terça-feira, 5 de setembro de 2017

O bugio voltou pra casa

Foi bastante concorrida a 26ª edição do Ronco do Bugio. Muitos músicos talentosos com composições de grande qualidade. Venceu a obra "Tropa Quarteada", letra de Jairo Fonseca e música de Leonel Almeida e Volnei Gomes, interpretada pelo último.

Pois o bugio voltou pra casa.

Falo-lhes isso, pois, desde a 3ª edição, vencida por Gonzaga dos Reis, uma composição de São Chico não ganhava o festival da cidade. Há muito tempo, portanto. Nesse tempo, o mais perto que chegamos foi com José Claro, o Zezinho, que venceu dois festivais e não esconde ser um filho de criação de São Chico.

Feliz pelo resultado que enaltece o talento local.

Parabenizo, novamente, o grande Léo Ribeiro pela organização, junto com seus pares, bem como à municipalidade por manter o Ronco do Bugio no calendário. Vida longa!

Quanto ao resultado completo, reporto-me ao Blog do Léo Ribeiro:




"DOMINGO, 3 DE SETEMBRO DE 2017




Cortado de alça de gaita e embebido de alegria pelo sucesso musical e de público alcançado por mais uma edição deste que tornou-se um ícone festivaleiro, o Ronco do Bugio, sem tempo nem para tirar uma chapa para ilustrar esta postagem, viemos trazer o resultado deste grandiosos evento.

A curiosidade é que as duas músicas oriundas de sexta-feira, ou seja, da fase local, saíram-se premiadas. Uma em primeiro e a outra em terceiro lugar. Isto atesta o que afirmamos no dia de ontem ao falarmos da qualidade das concorrentes locais e também do acerto que tivemos em oportunizar este espaço aos artistas da região. 

Premiações: 

1º LUGAR: TROPA QUARTEADA
Letra: Jairo Fonseca / Música: Volnei Gomes e Leonel Almeida

2º LUGAR: SÃO FRANCISCO POR ESCOLA
Letra: José Claro / Música: José Claro

3º LUGAR: JANELA DO MUNDO
Letra: Nelson Ortácio / Música: Rodrigo Pires

MÚSICA MAIS POPULAR: UM BUGIO PARA SÃO CHICO
Letra: Velho Milongueiro / Música: Eliandro Luz

MELHOR INTÉRPRETE: Lincon Ramos

MELHOR INSTRUMENTISTA: Gabriel Claro"

***

Na sexta-feira dei uma passada no CTG Rodeio Serrano para conferir a fase local do Ronco do Bugio. Fui também prestigiar meu grande amigo, pessoa por quem nutro elevada estima, Cirilo Schuch que concorria.

Fiquei por um canto, tentando não chamar muita atenção. Casa cheia, enfim. Mas certa feita o Cirilão me achou. E os minutos de conversa viraram horas.
Não nos víamos ou no falávamos há mais de ano. Mas parecia pouco mais de um mês. Lembramos dos fandangos que passamos, das parcerias de composições e da tentativa de retomar uma proximidade.

Fiquei muito feliz naquela noite, pois revi um grande amigo e tive certeza desse sentimento.

Um amigo pode ficar afastado de você por muito tempo, mas se for mesmo seu amigo, isso é o que menos importa.

Forte abraço, Cirilo Barcelos Schuch!

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: