sexta-feira, 5 de abril de 2019

Novo Hamburgo

Há quase 23 anos deixei minha São Chico de Paula e como um guri sonhador cheguei em Novo Hamburgo. Afinal, era uma cidade grande, poxa vida. Tudo diferente. Sentia-me a pessoa mais importante, por morar em Novo Hamburgo, cada vez que voltava pra São Chico.

Hoje, 05 de abril, aniversário da emancipação política de Novo Hamburgo. Feriado municipal, mas não para mim.

Quando cheguei, todavia, NH já não tinha mais a mesma pujança, da Capital Nacional do Calçado, da cidade que mais tinha Ford Galaxie no Brasil, enfim, mas ainda era uma Senhorita, com todos os seus encantos e particularidades

Pois nesses dias fui ao centro da cidade e me bateu uma tristeza. Tá cada vez mais cinza, pior do que eu já tinha referido aqui, e eu quase não reconheço mais a cidade que me acolheu há mais de duas décadas. Ainda quis o destino que passasse pela rua Aloisio de Azevedo, onde morei por primeiro - no prédio não mais rosa da esquina com a Luiz de Camões, e já também não mais reconheço quase a rua, dum asfalto todo remendado (quase toda cidade está assim), cheia de comércio e uma vida abstrata. Novo Hamburgo hoje é a terra de lojas, retaurantes, lancherias, enfim, coisas que são efêmeras na atualidade e não apontam mais algo que possa ficar para a história, enfim, abrem e fecham todos os dias. Penso assim ao menos.

Mas é Novo Hamburgo, afinal, e se não conseguem derrubar (embora muito se é tentado) é porque tem força suficiente para seguir tentando seguir em frente.

Já não moro mais em Nóia. Mas aqui estou quase todos os dias. Minha história por aqui não se apaga. Por isso, sigo sempre procurando aquela velha Novo Hamburgo que aprendi a gostar. Ela deve estar em algum lugar, eu espero.

Parabéns, Novo Hamburgo! Que tu tenha novos, melhores e coloridos dias.

***

Bom final de semana a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu tbm já vi uma cidade de NH, bem melhor.
Mas tenho esperança q ainda volte a brilhar. Como era qdo cheguei aqui, vindo tbm de São Chico.Bem antes de vc.
Mesmo assim...parabéns p minha cidade atual.
Ótimo tecto, Bruno.

Unknown disse...

Texto