terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os rumos da pátria

Salvo engano quanto a data, no ano de 2012 escrevi um texto aqui no BLOG DO CAMPEIRO entinulado "Pátria Amada?", onde discorri acerca da dificuldade do povo brasileiro em vangloriar o dia da independência do nosso país, tal qual ocorre com os Estados Unidos, por exemplo, ou mesmo aqui no Rio Grande, com os nossos Festejos Farroupilhas.

Aí quando acho que nada pode ficar pior, ouço dizer que um "muro" de chapas de aço fora construído em Brasília para impedir acesso de eventuais manifestantes, ontem, no desfile em alusão ao dia da pátria.

Confesso que começo a me preocupar com os rumos que este país está tomando.

Continuo achando que de pátria amada o Brasil não tem nada. As pessoas só se orgulham do país quando o assunto é carnaval, futebol e algumas belas praias. 

O povo brasileiro é muito molenga, a verdade é essa. Pagamos tributos altíssimos, não temos retorno prático nenhum e estamos (ou fingimos) felizes.

E isso não é de hoje. Nos acostumamos com péssimos governantes, que é o que tivemos praticamente em toda a nossa história republicana. Os não tão piores podem ser considerados ruins.

Como nação, hoje, não vejo perspectivas de futuro. Não há uma luz no final do túnel.

***

Por aqui, o nosso ilustre governador se ofendeu com as vaias que sofreu na abertura oficial da Expointer. Queria o que, que atirassem beijinhos? 

Impressionante como José Ivo Sartori esta perdido. Não sei o que será do RS, mas, aumentar impostos e uma baixaria com o povo que já não mais aguentar pagar tanta conta de desgovernos em série.

E por favor, parem de por a culpa no Tarso Genro como se ele tivesse sido o único responsável pela quebra do Estado. Ele foi só mais um dentre os perdedores que já estiveram e continuam estando a sentar naquela cadeira do Palácio Piratini.

***

Ando cada dia mais azedo, a verdade é essa. Mas, afinal, tem como ficar doce num mundo como este?

Claro, mas só da porta de casa para dentro.

Abraço e boa semana a todos. 

Nenhum comentário: