sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Mito Bertussi

Esta postagem deveria ter sido feita nas semanas que passaram, tamanha a importância que o fato tem para a cultura Rio Grandense e o nosso tradicionalismo. Foi inaugurado no último dia 27/04/2008, na localidade de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva (antigamente a região pertencia a São Francisco de Paula) – Caxias do Sul-RS, o MEMORIAL OS BERTUSSI, dentro da fazendo da família.
Um grande monumento para uma grande dupla. Adelar e Honeyde Bertussi abriram caminhos para nossa autêntica música gaúcha em meados da década de 1950, mais precisamente no ano de 1955. Levaram a todo o Brasil a nossa autenticidade regional abrindo portas para o gauchismo romper fronteiras. Trabalharam juntos até o ano de 1966, e depois cada um seguiu o seu caminho, mas sempre mantendo a essência da música Bertussi.
Hoje, infelizmente, não temos mais o talento de Honeyde Bertussi junto de nós, mas o Adelar segue firme na luta pela nossa verdadeira tradição. Em cada rancho que chega e em cada galpão de CTG que toca, entra dando um Oh de Casa emocionando a todos com sua gaita, sua alegria e sabedoria. Certamente a história da música regionalista do Rio Grande do Sul, passar pelo antes e pelo depois dos Irmãos Bertussi.

O texto é curto, mas com escrito com alma. A semana foi agitada e a inspiração bem escassa. Tentei trazer imagens para vocês, mas infelizmente elas não me foram liberadas pelo site dos Bertussi.
Portanto quem quiser dar uma olhada, é só acessar:

www.osbertussi.com.br e ir no menu Fotos.

Forte abraço a todos e um bom fim de semana.

Nenhum comentário: