segunda-feira, 13 de março de 2017

Ajude São Chico!

Pouco antes das 09 da manhã de ontem fui surpreendido com uma informação de temporal em São Chico. Naquele momento, não se sabia muita notícia, pois a cidade já estava sem luz e com dificuldade de contato por telefone. Alguns minutos depois, infelizmente, se confirmara que a devastação tinha sido muito grande, um tornado ou uma super célula.  

Como há 14 anos, quando São Chico também já fora atingida por fenômeno semelhante, a região devastada foi a mesma, mais ao norte da cidade. A diferença de agora, é que esta parte da cidade, naquela época, era bem menos populosa, razão pela qual os efeitos são bem piores. O fenômeno também já atingiu outras cidades, como Canela e Cambará do Sul.

Saí de casa e fui para São Chico, afinal, alguns amigos e conhecidos moram na região acossada. Felizmente, com eles, os danos foram apenas materiais. Mas, vi muita destruição, desolação e tristeza.  A região assolada é periférica. Tanto por isso, muita pessoa pobre mora por ali. Pessoas que já não tinham muito e perderam o pouco que levaram uma vida inteira para conseguir.

Realmente, o efeito é devastador em todos os sentidos. Voltei de lá impotente, pois me pareceu que não fiz nada para contribuir. É difícil até pensar por onde começar.

Mas a solidariedade do povo serrano e da população em geral já era acentuada ontem mesmo. Tenho certeza que será ainda maior.

A Prefeitura hoje pela manhã informou que a necessidade maior, no momento:

- água potável;
- alimentos;
- produtos de higiene e limpeza;
- materiais de construção;
- cobertores, cobertas e etc.

Hoje, portanto, estou aqui pedindo ajuda para os meus conterrâneos. Quem viu, in loco, as cenas que eu vi ontem, certamente não conseguiu dormir. É desesperador o desespero das pessoas e só a união de todos será capaz de trazer um pouco de conforto para todos que perderam tudo o que tinham.

Estou, portanto, à disposição para levar para lá o que puder ser arrecadado:

bruno_campeiro@hotmail.com ou 99125-8081 ou 98304-7227 ou 054 99966-0810.

Também estão disponíveis os canais da Prefeitura Municipal nas redes sociais, além de entidades por todos os lugares que já estão se movimentando para ajudar.

Ajude São Chico!


Bruno Costa

Nenhum comentário: