terça-feira, 31 de dezembro de 2024

É sua a escolha!

 O ano termina e nasce outra vez... 

A frase da música se confunde com a nossa realidade. Diga-se de passagem, uma música geralmente retrata aquilo que acontece no nosso cotidiano. A música continua perguntando: e o que você fez? Chega o dia da virada, o de abandonar o ano findo e se preparar para o que chega, e ficamos a imaginar o que queremos que aconteça de bom no novo ano que chega? Brevemente repensamos o que prometemos na virada do ano anterior e não cumprimos. Será que vamos cumprir agora? Claro, isso se prometermos de novo... O último dia do ano, no fim das contas, não é igual aos demais? Talvez não. 

É, realmente o ano termina e (re)começa de outra vez. É a oportunidade que temos de refazer, recomeçar. Começar de novo é perder o que já foi feito. É preciso, enfim, aproveitar tudo que já fizemos, aprender com os erros e seguir em frente. Contudo, reconheço que nem sem se pode, simplesmente, recomeçar tudo de novo, é preciso dar continuidade aquilo que já começou ao longo deste ano findo. 

As coisas certas é de se aproveitar e aperfeiçoar e aquilo que não foi tão bom, eis a oportunidade de refazer, ou então, seguir em frente. De repente não era pra ser daquele jeito. Enfim, Meus Caros, a vida é assim: corrida, agitada, por vezes feliz e noutras desalentada. Nem sempre temos muito tempo para tomar decisões e quando as oportunidades surgem é preciso tomar partido: ou se segue em frente ou se fica esperando para ver o que acontece. O resultado, se a decisão foi boa ou ruim, só o tempo dirá. De qualquer sorte a consequência será sua!

Enfim, reprisando, a vida é feita de escolhas. Termina um ano e outro recomeça, surgindo, então, a oportunidade de você decidir aquilo que irá, ou não, fazer. O começo de um novo ano surge como instigador das nossas vontades, quase sempre positivas. É nessa época em que se renovam as promessas, que se renovam as esperanças e que podemos então recomeçar. O recomeço é de um ponto de partida, muitas vezes já com a desilusão fazendo parte de sua vida. 

No fim das contas, todavia, o que importa é a esperança de fazer de um novo jeito, ser feliz ou buscar a felicidade. Com o ano terminando surgem então novas escolhas ou velhas mesmo. E são as escolhas que vão nortear seu novo ano, de mais um de nossas vidas. O ano novo é sim feito de escolhas. 

Faça a sua e seja feliz!

Um ótimo 2025 a todos...

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

A família e o Natal!

 Ontem foi o aniversário da Mariana, a pessoa que mais gosta de Natal e que eu conheço. Aliás, agora tem mais uma: o Bernardo. A mãe ensinou o filho a gostar também do que ela gosta.

E que bom. Então é natal. 

Uma data que ainda representa um momento de união. Mas afinal, o que é o natal? Até bom tempo atrás, significava o nascimento de Jesus. Depois, Jesus foi gradativamente sendo trocado pelo Papai Noel e, atualmente, creio que a civilização está voltando a reconhecer o verdadeiro significado da data.

Tá certo que trocar mimos, dar uma prenda para uma pessoa amada é importante, mas será que os presentes representam a verdadeira importância do natal? Por estar tomado de perguntas é que pensei em não escrever nenhum texto este ano, mas sim, copiar e colar algum mais antigo. De repente, hoje, também não é um bom dia para escrever acerca de algo tão importante na vida familiar das pessoas. Ou talvez seja: quem sabe?

Hoje é a véspera e vou falar o que eu espero do natal, e, talvez, isso não signifique o que ele realmente representa ou pelo menos deveria. Enquanto você lê este texto devo estar me dirigindo para o seio familiar em São Chico, afinal, é uma questão de costume passar o natal lá. Então, passar o natal em família é apenas um costume? Uma boa pergunta, não acham? Na minha opinião, o natal em família é uma tentativa de resgatar a tradição, o verdadeiro valor da data. Se isso não mais é plenamente possível, que seja então uma tentativa de manter acesa a chama do sentimento natalino. Sentiria bastante não passar o natal junto dos meus. Muito mais que costume, é uma oportunidade de ver quase todos reunidos. Se for a volta da mesa ou dos presentes, paciência, o que importa mesmo é estar junto de quem a gente ama.

Lembro-me de apenas uma ocasião, em quase quarenta anos, que não passei junto de quase a totalidade da família. Ainda assim, estávamos eu, meus pais e meu irmão, juntos, Arthur que hoje vive do outro lado do mundo. A data, todavia, ganhou novos traços e cores com a Mariana e de maneira ainda mais forte com a chegada do Bê.

Acima de tudo, portanto, o natal é família. Ouso dizer que o natal em família é uma obrigação, que todos deveríamos cumprir. Sei que nem sempre isso é possível, mas deve ser almejado certamente. Um natal em família deve ser composto de amor, afeto, união, esperança e fé. Não nesta ordem e cada um com sua dosimetria. A intensidade de cada item é você mesmo que direciona. O importante mesmo é estar imbuído do verdadeiro sentimento de natal. Com Jesus, com Papai Noel, com presentes, enfim; e o mais importante, permitam-me reprisar: em família sempre!

Parabéns, Mari! Felicidade, saúde e sucesso. Te Amamos!

Um Feliz Natal a todos vocês, repleto de amor, esperança e união!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Ahhh o verão...

 Encaminha-se para o fim da primavera e assim, surge mais um verão em nossas vidas. Já muito aqui critiquei o verão, como também há bastante tempo passei a rever alguns conceitos, como o de parar de reclamar de tudo, por exemplo. Embora reconheça que ainda não tenha logrado o êxito necessário, neste sentido. 

O processo pessimista da reclamatória constante acaba tornando-nos pessoas incrivelmente chatas, pois pensamos só no lado ruim da coisa e não no lado bom. A reorganização de nossas vidas é necessária de tempo em tempo, sem, contudo, afetar juízos de valores essenciais. Evoluir, não é aderir a moda ou se moldar sob o pensamento do outro. Evoluir é saber utilizar-se do novo em prol de seu bem estar e saber assimilar o que o outro tem de bom pra te dar. 

E, assim, estou esperando a chegada do verão. Não ansiosamente, reconheço, mas entendendo que esse é um processo natural que faz parte do eterno ciclo da vida.

Talvez eu tenha demorado, mas tenha aprendido que com o verão vem a alegria nunca vista no inverno. No final das contas meus caros amigos e amigas, o que importa é a felicidade de cada um. Se o inverno te faz uma pessoa feliz, que bom. Se é o verão, que bom também. 

Já que estamos nesta vida de passagem, o que mais importa é aproveitar os melhores momentos dela sem a preocupação excessiva com o amanhã. Afinal de contas, de que adianta pensar no amanhã e não aproveitar o mais importante do que acontece no hoje? A questão é viver cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia como se fosse o último. Eu estou a espera do verão, do sol e do mar. Também estou a espera de tudo de bom que virá com eles. E estas coisas boas virão certamente. Por que? Porque eu acredito, e ponto final.

Como diria o personagem aquele dos filmes infantis... ahhh o verão!

***

Cristian Pires, o Titi, é o novo contrabaixista do grupo Os Mateadores.

Com passagens por Tchê Guri e Balanço do Tchê, dentre outros, ele chega para substituir o Renatão, conforme já anunciado aqui.

Sucesso!

***

Falando em Tchê Guri, impressionante o sucesso que é o projeto "Natal do Sul".

Quando se mistura talento com ideias perspicazes, uma imagem do grupo Tchê Guri estará sempre aparecendo no mesmo contexto.

Parabéns, Tchê Guri.

***

E falando em Os Mateadores, o grupo foi confirmado na programação fandangueira do 40º Rodeio Nacional de Canela, que ocorrerá no Saiqui de 09 a 12 de janeiro.

Será o baile principal, sábado - dia 11/01.

***

Nesta sexta-feira (20), tem Chiquito & Bordoneio em dose dupla na Serra Gaúcha:

Na Várzea Grande, em Gramado; e na Libertá Danceteria em Caxias do Sul.

***

E pra quem gosta de bailão, hoje (20) tem banda Corpo & Alma no Star Club em Sapiranga.

E a banda Barbarella em Rolante.

Também na Várzea Grande, em Gramado, tem a banda Brilha Som.

***
Amanhã (21) tem jantar baile com Daniel Hack & Gaúchos Lá de Fora, no CTG Coxilha Aberta na Capital.

E tem show com Baitaca em Montenegro.

***

Infelizmente, na última segunda-feira (16) faleceu Jucelino Vieira da Conceição, conhecido como "O Cancioneiro", que se destacou no ramo musical gaúcho fomentando o trabalho e o estilo de Gildo de Freitas.

Sentimentos à família!

***

Soube a pouco que o sempre gentil Rico Bertoletti, um dos maiores diretores de palco da história dos nossos festivais nativistas, teve um percalço grande de saúde nos últimos dias e está internado na Santa Casa em Porto Alegre.

Felizmente já em recuperação, depois do grande susto que deu.

Te afirma amigo Rico, que ainda temos alguns festivais para nos cruzar por aí.

***

Abraço e bom final de semana a todos.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Convivência

 O tempo vai passando, os destinos se apartanto e, quando nos damos por conta, a maioria das pessoas que cresceram ao nosso lado já não convivem mais conosco. Eu mesmo, posso afirmar que muitos amigos da minha juventude eu já nem sei mais por onde andam, o que fazem e se ainda lembram que existo. 

Uma lástima! São as amizades construídas ainda quando criança as que mais duram, certamente. Mas o tempo passa...e como passa! Ainda por cima, muitas vezes, de maneira cruel. 

Observa-se que outrora, o pensamento de cada um de nós era bem diferente, distante das mezelas desta vida de hoje. Pensávamos em futebol (em jogar e não só torcer), no quão bonita era a coleguinha de escola, no que faríamos quando "crescêssemos" (hoje pensamos no porque deixamos de fazer 'aquilo ou aquele outro' quando crianças). 

A vida, todavia, não se limita ao tempo de criança. Não dá para mais para passar os dias em devaneios nostálgicos.

É preciso, sim, seguir o rumo e saber valorizar as coisas boas de um passado mais recente e do presente. E quase só isso. Pensar no futuro já é quase demais ultimamente.

Já com a barba na cara - de fios cada vez mais grisalhos e algumas rugas na testa, chego à conclusão que o mundo de fantasia, ou seja, de que tudo de uma forma ou de outra acaba se resolvendo para o bem, como num passe de mágica - de fato - não existe mais. Ao menos não com a pitada de fantasia. Sei que isso faz parte do nosso crescimento como pessoa e ser adulto não é uma escolha, mas sim, uma imposição da vida. 

O que nos resta é saber escolher ou achar o caminho que será menos espinhoso.

Mas isso não significa que a saudade se atenue. É lógico que sinto falta dos tempos de criança e dos tantos amigos que conquistei. Não mais os vejo, não sei por onde andam ou o que fazem, mas basta eu fechar os olhos para conseguir enxergar o rosto de cada um deles.

Não sei porque a vida nos prega tantas peças, mas, enfim... 

Só sei que no fim das contas, felizmente, as amizades e suas boas lembranças, são coisas que nunca se apagam!

Mesmo que precisamos seguir em frente sem a convivência delas...

Abraço e boa semana a todos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Superstição e louvação

 A sexta-feira, treze, não necessariamente precisa ser de azar os de receio aos supersticiosos. Mesmo que caia em pleno dezembro, véspera de Natal.

"Hoje é 13 sexta-feira, prenda minha, é dia de louvação... Me fugiram os amigos mais antigos, me deste consolação."

Pensei que a poesia do grande Dom Telmo de Lima Freitas, em sua obra "Prenda Minha", fosse a mais adequada para uma sexta-feira, treze.

O mundo anda tão fora de contexto que nem a mística em torno da data está chamando muita atenção hoje.

Mas a sexta-feira é 13 e os resquícios do que ela traz ou pode trazer, estão aí para quem acredita e é supersticioso.

E superstição é sempre superstição.

Tratamos de viver a vida e esperar o melhor!

***

Com festival e fandango, então, ainda mais fácil:

Está acontecendo o maior Festival Nativista do Brasil:

A 46ª Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana/RS.

Inclusive, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

***

Hoje, o grupo Tchê Guri leva seu já tradicional show "Natal do Sul" à cidade de Três Coroas. Domingo (15) estará em Nova Petrópolis.

***

Hoje, tem fandango no CTG M'Bororé, em Campo Bom, por conta de Moisés Oliveira & Vozes do Campo.

***

Amanhã (14), tem jantar baile de encerramento do ano no CTG Gaudérios da Saudade, em Estância Velha.

Animação do Grupo Surungaço.

***

Também amanhã tem jantar baile de formatura e encerramento de ano no CTG Estância da Liberdade, em Novo Hamburgo.

Fandango com Paulo de Souza & Grupo.

***

No pioneiro de todos, o 35 CTG em Porto Alegre, sábado (14), também tem jantar baile de formatura.

A boa música fica por conta de Daniel Hack & Gaúchos Lá de Fora.

***

O Centro de Eventos do Sítio Novo, em Joinville/SC, recebe no sábado (14) um encontro para parar toda a região:

Os Monarcas e Os Serranos.

***

O cantor e compositor Dionísio Costa, juntamente com o Grupo Bate Coxa, está no estado de Roraima, onde hoje (13) animarão um fandango no CTG Nova Querência, na capital Boa Vista.

***

Abraço e bom final de semana a todos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

João Luiz no Opinião

 Pela primeira vez na sua história de mais de 40 anos, o Bar Opinião em Porto Alegre receberá no seu palco um músico tradicionalista gaúcho para evento de música gaúcha: João Luiz Corrêa & grupo Campeirismo.

Será amanhã, 11 de dezembro:




O Bar Opinião fica na rua José do Patrocínio, 834, bairro Cidade Baixa em Porto Alegre.

Épico e histórico.

Parabéns ao Bar Opinião pela iniciativa e pluralidade e ao João Luiz por ser agraciado pela oportunidade primeira.


***

Antes disso, contudo, João Luiz Corrêa & grupo Campeirismo animam, hoje, a última Terça Gaúcha do ano na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande:



É fandango de casa cheia.


***

E no CTG Independência Gaúcha, em Esteio, no dia 12 tem a última QUINTA GALPONEIRA do ano. 

Animação do grupo Tchê Garotos.


***

Frio de outono em pleno dezembro?

Que mundo véio virado!


Abraço e boa semana a todos.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Encontros

 Restaurantes, bares, botecos e afins nesta temporada ficam cheios ao natural. Encontros e despedidas de mais um ano que finda e a tentativa de demonstrar para si próprio e os demais que, enfim, todos venceram.

Ainda que seja muito mais por pura ilusão que realidade. Mas, e daí?

O que importa mesmo é a confraternização. E a esperança dum melhor ano vindouro.


***

Sábado (7) tem jantar baile de formatura no CTG Tropeiro das Coxilhas em São Leopoldo. 

A animação é com Moisés Oliveira & Vozes do Campo.


***

Também, no sábado, tem jantar baile de formatura no CTG Terra Nativa, em Novo Hamburgo. 

Animação é de Paulo de Souza & grupo.


***

E no CTG Sentinela do Pago, em Sapiranga, a história é a mesma: jantar baile de formatura.

O fandango é por conta do grupo Os Filhos do Rio Grande.


***

Na próxima terça-feira, 10, tem João Luiz Corrêa & Campeirismo na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.


***

Mas quinta-feira, 12, tem Tchê Garotos no CTG Independência Gaúcha em Esteio.


***

Jorge Guedes e Família Guedes passarão a trabalhar de forma individual a partir de 2025. 


***

O cantor Paulinho Dill, da banda Os Atuais, segue em recuperação do acidente sofrido no mês de novembro.

Entretanto, não há previsão ainda do seu retorno aos palcos.

Nossa estima de pronta recuperação!

***


O contrabaixista e cantor Renato Silva, o Renatão, não faz mais parte do grupo Os Mateadores.

Sucesso a ambos nos próximos projetos.

***


Por falar em projeto, tem um novo na praça: Zé Leandro e Grupo Chamarra


Sucesso!

***


Novidades de agenda ou assuntos pertinentes, voltamos.

Abraço e bom final de semana a todos.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Saber viver

 O último mês do ano é sempre propício a reflexões. Eu já fiz muitas delas por aqui, muitas vezes falando de particularidades da minha vida pessoal e o mais incrível, que possa parecer, é que a maioria das coisas que já sugeri e preguei eu não pus em prática para eu mesmo.

O principal de tudo é saber viver. A vida é curta e a rigor deveríamos aproveitar ela como se cada dia fosse o último.

Mas acontece que ninguém faz isso. Eu não faço isso, ao menos.

Vejamos, não consigo tirar umas férias de verdade há quase uma década. No meu caso virei refém da minha profissão. Alguns tantos o são. Outros são reféns do sucesso ou da ânsia por ele; essa necessidade da sociedade atual de ter status e ter mais que o vizinho. Aparecer e fazer transparecer a glória. Outros são reféns da própria pressão familiar pelo sucesso, comparações em ambiente interno e, algumas vezes, para seguir determinado legado. 

Tudo que eu disse acima acontece muito. Comigo ou com qualquer um de nós.

Mas, ainda assim, a vida segue sendo curta e deveríamos aproveitar cada dia como se fosse o último. Ou entendemos isso, ou será tarde demais. Pois um dia realmente será o último.

Ou eu entendo isso, ou será tarde demais. Pois um dia realmente será o último.

Da vida e suas reflexões, umas parecem muito mais conselhos que todos deveríamos seguir. Mas aí vai de cada uma saber o que pretende para si próprio: viver ou sobreviver?

Se decida, segure a mão de Deus, e vá!



Boa semana a todos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Findou novembro

 Não é porque o final do ano se aproxima que a gauchada pensa somente em natal e festa da virada. Por aqui ainda é tempo de rodeio e não faltarão ginetes e amantes do laço para atirarem as cordas e fazerem levantar o poeirão deste Rio Grande.

Na Balança, em São Chico, tem o 39º Rodeio Estadual, com provas  artísticas e campeiras.

E na parte musical, destaque é hoje (29), com baile com o grupo Manotaço.


E no Vale dos Sinos, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, também na sua 39ª edição, tem o Rodeio Estadual da entidade. 

Provas artísticas e campeiras. Não há programação oficial de fandango.


Afinal, é sempre tempo de rodeio.

***

Sábado (30), no CTG Tio Lautério em São Leopoldo, tem baile de formatura com Moisés Oliveira & Vozes do Campo.
***

Por falar em Moisés Oliveira & Vozes do Campo, o músico de São Leopoldo lançou hoje a regravação da música "Tando Mais ou Menos Tá Louco de Bom", que foi sucesso nas vozes de Xirú Missioneiro e Os Monarcas.

***

Assim no Osso do Peito:



***

Chove ou não chove?

Bom final de semana a todos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Dia do Músico

 Hoje é DIA DO MÚSICO, daquele profissional que leva alegria, emoção e paz para todas as pessoas.

Afinal, quem não gosta de música, não é verdade?

Hoje é DIA DO MÚSICO, daquele que faz dessa profissão um meio honesto de vida e, ainda assim, sempre tem que ouvir: tu é músico e mais o quê?

Hoje é dia daquele que veio ao mundo para contagiar e somente levar felicidade.

E dos tantos dias que passei em cima do palco, só tenho boas lembranças da época que o sorriso rolava fácil, quando era ladeado por grandes músicos e quase tudo era divertimento.

Foram grandes momentos.

Aos Nobres Colegas desta abençoada profissão, ainda que de minha parte a carreira esteja suspensa, um FELIZ DIA DO MÚSICO!

***

Amanhã (sábado) tem fandango com o grupo Tchê Guri no CTG Querência de Nova Hartz.

***

Por falar em Tchê Guri, o ônibus da banda se envolveu em incidente quando estava sendo rebocado de Araranguá/SC para Porto Alegre.

Apesar de músicos estarem no veículo, foi mais um susto e danos materiais de pequena monta, conforme referido pelo líder da banda Lê Vargas.

***

Na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, também no sábado, tem fandango de formatura com jantar. Animação do Grupo Batendo na Marca.

***

Na serra Gaúcha tem nesta sexta-feira (22) tem Grupo Matizes em Caxias do Sul; e Os 4 Gaudérios e Batendo na Marca em Lajeado Grande (São Chico).

No sábado (23), tem Moisés Oliveira & Vozes do Campo em São Marcos.

***

Pela volta, sábado (23) tem grupo Surungaço no DTG Camboatá - sede campestre da Sociedade Atiradores, em Novo Hamburgo.

***

Havendo alguma atualização de agenda, voltaremos.

Abraço e bom final de semana.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

República ou monarquia?

Hoje, 15 de novembro, comemora-se do dia da proclamação da República do Brasil; em verdade o dia tem valido muito mais pelo feriado do que pelo motivo propriamente dito. Nisso, alguém há de levantar o questionamento: e se tivéssemos mantido a monarquia, seria melhor?

Pouco se vê, nos nossos dias atuais, acerca da monarquia. O maior exemplo é o do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Canadá e Nova Zelândia – esqueci de algum?), onde agora temos na figura do Rei Charles, o monarca. Contudo, a monarquia tem ganhado destaque muito mais por casamentos, natalidade ou escândalos, do que pelo desenvolvimento do regime. É um regime que caminha para extinção. 

Mas é pior que a república?

O regime republicano, em tese, é mais democrático que a monarquia. Na república, o povo tem direito, pelo voto, a escolher o seus representantes. Isso não é capaz, porém, de garantir um governo do povo, para o povo e pelo povo. O nosso país, infelizmente, é um exemplo disso. Escolher os nossos representantes não tem contribuído muito com o desenvolvimento do país, haja vista que a corrupção e o ineficiente serviço público não estão sendo combatidos, como se deveria realmente, por aqueles que elegemos. 

Por força da Constituição de 1988, em 1992 (salvo engano) fora realizado um plebiscito onde nós brasileiros pudemos escolher pela mantença da república ou a volta da monarquia. Mantivemos o regime mais democrático, diante da escolha direta de representantes o que, aparentemente, mostrou ser a melhor escolha.

O problema é que, a cada dia que passa, a nossa república da maiores exemplos que aqui é a “república das bananas”. Não se pode afirmar que se fossemos regidos por um Rei (e um 1º Ministro) estaríamos em melhor situação. O problema mesmo está em nós mesmos e na dificuldade de, enfim, tornarmo-nos um país sério. Ainda privilegia-se o futebol, carnaval e outras futilidades, em detrimento do melhor serviço público, da menor carga de impostos e do combate à corrupção.

Logo, não há regime que resista. 

É necessário uma discussão aprofundada acerca do nosso futuro e aonde vamos parar. Ouço (e vejo) os políticos do momento falando disso e criticando aquilo. Para mim, são todos muito fracos para aquilo que o país precisa. Já não se tem mais um Getúlio Vargas, um Jango, um Juscelino e um Brizola. Falta candidato com espírito Caudilho, com fibra e coragem para governar sem se arreganhar para o congresso nacional. 

Aliás, por falar nisso, precisamos de regime bicameral? Pois é.


Em dois, só a política atual e a história do "nós contra eles".

Para comemorarmos, efetivamente, o dia da Proclamação da República, antes de tudo, precisamos ter a consciência que o Brasil não vai para frente enquanto as pessoas acharem que dividir o país em esquerda e direita é a solução.

Vos digo que não é.

***

O Rolantchê, tradicional rodeio de Rolante, já está em atividade desde ontem, na terra natal de Teixeirinha.

Na parte dos fandangos, destaque para o show hoje (15), com o grupo Tchê Garotos.

O evento vai até domingo, às margens da 239 próximo ao primeiro trevo de acesso a Rolante.

***

Promessa de muitos carros rumando ao litoral. Motoristas terão de ter muita paciência.

Bom feriadão a todos.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Lomba em dose dupla

 A tradicional terça gaúcha da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, agora na média de uma vez por mês, ocorrerá hoje e em dose dupla:


***

Como já é sabido, ontem em o cantor da banda Os Atuais, uma das bandas de maior história dentro do bailão, sofreu um grave acidente de automóvel e desde então está hospitalizado na cidade de Santa Rosa.

A situação é bastante delicada.

Toda nossa oração e nossas preces pelo grande Paulinho Dill:



Muita força Paulinho, familiares, amigos e companheiros da banda Os Atuais.

Com a graça de Deus tudo vai passar e logo Dill voltará aos palcos dos Reis do Bailão.


Abraço a todos.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Pelo Sadi Sonorizações

 O meu filho Bernardo tinha cerca de vinte dias de vida quando toquei um fandango com o grupo Som do Pampa debaixo de um lonão na cidade de Nova Santa Rita. Era um Acampamento Farroupilha e tinha chovido ao longo do dia; e o movimento em torno daquele lonão estava fraco. Umas quinze pessoas, se muito.

Sempre muito contrariado a começar fandango com tão pouca gente, lembrei de um fandango que toquei anos antes no rodeio da cidade de Ivoti, quando fui convencido que ouvindo a música o povo ia vir pro baile dançar. Serviu para Ivoti e serviu para aquela noite em Nova Santa Rita. Vivendo, escutando com humildade, e aprendendo.

Uma hora depois, não tinha mais espaço para ninguém. Grande fandango.

Lembrei desta história, pois naquele baile a sonorização foi do amigo Sadi, uma grande figura, sempre muito solicito e educado para com nós músicos. Era ele e mais um companheiro (que lamentavelmente esqueci o nome). Trabalho impecável. Parte do sucesso eu dedico à qualidade do seu trabalho e seu equipamento.

Sadi que agora está enfrentando aquela doença maldita.

Mas por ser um cara gente boa, vai ser auxiliado por muitos colegas - de diversos segmentos, amanhã, na Sociedade Ipiranga, em São Leopoldo:



Naquela noitada, há pouco mais de 09 anos, foi a ultima vez que toquei um fandango com o trabalho dedicado do Sadi.

Ele seguiu e eu logo após parei. 

Se volto um dia, não sei, mas se acontecer, ficaria muito feliz de estar enxergando do outro lado da sala o Sadi - com saúde - cuidando do som com o talento de sempre.

Força, Sadi! Deus irá te abençoar e essa tempestade vai passar.


Todos caminhos, amanhã, nos levam a São Leopoldo. Pelo Sadi Sonorizações...

 

sábado, 2 de novembro de 2024

Sempre o vento...

 ... de Finados. Aliás, Finados sem vento não é finados. Já abordei o assunto por aqui mais de uma vez. Sequer vou adentrar no mérito da importância da data, afinal, não é feriado por acaso. Ainda que neste ano seja num sábado. 

Mas também, é verdade, cabe a cada um decidir o que lhe importa. E não o fato de ser feriado.

Quanto a questão do vento, não sei se há uma mística em torno do tema, se os mortos transitam mesmo por aqui por estes dias, mas, na dúvida, assista ao filme de animação chamado "Viva - a vida é uma festa". Além de restar nele uma excelente lição de vida (e da morte), serve para criar uma ideia (em perspectiva) de como poderia ser a questão (afinal, vivemos muito mais em dúvida que na certeza), além de ser um excelente filme como um todo.

O filme retrata toda uma questão cultural no México, é bem verdade também, mas no mínimo nos serve para entretenimento.

E se a vida é uma festa, aproveite isso e viva a sua bem, respeitando quem já foi. 

Dúvida não há, todavia, que vivemos aqui é de passagem. E é esse contexto do tempo, que quis abordar também. Até para não tornar o tema do vendo de finados piegas, requentando a cada ano por aqui.

Dei-me conta, felizmente sozinho, que as complicações da minha vida na grande maioria do tempo são patrocinadas por mim mesmo. Logo, fui e continuo sendo um tolo.

Lembro, sempre nesta época, da minha admiração por Érico Veríssimo e sua obra, ele que falava do "vento de finados" e retratou disso como ninguém em seus livros, sem transformar em festa.

Em suma, finados é muito para poucos e muito pouco para muitos.


Como for melhor ultrapassar o dia de finados para você é o que importa.

Nunca gostei de vento, ainda que seja o vento que conduz o tempo.

Daí o tempo e o vento...

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Findou outubro

 Portas cerrando para mais um mês do já quase finado ano de 2024, tenho notado algo que sempre me preocupou bastante na vida adulta: a falta de perspectiva das pessoas para com a vida.

Há algum tempo a sociedade, cada vez mais subjetiva, vêm tão somente "sobrevivendo", tentando achar forças para conseguir suportar um dia após o outro.

Mas isso tem piorado.

Vejamos que nem mesmo a sanha do comércio tem aflorado, eis que já estamos adentrando no penúltimo mês do ano corrente e sequer esboço do natal se vê por aí. Todo mundo, de certa forma, está desanimado para com os dias que vem.

E a culpa não é desse ou daquele, mas talvez dos rumos que o mundo vem tomando, cada vez mais simplório.

Findou outubro e se espera para novembro, ao menos, um pouco mais de animação de todos.

***

Algumas cidades, passadas as eleições, resolveram fazer obras que eram importantes desde o início da gestão, porém, somente agora.

Qual a razão?

***

No domingo (03) a comunidade de São João do Deserto em Lomba Grande/NH faz festa em honra a São João Batista.

Na parte musical tem as bandas Destaque Nacional e Tchê Chaleira.

***

Todo mundo que subiu nos palcos da região metropolitana nos últimos 25 anos, pelo menos, conhece o Sadi Sonorizações. Uma pessoa gente boa que agora passa pelo tratamento daquela doença maldita e precisa do apoio de todos:



***

“No creo en brujas, pero que las hay, las hay” 

Mas aí tentar transformar o halloween americano em cultura brasileira é forçar muita a barra né...


Cada um no seu quadrado.

Findou novembro e que chegue com o "vento de finados".


Abraço a todos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Essência da Tradição

 Tenho uma relação de carinho para com o CTG Essência da Tradição, no bairro Canudos em Novo Hamburgo, eis que foi naquele galpão - há quase duas décadas, que dei início à minha relação profissional com a música.

Desde lá foram muitas penhas, fandangos e bailantas naquele palco sagrado.

Pois, amanhã (26), tem grande jantar baile em comemoração aos 28 anos da entidade, com aquele churrasco de fundamento e depois um fandango de marca maior com o grupo Som do Sul.

Parabéns, CTG Essência da Tradição e vida longa!

***


No CTG Gaudérios da Saudade, em Estância Velha, sábado (26/10) têm jantar baile animado por Moisés Oliveira & Vozes do Campo.


***

O Grupo Matizes estará pela região neste final de semana.

Sábado (26), no CTG Domadores do Rincão em Sapucaia do Sul.

Domingo (27), nos Clubes Chardonay e Panela Velha em Caxias do Sul


***

A próxima Noite Gaúcha da Lomba Grande será dia 12 de novembro e a bailanta será por conta do grupo Portal Gaúcho.


***

Outrora destacado e hoje já sem o mesmo sucesso, infelizmente, o Sarau da Prenda Jovem ainda não se perdeu.

No dia 30 de novembro o CTG Chama Nativa de Esteio promoverá o seu Sarau de Prenda.

Parabéns à patronagem pela iniciativa.


***

O cantor conhecido como Xirú, que estava na banda Coração Piratta, é o novo vocalista do grupo Garotos de Ouro.

Lembrando que ele chega para substituir o cantor Zé Leandro.

Sucesso a todos!


***

Qualquer novidade de agenda, voltaremos.


Abraço e bom final de semana a todos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Chasque

 Cruzamos a metade do mês de outubro, sem muitos assuntos relevantes e com todo mundo já tendo esquecido de eleições municipais e, o principal, em quem votou.

Já vi alguma coisa de enfeites de natal, ainda que até nisso as coisas tem sido mais comedidas ultimamente.

E quanto aos fandangos, ao menos pela região, tudo meio parado.

A tônica do que tem sido os últimos anos por aqui, enfim.


***

Hoje (18) tem o Já tradicional BAILE DO HOSPITAL que promovem os quatro CTG's de Estância Velha com a renda revestida ao Hospital da cidade.

Neste ano o evento será no CTG Estância do Campo Grande e na parte musical terá atrações diversas.


*** 

Hoje, sexta feira, tem Os Monarcas em Porto Alegre, no DTG Chamada da Tradição

Domingo(20), tem Os Monarcas em Caxias do Sul, no Clube Calhambeque.


***

Amanhã (sábado) tem grande baile no CTG Pedro Serrano, de Sapiranga, com animação do grupo Tchê Guri.


***

Sábado (19) tem jantar baile no CTG Esteio da Tradição, em Esteio, com  Moisés Oliveira & Vozes do Campo.

Já no sábado (26) tem Moisés Oliveira no CTG Gaudérios da Saudade, em Estância Velha.


***

O cantor Zé Leandro não faz mais parte do elenco do grupo Garotos de Ouro, conforme comunicado do próprio nas redes sociais.

Do lado da banda que nasceu em Cruz Alta, nem manifestação sobre a saída de Zé Leandro e muito menos de quem será o novo vocalista.

Qualquer novidade, anunciaremos por aqui.


***

Embora seja sobre o mundo do bailão, ressonou entre toda classe a divergência entre o cantor Vanderlei Rodrigo - o rei da Katchaca, e o cantor Wagner Schneider/Corpo & Alma.

Não me cabe julgar nada e nem ninguém.

Mas, acredito que ambos acabam perdendo com esta história toda.

Que tudo se resolva em breve, pois a história do bailão passa por estes grandes artistas.


***

Amanhã é dia de ganhar.

Abraço a todos.


terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professores

 Sou filho de professora; neto e bisneto também. Nunca duvidei que a educação deveria ser a prioridade neste país e, ainda que a Constituição Federal determine que um quarto do orçamento tenha este destino, não estamos melhorando a qualidade do nosso ensino, apesar do esforço e do talento dos professores.

Sem os professores, afinal, tu seria ainda pior.

Encontrei dias atrás um texto aqui que publiquei em 2010. Não lembrava dele, afinal já são quase 1500 por aqui. Mas é sintomático. Não sei a origem, infelizmente, pois na oportunidade não fiz a necessária referência, mas se descobrir corrijo este e o mais antigo prontamente.

Apenas atualizei as datas (mesmo porque nada mudou para melhor):


"A EVOLUSSÃO DA EDUCASSÃO (DOEU)"


Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei a balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1.. Ensino de matemática em 1950:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2020 vai ser assim: Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é, especial ou de qualquer outra minoria  não precisa responder)
(  )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...???"
Em 2019 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...???"

***

Tudo só não está pior pois os professores seguem mesmo hoje em dia brigando só com o cabo da adaga, lutando contra o empobrecimento e a banalização da educação.

Professores são e sempre serão heróis sem capa.

Parabéns a todos pelo seu dia.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Aniversário do Sangue Nativo

 Uma das instituições que toquei muitos fandangos e sempre fomos muito bem recebidos, pela patronagem e pela comunidade, foi o CTG Sangue Nativo, de Parobé.

Por um período as invernadas artísticas ainda se apresentaram ao som de músicas a qual figurei com um dos compositores.

Pois bem.

O CTG Sangue Nativo promove neste sábado (12), um jantar baile em alusão aos seus 39 anos de serviços prestados a cultura gaúcha.

A animação do fandango é por conta de Moisés Oliveira & Vozes do Campo.

Grande fandango.

***

Amanhã é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Não vou adentrar no mérito de crença de ninguém, afinal, cada um acredita no que quer acreditar.

Mas o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o segundo maior do mundo no contexto católico e isso tem que ser respeitado.

Assim como a fé das pessoas em torno da Santa.

***

Amanhã também é Dia das Crianças.

E não poderia deixar de fazer uma referência a minha criança:



 

Não para de crescer, é verdade, mas será sempre a minha criança.

A melhor delas.


Feliz Dia das Crianças para todas. As que são ainda e as que serão para sempre.

Bom final de semana a todos.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Os Farrapos na Lomba

 Hoje é noite de Terça Gaúcha na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, evento tradicional seja na parte musical ou naquela "bóia" de fundamento para deixar o gaudério aprumado pro fandango:



***

Imperioso manifestar aqui nota de lamento pelo sinistro ocorrido no CTG Querência, de Canela, que foi totalmente consumido pelo fogo na última sexta-feira (04/04).

Uma das entidades mais tradicionais, o CTG Querência resguardava um pedaço da história do tradicionalismo na serra gaúcha e foi palco de grandes fandangos e inúmeros e destacados eventos artísticos.

Uma lástima!

***

Encerrado o processo eleitoral, quero parabenizar os vencedores, seja na cidade onde sou eleitor e nas demais em que convivo.

Que tenham serenidade e sorte para cumprirem suas propostas e fazerem o que o povo realmente espera e precisa.

***

Mais um pleito com altíssimo índice de abstenções, com o agravante de que não houve uma pandemia desta vez. 

Para mim o sinal de alerta está bem mais do que claro.

***

Encerrou setembro e as agendas de fandangos no Rio Grande como um todo já começam a escassear. 

***

Algumas novidades da música gaúcha na próxima sexta-feira.

Até lá e um abraço.

sábado, 5 de outubro de 2024

O poder do cidadão

 É chegada a hora de mais uma vez exercermos nosso poder de cidadão neste país. Neste pleito elegemos Prefeitos(as) e Vereadores (as). Desde a redemocratização, já tivemos alguns processos eleitorais municipais), e eu pergunto para você cada eleitor, cada eleitora, também leitores deste blog: o que mudou de lá para cá? Seus eleitos fizeram alguma coisa por você? Enfim, entrar neste tipo de discussão não trará resultado prático algum certamente.


O que nos resta é olhar daqui para frente. O passado já foi feito, o presente está sendo construído (aqui não entramos no mérito se bem ou mal) e o futuro, bom, neste caso específico, só depende de nós mesmos. Somos nós que decidimos e mais ninguém. Tomados por uma serenidade infinda na hora de depositar o voto na urna eletrônica e exerceremos nosso poder de cidadãos no processo eleitoral mais democrático do mundo. Agora, é torcer para que o nosso próprio povo tome consciência da importância que isso tudo representa para o desenvolvimento da nossa sociedade.


E para tanto, o que devo fazer neste momento é pedir a cada um de vocês caros leitores e leitoras, que aproveitem este tempo que resta até as 8hs de domingo próximo para refletir na escolha dos seus candidatos. Não se iludam com propostas mirabolantes, e procure escolher vereadores (as) que vão realmente fazer alguma coisa por nós. Lembrem-se, representar o povo não é profissão. Desconfiem daqueles que já estão lá a dois, três mandatos (ou até mais) e vem para o rádio, televisão e palanque eleitoral pregar renovação. Enfim, é chegada a hora de exercermos nosso poder de cidadão. Esse é um dos únicos momentos que nós temos para exercer nossa superioridade. Uma escolha equivocada pode fazer com que fiquemos mais quatro anos esperando por coisas, que convenhamos, dificilmente vão vir.


Lembrem-se amigos e amigos, que a realidade é sempre tão mais cruel do que realmente imaginamos.


Bom voto a todos.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Findou o mês farroupilha

 Findou o mês de setembro, com a graça dos festejos farroupilhas. E setembro vai fechando suas porteiras e deixando um legado de alegria e companheirismo do povo gaúcho em torno da nossa tradição e da nossa música regionalista. 

Não há o que se queixar, garanto-lhes.

Mas quando outubro chegar, logo amanhã, não podemos esquecer que a tradição não termina, mas, sim, vai se renovando para que novas gerações mantenham ela viva e altiva.

E é assim que tem que ser.

Findou setembro mas o ideal farroupilha nunca se finda.

Seguimos por diante!

E que venham muitos e muitos fandangos.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Novos tempos, mesma virtude!

 O resultado na nossa Revolução Farroupilha, que para mim foi vitorioso, fora fruto de uma peleia que se dera em razão do arrocho submetido pelo Império em desfavor da província, quer no campo político como também no econômico. Em não detendo outra alternativa, os Gaúchos declararam a revolução e surgiu então a República Riograndense.

Povo de virtude!

Guardadas as devidas proporções, obviamente, vivenciamos agora algo parecido, com o Rio Grande do Sul vivendo tempos sombrios, tendo dinheiro a receber da União e mesmo assim, pedindo esmola para pagar dívidas ou deixar de pagá-las. Ou agora para reconstruir nosso Estado... 
Não estou com isso isentando a culpa do atual governo do estado ou dos seus anteriores. Mas faz tempo que vivemos tempos de submissão? Onde anda a virtude de nossos governantes e representantes?

Onde anda a virtude do nosso povo atual?

Pois nos tempos novos, muito se vê que ainda não esquecemos das nossas origens. Passamos por um dos momentos mais periclitantes da nossa história há menos de 5 meses, e cá estamos nós, novamente, de cabeça erguida. Ajudamos muita gente e seguimos ajudando. Reconstruímos muita coisa e seguiremos assim. Fomos e sempre seremos Gaúchos de fibra e de raça.

São novos os tempos, mas a virtude é a mesma.

A Revolução Farroupilha, o nosso 20 de setembro - hoje comemorado com galhardia, deve servir sim de estímulo e de obrigação para que levantemos novamente a bandeira da virtude, da indignação; para que façamos o nosso brio falar mais forte.

Afinal, somos Gaúchos! Nunca estaremos mortos enquanto pelearmos.

Então, que sigamos à peleia!

Viva a Revolução Farroupilha!
Viva o 20 de Setembro!
Viva o Rio Grande!

***

TCHÊ AGENDA:


ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE SAPIRANGA (Parque Imigrante):


***

5ª TROPEADA DE CAMPO BOM 


Sexta-feira 20/09 – Quarteto Coração de Potro (CTG Guapos do Itapuí)
Sexta-feira 20/09 – Grupo Chão Gaúcho (CTG Guapos do Itapuí)

Sábado 21/09 – Os Serranos (CTG Palanques da Tradição)

***


FESTEJOS FARROUPILHAS DO PARANHANA (sede campestre CTG O Fogão Gaúcho - Taquara)



Sexta-feira 20/09 – Marca do Tempo

Sábado 21/09 – Gabriel Ferraz
Sábado 21/09 – Grupo Cambona


***

SEMANA FARROUPILHA DE PAROBÉ (DTG Azaléia)



Sexta-feira 20/09 – Balanço do Tchê

Sábado 21/09 – Tchê Chaleira
Sábado 21/09 – Luis Moreira & Grupo

Domingo 22/09 – Tchê Barbaridade


***

59ª RONDA CRIOULA DE SÃO CHICO (CTG Rodeio Serrano)


Sexta-feira 20/09 – Os Mirins

Sábado 21/09 – Os Tiranos

***

ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE PORTO ALEGRE (Parque Harmonia):


Sexta-feira 20/09 – Luiz Marenco
Sexta-feira 20/09 – Maria Alice
Sexta-feira 20/09 – Pedro Ernesto

Sábado 21/09 – Guri de Uruguaiana
Sábado 21/09 – Nelcy Vargas
Sábado 21/09 – Leandro Berlesi & Grupo Buena Parceria
Sábado 21/09 – Pirisca Greco
Sábado 21/09 – Capitão Faustino
Sábado 21/09 – Sandro Coelho 

Domingo 22/09 – Elmer Fagundes
Domingo 15/09 – Eco do Minuano & Bonitinho
Domingo 15/09 – Grupo Tagarrado

***

Sábado (21) tem Moisés Oliveira & Vozes do Campo nos Festejos Farroupilhas de Portão.

***

E viva o 20 de Setembro!
Viva o Dia do Gaúcho!

Abraço e bom final de semana.