sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quando gritaram catarina...

No momento em que começo a escrever este texto, ainda na quinta-feira, recupero-me da viagem de retorno do litoral, após aguns dias de vida litorânea. Recordo-me que dá última vez que estive no vizinho estado de Santa Catarina escrevi um texto na volta entitulado “Bateu a saudade do pago” tratando de reforçar o meu amor pelo Rio Grande e deixar claro algumas, digamos, “carências” existentes além das fronteiras do Mampituba. Não vou fazer uma auto-crítica em referência ao texto passado, não, apenas tratarei de escrever agora tendo como ponto fundamental todos os encantamentos e as qualidades pertencentes ao estado vizinho. O povo Catarinense tem sim uma pontinha negativa contra o Rio Grande do Sul, porém, ela é bem menos que a existente no resto do Brasil. De uma forma geral, os catarinas gostam de nós, do nosso estado e assim sendo, convivemos na mais absoluta harmonia tanto que, somos o principal instrumento de fomento comercial da unidade federada vizinha nesta época do ano. O gaúcho é um apreciador do litoral catarinense, e, acima de tudo, sabe como poucos valorizar cada centímetro de beleza existente nas praias do nosso irmão mais mais novo. Ah tchê!, e como são belas as praias de Santa Catarina...

Gostar do litoral catarinenese não necesssariamente representa um desgosto perante ao nosso litoral aqui do pampa. São características diferentes. Além da beleza, Santa Catarina é rica em enseadas, principalmente acima de Laguna, o que deixa o mar mais calmo chegando a alguns lugares ser facilmente confundido com uma lagoa. No Rio Grande, podemos destacar a beleza incondicional de Torres além de praias com grandes faixas de areia e mar aberto, tornando-o mais revolto e perigoso. Não passarei aqui a comparar agora as diferenças e semelhanças entre ambos, pois, não é a idéia principal deste texto. Vamos destacar as boas coisas percebidas no litoral catarinense, então. Uma coisa que o litoral de Santa Catarina sempre teve foi foco. Desde quando me entendo por gente e vou para lá, noto que as praias municipalizadas sabem explorar suas belezas naturais de forma a transformar a vocação turística em carro chefe da economia. Há investimentos na área de infra-estrutura, informações turísticas e o comércio é muito bem desenvolvido. A única ressalva que faço quanto ao comércio, é que comerciantes e atendentes ainda precisam aprender melhor no trato com seus usuários. E a comida? Bom, para um apreciador da comida gaúcha gostar de outra é muito difícil, mas, vamos lá. O grande defeito da comida catarinense é a falta de tempero. Os restaurantes têm peixes de excelente qualidade, porém, na minha concepção pouco temperado principalmente no quesito: sal. Ainda que assim seja melhor para a nossa saúde, prefiro peixe e qualquer outra comida com o condimento frente a falta do mesmo. Aliás, gosto bastante de peixe, todavia, não há nada como um bom churrasco. Feito por gaúcho, é claro.

Enfim, meus caros, creio que consegui manter-me o menos crítico possível. Cada região brasileira tem características próprias, fazendo deste país um micelânea em face a extenção territorial de nossa nacionalidade. Sendo assim, concluo que não devo criticar um defeito daqui ou dali, mas sim, enaltecer as qualidades de cada lugar. Problemas todos tem, e a fonte destes deve ser muito bem analisada antes de enaltecer a crítica. Então minha gente, eu vou tentar a partir de agora evitar ao máximo criticar toda ou qualquer região deste país. Sou gaúcho, tenho orgulho disso e tenho certeza que o Rio Grande é o melhor lugar para se viver. Têm história, tradição, cultura e um povo gentil, bravo e sem luxo. Os catarinas certamente terão seus exemplos para enaltecer o seu estado, assim como paranaeneses, paulistas, fluminenses, mineiros, baianos e, enfim. Cada um puxará brasa pro seu assado, o que é o natural. Agora, vamos ser sinceros né: o assado gaúcho é o melhor de todos porque não há nada igual a um churrasco gaúcho. Ahh tchê, o que falar duma costela gorda pingando sob um fogo de chão velho matreiro? Não há o que falar. Só provando para saber como é bom.


Carnaval? Devo falar dele na segunda-feira.

Forte abraço a todos e um bom final de semana.

Nenhum comentário: