terça-feira, 18 de junho de 2013

A revolução da Internet

O assunto que eu iria abordar no início dessa semana nem era esse, mas, dados os acontecimentos, não há como fugir do tema. A República Federativa do Brasil, após mais de duas décadas de inércia de seu povo, está assistindo quase que perplexa - claro, é a falta de costume - às diversas manifestações populares que tem pipocado em todo o país. Inicialmente, versando sobre os aumentos das tarifas de transporte urbano. Começou mesmo aqui em Porto Alegre e se deflagrou em São Paulo. 
Sou inteiramente favorável aos protestos, pois acho que já estava caindo de maduro uma manifestação mais forte contra esta roubalheira que assola o país, todo mundo se apoderando um pouco do nosso dinheiro e, cada vez mais impostos sendo cobrados. Chega de arrochar o povo. Entretanto, não é com barbárie que se consegue alguma coisa. Não é pichando prédio público, queimando lixeira, ateando fogo em ônibus e partindo para confronto físico contra a polícia que chegaremos a algum lugar. Antes de tudo, precisamos mostrar para estes corruptos que estão nos governos (não são todos, deixo bem claro, tem muita gente boa ainda) e mesmo os que fazem de gato e sapato do nosso dinheiro, que o povo não é burro e cansou da política do pão e circo. Mas para isso, com o perdão da redundância, tem que manifestar de forma inteligente, pacificamente e de forma ordeira.
Só assim poderemos mudar alguma coisa e só assim se conseguirá adesão da maioria. Chega de explorar a classe média desse país! E viva a internet que conseguiu, depois de décadas, mobilizar o povo. Estádios novos? Ótimo! E a saúde? E a educação? E o bem estar do Povo?

***

Na semana que passou, manchete em periódicos do Rio Grande mostraram que a safra de soja em nosso estado bateu recordes, motivo pelo qual o PIB gaúcho superou (e muito) o nacional. Isso demonstra a força que o campo tem, capaz de, por si só, carregar a nossa economia nas costas.
É bom que os pseudos gaúchos, aqueles que pouco ou nada valorizam a nossa lida campeira e nossa tradição tomem tenência, e enxerguem que de falácia ninguém vive. Falar que o Rio Grande está longe de ser um estado desenvolvido, em face do nosso bairrismo, é coisa de gente com dor de cotovelo, que não sabe nada de como se construir um história vencedora.

***

Acabou a Festa do Pinhão em São Chico e, pelo que soube, com saldo positivo. Foi aquém do que poderia, certamente, mas prefiro dar um voto de confiança para a atual administração. No ano que vem, espero que tenha o destaque merecido.
A propósito: aumento de número de vereadores em São Chico? Só pode ser piada! De fato, não dá pra ter muita esperança com a classe política da minha cidade. Dizer que a cidade tem território muito extenso é provocação Sr. Presidente do Legislativo municipal! De fato, é extenso, mas tem muito campo, mato e coxilha também! Precisa mesmo de mais dois vereadores ou os que aí estão é que precisam visitar mais o interior?
Outra: se há um movimento forte para que o distrito de Cazuza Ferreira seja incorporado a Caxias do Sul, precisará de mais dois vereadores? Os senhores tem é que lutar por Cazuza Ferreira, que é muitíssimo importante economicamente, ao invés de ficar arranjando boquinha para os seus pares.
Vergonha!

Abraço e boa semana a todos.  

Nenhum comentário: