sexta-feira, 16 de março de 2018

Causo da bombacha

No próximo mês, quando este espaço completará 10 (dez) anos, vou reviver alguns textos, inclusive o famoso "Bombacha é coisa de homem?", mais lido deste espaço em toda sua trajetória. Mas uma notícia que vem ganhando destaque na imprensa e nas redes sociais, faz eu falar um pouco sobre a nossa velha, boa e insuperável BOMBACHA.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, desde o último Rodeio na cidade de Charqueadas, vem exigindo que as entidades conveniadas obriguem a utilização da bombacha larga, elemento padrão da nossa cultura. A medida visa coibir o uso das bombachas conhecidas como "castelhanas" e que ganharam adeptos no público jovem e também no povo acostumado à lida campeira, já que a bombacha mais estreita favorece o andejar a cavalo e no campo.

Eis uma discussão que terá defensores de ambos os lados.

Por um bom tempo eu fui bastante radical quanto a questão do uso da bombacha. Hoje em dia já creio ser necessário um pouco de bom senso, sendo que todos podem ceder de alguma forma. O uso de bombacha larga nos rodeios, por exemplo, me parece um exagero, pois o objeto do esporte é justamente a agilidade. Convenhamos que o uso de uma bombacha mais estreita não transformará o ginete em menos gaúcho.

O mesmo vale para os bailes. Se passarem a exigir somente bombacha larga ou a pessoa não vai mais ou vai sem bombacha. Simples. Sei porque conheço bem desta área. Ora, de igual modo, as pessoas vão nos bailes para se divertir e a obrigação de um traje específico parece, inclusive, algo que assombra a democracia.

Paro aqui para dizer que não estou renegando a minha tradição. Calma a todos. Estou trazendo uma opinião pessoal e pontual.

Nas demais circunstâncias e em eventos oficiais de CTG's, como Rodeios artísticos e mesmo em apresentações diversas das Invernadas Artísticas, certamente concordo que a bombacha deve ser larga e tradicional. Sempre que uma entidade tradicionalista estiver sendo representada em algum local, o uso da bombacha larga deve ser mesmo obrigatório. 

Só me causa estranheza que, agora, o MTG resolve levantar esta discussão de novo. Parecia-me pacificado o embate, tanto que muito gauchão da moda véia já se rendeu ao uso das bombachas castelhanas, tipo este que vos escreve. 

Creio ser mais importante dar uma olhada em alguns grupos de música que voltaram ao uso da bombacha mas não perderam o rebolado. E tem muito CTG fazendo vista grossa. Baile de rodeio, então....

Enfim, é mais um causo pra nossa bombacha que, apesar dos pesares, não morrerá jamais!

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: