes, paciência, o que importa mesmo é estar junto de quem a gente ama.

Lembro-me de apenas uma ocasião, em quase quarenta anos, que não passei junto de quase a totalidade da família. Ainda assim, estávamos eu, meus pais e meu irmão, juntos, Arthur que hoje vive do outro lado do mundo. A data, todavia, ganhou novos traços e cores com a Mariana e de maneira ainda mais forte com a chegada do Bê.

Acima de tudo, portanto, o natal é família. Ouso dizer que o natal em família é uma obrigação, que todos deveríamos cumprir. Sei que nem sempre isso é possível, mas deve ser almejado certamente. Um natal em família deve ser composto de amor, afeto, união, esperança e fé. Não nesta ordem e cada um com sua dosimetria. A intensidade de cada item é você mesmo que direciona. O importante mesmo é estar imbuído do verdadeiro sentimento de natal. Com Jesus, com Papai Noel, com presentes, enfim; e o mais importante, permitam-me reprisar: em família sempre!

Parabéns, Mari! Felicidade, saúde e sucesso. Te Amamos!

Um Feliz Natal a todos vocês, repleto de amor, esperança e união!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Ahhh o verão...

 Encaminha-se para o fim da primavera e assim, surge mais um verão em nossas vidas. Já muito aqui critiquei o verão, como também há bastante tempo passei a rever alguns conceitos, como o de parar de reclamar de tudo, por exemplo. Embora reconheça que ainda não tenha logrado o êxito necessário, neste sentido. 

O processo pessimista da reclamatória constante acaba tornando-nos pessoas incrivelmente chatas, pois pensamos só no lado ruim da coisa e não no lado bom. A reorganização de nossas vidas é necessária de tempo em tempo, sem, contudo, afetar juízos de valores essenciais. Evoluir, não é aderir a moda ou se moldar sob o pensamento do outro. Evoluir é saber utilizar-se do novo em prol de seu bem estar e saber assimilar o que o outro tem de bom pra te dar. 

E, assim, estou esperando a chegada do verão. Não ansiosamente, reconheço, mas entendendo que esse é um processo natural que faz parte do eterno ciclo da vida.

Talvez eu tenha demorado, mas tenha aprendido que com o verão vem a alegria nunca vista no inverno. No final das contas meus caros amigos e amigas, o que importa é a felicidade de cada um. Se o inverno te faz uma pessoa feliz, que bom. Se é o verão, que bom também. 

Já que estamos nesta vida de passagem, o que mais importa é aproveitar os melhores momentos dela sem a preocupação excessiva com o amanhã. Afinal de contas, de que adianta pensar no amanhã e não aproveitar o mais importante do que acontece no hoje? A questão é viver cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia como se fosse o último. Eu estou a espera do verão, do sol e do mar. Também estou a espera de tudo de bom que virá com eles. E estas coisas boas virão certamente. Por que? Porque eu acredito, e ponto final.

Como diria o personagem aquele dos filmes infantis... ahhh o verão!

***

Cristian Pires, o Titi, é o novo contrabaixista do grupo Os Mateadores.

Com passagens por Tchê Guri e Balanço do Tchê, dentre outros, ele chega para substituir o Renatão, conforme já anunciado aqui.

Sucesso!

***

Falando em Tchê Guri, impressionante o sucesso que é o projeto "Natal do Sul".

Quando se mistura talento com ideias perspicazes, uma imagem do grupo Tchê Guri estará sempre aparecendo no mesmo contexto.

Parabéns, Tchê Guri.

***

E falando em Os Mateadores, o grupo foi confirmado na programação fandangueira do 40º Rodeio Nacional de Canela, que ocorrerá no Saiqui de 09 a 12 de janeiro.

Será o baile principal, sábado - dia 11/01.

***

Nesta sexta-feira (20), tem Chiquito & Bordoneio em dose dupla na Serra Gaúcha:

Na Várzea Grande, em Gramado; e na Libertá Danceteria em Caxias do Sul.

***

E pra quem gosta de bailão, hoje (20) tem banda Corpo & Alma no Star Club em Sapiranga.

E a banda Barbarella em Rolante.

Também na Várzea Grande, em Gramado, tem a banda Brilha Som.

***
Amanhã (21) tem jantar baile com Daniel Hack & Gaúchos Lá de Fora, no CTG Coxilha Aberta na Capital.

E tem show com Baitaca em Montenegro.

***

Infelizmente, na última segunda-feira (16) faleceu Jucelino Vieira da Conceição, conhecido como "O Cancioneiro", que se destacou no ramo musical gaúcho fomentando o trabalho e o estilo de Gildo de Freitas.

Sentimentos à família!

***

Soube a pouco que o sempre gentil Rico Bertoletti, um dos maiores diretores de palco da história dos nossos festivais nativistas, teve um percalço grande de saúde nos últimos dias e está internado na Santa Casa em Porto Alegre.

Felizmente já em recuperação, depois do grande susto que deu.

Te afirma amigo Rico, que ainda temos alguns festivais para nos cruzar por aí.

***

Abraço e bom final de semana a todos.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Convivência

 O tempo vai passando, os destinos se apartanto e, quando nos damos por conta, a maioria das pessoas que cresceram ao nosso lado já não convivem mais conosco. Eu mesmo, posso afirmar que muitos amigos da minha juventude eu já nem sei mais por onde andam, o que fazem e se ainda lembram que existo. 

Uma lástima! São as amizades construídas ainda quando criança as que mais duram, certamente. Mas o tempo passa...e como passa! Ainda por cima, muitas vezes, de maneira cruel. 

Observa-se que outrora, o pensamento de cada um de nós era bem diferente, distante das mezelas desta vida de hoje. Pensávamos em futebol (em jogar e não só torcer), no quão bonita era a coleguinha de escola, no que faríamos quando "crescêssemos" (hoje pensamos no porque deixamos de fazer 'aquilo ou aquele outro' quando crianças). 

A vida, todavia, não se limita ao tempo de criança. Não dá para mais para passar os dias em devaneios nostálgicos.

É preciso, sim, seguir o rumo e saber valorizar as coisas boas de um passado mais recente e do presente. E quase só isso. Pensar no futuro já é quase demais ultimamente.

Já com a barba na cara - de fios cada vez mais grisalhos e algumas rugas na testa, chego à conclusão que o mundo de fantasia, ou seja, de que tudo de uma forma ou de outra acaba se resolvendo para o bem, como num passe de mágica - de fato - não existe mais. Ao menos não com a pitada de fantasia. Sei que isso faz parte do nosso crescimento como pessoa e ser adulto não é uma escolha, mas sim, uma imposição da vida. 

O que nos resta é saber escolher ou achar o caminho que será menos espinhoso.

Mas isso não significa que a saudade se atenue. É lógico que sinto falta dos tempos de criança e dos tantos amigos que conquistei. Não mais os vejo, não sei por onde andam ou o que fazem, mas basta eu fechar os olhos para conseguir enxergar o rosto de cada um deles.

Não sei porque a vida nos prega tantas peças, mas, enfim... 

Só sei que no fim das contas, felizmente, as amizades e suas boas lembranças, são coisas que nunca se apagam!

Mesmo que precisamos seguir em frente sem a convivência delas...

Abraço e boa semana a todos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Superstição e louvação

 A sexta-feira, treze, não necessariamente precisa ser de azar os de receio aos supersticiosos. Mesmo que caia em pleno dezembro, véspera de Natal.

"Hoje é 13 sexta-feira, prenda minha, é dia de louvação... Me fugiram os amigos mais antigos, me deste consolação."

Pensei que a poesia do grande Dom Telmo de Lima Freitas, em sua obra "Prenda Minha", fosse a mais adequada para uma sexta-feira, treze.

O mundo anda tão fora de contexto que nem a mística em torno da data está chamando muita atenção hoje.

Mas a sexta-feira é 13 e os resquícios do que ela traz ou pode trazer, estão aí para quem acredita e é supersticioso.

E superstição é sempre superstição.

Tratamos de viver a vida e esperar o melhor!

***

Com festival e fandango, então, ainda mais fácil:

Está acontecendo o maior Festival Nativista do Brasil:

A 46ª Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana/RS.

Inclusive, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

***

Hoje, o grupo Tchê Guri leva seu já tradicional show "Natal do Sul" à cidade de Três Coroas. Domingo (15) estará em Nova Petrópolis.

***

Hoje, tem fandango no CTG M'Bororé, em Campo Bom, por conta de Moisés Oliveira & Vozes do Campo.

***

Amanhã (14), tem jantar baile de encerramento do ano no CTG Gaudérios da Saudade, em Estância Velha.

Animação do Grupo Surungaço.

***

Também amanhã tem jantar baile de formatura e encerramento de ano no CTG Estância da Liberdade, em Novo Hamburgo.

Fandango com Paulo de Souza & Grupo.

***

No pioneiro de todos, o 35 CTG em Porto Alegre, sábado (14), também tem jantar baile de formatura.

A boa música fica por conta de Daniel Hack & Gaúchos Lá de Fora.

***

O Centro de Eventos do Sítio Novo, em Joinville/SC, recebe no sábado (14) um encontro para parar toda a região:

Os Monarcas e Os Serranos.

***

O cantor e compositor Dionísio Costa, juntamente com o Grupo Bate Coxa, está no estado de Roraima, onde hoje (13) animarão um fandango no CTG Nova Querência, na capital Boa Vista.

***

Abraço e bom final de semana a todos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

João Luiz no Opinião

 Pela primeira vez na sua história de mais de 40 anos, o Bar Opinião em Porto Alegre receberá no seu palco um músico tradicionalista gaúcho para evento de música gaúcha: João Luiz Corrêa & grupo Campeirismo.

Será amanhã, 11 de dezembro:




O Bar Opinião fica na rua José do Patrocínio, 834, bairro Cidade Baixa em Porto Alegre.

Épico e histórico.

Parabéns ao Bar Opinião pela iniciativa e pluralidade e ao João Luiz por ser agraciado pela oportunidade primeira.


***

Antes disso, contudo, João Luiz Corrêa & grupo Campeirismo animam, hoje, a última Terça Gaúcha do ano na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande:



É fandango de casa cheia.


***

E no CTG Independência Gaúcha, em Esteio, no dia 12 tem a última QUINTA GALPONEIRA do ano. 

Animação do grupo Tchê Garotos.


***

Frio de outono em pleno dezembro?

Que mundo véio virado!


Abraço e boa semana a todos.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Encontros

 Restaurantes, bares, botecos e afins nesta temporada ficam cheios ao natural. Encontros e despedidas de mais um ano que finda e a tentativa de demonstrar para si próprio e os demais que, enfim, todos venceram.

Ainda que seja muito mais por pura ilusão que realidade. Mas, e daí?

O que importa mesmo é a confraternização. E a esperança dum melhor ano vindouro.


***

Sábado (7) tem jantar baile de formatura no CTG Tropeiro das Coxilhas em São Leopoldo. 

A animação é com Moisés Oliveira & Vozes do Campo.


***

Também, no sábado, tem jantar baile de formatura no CTG Terra Nativa, em Novo Hamburgo. 

Animação é de Paulo de Souza & grupo.


***

E no CTG Sentinela do Pago, em Sapiranga, a história é a mesma: jantar baile de formatura.

O fandango é por conta do grupo Os Filhos do Rio Grande.


***

Na próxima terça-feira, 10, tem João Luiz Corrêa & Campeirismo na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.


***

Mas quinta-feira, 12, tem Tchê Garotos no CTG Independência Gaúcha em Esteio.


***

Jorge Guedes e Família Guedes passarão a trabalhar de forma individual a partir de 2025. 


***

O cantor Paulinho Dill, da banda Os Atuais, segue em recuperação do acidente sofrido no mês de novembro.

Entretanto, não há previsão ainda do seu retorno aos palcos.

Nossa estima de pronta recuperação!

***


O contrabaixista e cantor Renato Silva, o Renatão, não faz mais parte do grupo Os Mateadores.

Sucesso a ambos nos próximos projetos.

***


Por falar em projeto, tem um novo na praça: Zé Leandro e Grupo Chamarra


Sucesso!

***


Novidades de agenda ou assuntos pertinentes, voltamos.

Abraço e bom final de semana a todos.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Saber viver

 O último mês do ano é sempre propício a reflexões. Eu já fiz muitas delas por aqui, muitas vezes falando de particularidades da minha vida pessoal e o mais incrível, que possa parecer, é que a maioria das coisas que já sugeri e preguei eu não pus em prática para eu mesmo.

O principal de tudo é saber viver. A vida é curta e a rigor deveríamos aproveitar ela como se cada dia fosse o último.

Mas acontece que ninguém faz isso. Eu não faço isso, ao menos.

Vejamos, não consigo tirar umas férias de verdade há quase uma década. No meu caso virei refém da minha profissão. Alguns tantos o são. Outros são reféns do sucesso ou da ânsia por ele; essa necessidade da sociedade atual de ter status e ter mais que o vizinho. Aparecer e fazer transparecer a glória. Outros são reféns da própria pressão familiar pelo sucesso, comparações em ambiente interno e, algumas vezes, para seguir determinado legado. 

Tudo que eu disse acima acontece muito. Comigo ou com qualquer um de nós.

Mas, ainda assim, a vida segue sendo curta e deveríamos aproveitar cada dia como se fosse o último. Ou entendemos isso, ou será tarde demais. Pois um dia realmente será o último.

Ou eu entendo isso, ou será tarde demais. Pois um dia realmente será o último.

Da vida e suas reflexões, umas parecem muito mais conselhos que todos deveríamos seguir. Mas aí vai de cada uma saber o que pretende para si próprio: viver ou sobreviver?

Se decida, segure a mão de Deus, e vá!



Boa semana a todos.