sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sob as vistas do Rio Grande

Andei com pouca inspiração nestes últimos dias. Segunda-feira, feriado de Tiradentes, semana mais curta graças a Deus (hehehehe). Menos trabalho e menos inspiração. Pensei em escrever na terça-feira, mas não surgiu-me idéia, na quarta a mesma coisa. Na quinta-feira, nem tentei escrever nada. A ociosidade não me permitiu sair do lugar. E olha que poderia ter falado da magistral vitória colorada, mas me contive, afinal o resultado já diz tudo.
No fim de semana acrescido de um dia de feriado, estive na minha querida São Chico (havia comentado na última postagem a minha ida para lá). São Francisco de Paula, na nossa serra gaúcha, é incondicionalmente uma cidade de beleza natural incomparável. Cachoeiras, matas paradisíacas, os tauras campos dobrados, o minuano velho parceiro e o pinhão. Tudo isso e muito mais.
Desde o início da década de 1990, São Chico vem trabalhando para divulgar o turismo natural da região, afim de incrementar sua receita ( até então baseada na pecuária, extração de madeira e calçado) e mostrar ao povo Rio Grandense e brasileiro a sua beleza e grandeza. Com as dificuldades que a pecuária, a extração e o calçado vem atravessando, o trabalho em cima do desenvolvimento turístico vem sendo aprimorado, com eventos como: a colheita da macela, a festa do pinhão, o ronco do bugio, a semana farroupilha e mais recentemente, a odisséia das águas.
Nos últimos tempos, o município tem recebido a visita de muitos turistas, que se encantam com a hospitalidade de São Chico e certamente retornam a terra. Este retorno tem sido constante, fomentando a rede hoteleira, gastronômica e comercial da cidade. Uma grata curiosidade ocorreu no fim de semana que passou. Em meados da tarde de sábado, a rede hoteleira de São Chico estava na sua capacidade máxima (cerca de 500 leitos), tendo que “recusar” novos turistas, indicando-os as cidades de Canela e Gramado, ainda com leitos de sobra.
Este tipo de situação certamente é boa para esta gente serrana, uma vez que incentiva empresários a fazer novos investimentos na região.
A caminhada é longa e devagar, mas se fizemos com dedicação e carinho, a chegada é certa. Vamo que vamo São Chico, que o rio grande ta te enxergando!

***

Pra quem gosta dum bom fandango, daqueles bem campeiros, uma boa pedida é ir no CTG Porteira Velha no bairro primavera em Novo Hamburgo. Neste sábado dia 26/04/2008, tem grande jantar baile com os amigos do grupo Tchê Moçada. Vale a pena conferir.

***


Lembre-se que só fazendo o bem conquistamos o bem, e que a soberba e a inveja não nos leva a lugar algum. Todos tem o direito de vencer!

Grande abraço a todos e um bom fim de semana.

Nenhum comentário: