domingo, 20 de setembro de 2015

Bento e Giuseppe

O 20 de Setembro, data máxima da cultura rio-grandense. Celebramos uma revolução que foi perdida, é verdade, mas que sobretudo evidenciou a bravura do povo gaúcho. Bravura essa que, entre vários nomes, tem dois de destaque: Bento Gonçalves, general que liderou 10 anos de guerra contra um império e Giuseppe Garibaldi, guerreiro italiano que sempre esteve ao lado dos farroupilhas em todos os momentos e que tornou-se um dia heroi de dois mundos, ajudando a unificar a própria Itália.

E assim tal como Garibaldi que deixou o Rio Grande do Sul para ir mundo afora, eu também partirei. Terei de parar com meus textos para o blog do Campeiro, este espaço tão nobre, para me dedicar ao meu projeto no portal de noticias “Sul Connection”, onde tenho meu próprio blog, o “Gaúcho no Texas. Como nosso Senhor Jesus Cristo já dizia, há mais ou menos 1985 anos atrás, não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo.

Gostaria de agradecer imensamente ao Bruno pela parceria e pela oportunidade. Tomara que meus apontamentos tenham contribuído para o crescimento do blog e seguirei torcendo pelo meu amigo. Aliás, amigo este que ja é pai, o que me faz pensar nas voltas que o mundo dá. Começamos nossa amizade no segundo grau do Colégio Santa Catarina, no início da adolescência e logo daqui a alguns anos será o seu filho a também entrar na adolescência para talvez encontrar um amigo que partilhe do gosto pelas tradições, pela política, enfim... pelo conhecimento. O ciclo continuará.

Assim como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi, que seguiram caminhos diferentes, teremos de seguir os nossos. Os projetos são diferentes, mas a amizade continua intocada, continua firme e forte como a aurora precursora do farol da divindade.


Obrigado, Bruno! 


Por RODRIGO DE BEM NUNES, de Houston - Texas, EUA. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Bonitas palavras escritas, com exemplo daqueles de tirar o chapéu. As verdadeiras amizades acontecem quando existe respeito e aceitação por certas maneiras diferentes de pensar. Só está
faltando nascer um guri la pelas bandas dos americanos para quem sabe em um futuro dar continuação a essa amizade e parceria rsrsrs