segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acordando do sonho

A copa do mundo de futebol edição África do Sul acabou para mim igualzinha como começou: sem relevância nenhuma. Não consegui, ao cabo, assistir a nenhum jogo por completo, não me empolguei com nenhum lance especificadamente e enfim, acabou parecendo que nem tinha começado. Voltamo-nos a nossa realidade tão mais cruel, com enchentes catastróficas no nordeste, frio eminente aqui nos pagos sulinos e a televisão nos últimos cinco dias tratando de teorias sobre o crime cometido, ao que parece, por aquele goleiro burro que era do Flamengo. Outra realidade que bate a nossa porta é a de mais um processo eleitoral que se deflagra. Se até ontem a programação da televisão estava esculhambada em virtude dos jogos da copa, a partir de segunda quinzena será por causa do horário eleitoral gratuito. Que maravilha não é? Para mim que não do muito bola para este eletrodoméstico transformado em fonte principal de lazer pelo brasileiro não faz muita diferença, mas para quem gosta... Vai se divertir bastante olhando o festival de promessas na televisão. Em suma, logo o circo estará totalmente montado e restara-nos assistir de camarote este espetáculo. A propósito, você já sabe em quem vai votar nesta eleição? Comece lembrando-se em quem votou na passada. Não repetir o mesmo erro de sempre é o primeiro passo pra transformar esta nossa realidade.
Mas, vamos falra mais um pouco de copa do mundo, afinal, amanhã ninguém mais lembrará quem foi a equipe vice-campeã desta edição. No mais tardar quarta-feira, nem até o campeão já será esquecido. É assim, nossa memória é bem curta mesmo. Na sexta-feira que passou pensei em fazer um texto para falar do meu apoio a seleção da Espanha. Torcida seria exagerado, tanto que, nem o jogo eu assisti. Decidi-me pela Espanha logo após a definição dos finalistas, porém, não houve tempo de anunciar isso aqui, ainda na sexta-feira. No fim ganhou uma seleção que assim como todo o torneio não empolgou muito. Contudo, vale salientar que foi merecedora tendo em vista a campanha que veio fazendo desde a fase de eliminatórias. Desta vez não ganhou uma seleção de para quedas, mas uma que construiu o título no mínimo, ao longo dos dois últimos anos. Título merecido. Parabéns Espanha! Todavia, como eu disse acima, não foi o título inédito espanhol o grande destaque. Elenco em tópicos abaixo os meus destaques. Esses, baseando-se muito mais do que li e ouvi do que assisti:
_
Copa na África: Pela primeira vez o torneio foi realizado no berço da civilização mundial. Um continente que muita gente passou a conhecer agora. Méritos a África pela organização do torneio;
_
Vuvuzela: Nunca vi um adereço de torcida tão chato quem nem esta corneta africana. Tá louco. Deixava todo mundo surdo.
_
Jabulaaaani: A bola já começou a Copa como destaque, quando o goleiro brasileiro Júlio Cesar disse que parecia com aquelas que se vendem em supermercado. É, nem sempre os adventos tecnológicos tem reação positiva que se espera.
_
Holandesas: Olha, pra seleção deste país eu até nem dei muita bola, agora para as mulheres da sua torcida não tem como não comentar. Simplesmente exuberantes!
_
Larissa Riquelme: Vem cá, que paraguaia esta hein? Barbaridade! Aposto que a seleção do país só foi tão longe por causa da promessa da bela morena em posar nua no principal jornal do país. Deixou a mulherada brasileira de boca aberta. E os homens então... (hehehe);
_
Uruguay: A tempos o nosso país vizinho não fazia tão bonito numa Copa. Merecia o terceiro lugar, não fosse a renovada seleção alemã cruzar o seu caminho;
_
Diego Forlán: Kaká? Messi? Cristiano Ronaldo? Todos ficaram na sombra, pois quem gastou a bola mesmo foi o uruguaio. Por méritos, foi eleito o melhor jogador da copa pela FIFA, que, desta vez, não inventou;
_
Espanã: Por fim, não há como reforçar o destaque a campeã, afinal, é ela que vai levar o objeto mais desejado por todas as seleções, a taça, para casa.
_
Neste momento, desfa-se o relógio biológico de uma porção de pessoas espalhadas pelo mundo que por trinta dias, aproximadamente, tratou de transformar-se em comentarista de futebol. Cabe a este blog também retomar a sua rotina, tratando das coisas do Rio Grande novamente e deixando de lado um pouco do universo do futebol. Está na hora de voltar a regularidade de novo, lembrando que os acontecimentos não param e que a nossa vidinha volta ao mesmo marasmo de sempre. Acabou-se a Copa felizmente. Voltam as pessoas ao seu trabalho diário, ao convívio com a família, aos estudos. Enfim, acorda-se do sonho de uma noite de trinta dias, lembrando que hoje é uma segunda-feira e que a rotina está só recomeçando.
_
Abraço a todos e uma boa semana.

Nenhum comentário: