sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A resposta do Luiz Cláudio

A sinceridade é um valor que faço questão de fomentar. Algumas vezes sou até criticado por ser "sincero demais", contudo, prefiro manter-me veradeiro a corroer-me pela inércia. E é desse jeito que me posiciono acerca das questões do cotidiano, quer tradicionalistas ou não, independente do tamanho da polêmica que possa ser formada. Quando fora anunciado por alguns músicos, o abandono do Tchê Music e a volta à nossa bombacha, críticas fervorosas surgiram. Alguns chegaram a taxar de "jogada de marketing", termo, aliás, bastante usado pelo meio artístico na atualidade. Eu, do contrário, apoiei. Não só apoiei como fiquei feliz. Pois dia desses o amigo Luiz Cláudio, cantor e líder d'Os Garotos de Ouro - além de um baita compositor, "respondeu" aqui no blog acerca do meu posicionamento:

"Olá meu caro!
Muito apropriada sua colocação, realmente, em julho de 2009 resolvi retomar a Bombacha com a Tribodavaera, logo depois fui procurado pelo Diário Gaúcho afim de falar a respeito: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,0,2687912,Sera-que-e-o-inicio-do-fim-da-tche-music-.html , com isso houve vários comentários, a favor e contra : http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,0,2689908,Sem-rotulo-nem-bombacha.html e depois respondi a um questionário dos leitores: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,0,2740643,Apos-sair-da-tche-music-Luiz-Claudio-nao-foge-da-polemica.html .Porém, veja como é a vida da gente, recebi uma proposta justa do Garotos de Ouro, mas para assumir à frete do Grupo, por imposição da gravadora, na época o perfil do Garotos teria que seguir como estava, porém, me foi permitido preparar um Projeto 100% campeiro, com músicas inéditas, assim eu poderia cantar as músicas que continuara escrevendo e passando para colegas gravarem, cumprir minha promessa com meu povo e ainda executar uma parte do plano que eu havia traçado. Agora, dois anos depois, consegui a oportunidade pela qual lutava desde que entrei no Garotos de Ouro, onde sou Sócio, voltar a usar a bombacha, pelos meus fãs, pelos fãs do Garotos e por mim mesmo. Estou feliz e no que depender de mim, o Garotos de Ouro seguirá pra sempre de bombacha. Para sacramentar a Retomada, compramos a capa da revista Starshow 2012, onde vamos sair de bombacha, no nosso site já aparecemos com elas: www.garotosdeouro.com.br , nosso novo CD sai em Dezembro, pela Gravadora Vertical com uma capa maravilhosa, de Bombacha. Diante disso fica claro que a retomada da Pilcha como traje oficial, para o Garotos é fato e não apenas um projeto.O repertório de Bailes é nos moldes daquele que você viu lá no Lomba. Um fraterno abraço, fiquei muito feliz quando encontrei este assunto em seu blog. Acesse, por favor, meu facebook luiz cláudio II, ou envie um e-mail para contato@garotosdeouro.com.br, para que possamos nos aproximar e eu assim lhe passar todas as informações sobre nossa trajetória daqui para a frente.
Luiz Cláudio

Garotos De Ouro


24 de outubro de 2011 15:38"




***



Bueno gauchada, primeiramente gostaria de agradecer ao Luiz Cláudio pelo comentário e pela "audiência" que está dando ao Blog do Campeiro. No 'más', independente das palavras elogiosas do Luiz Cláudio, sigo com o meu pensamento, afinal, palavra dada é palavra cumprida. O retorno d'Os Garotos de Ouro aos palcos de CTG (aliás, soube que estarão no início de dezembro animando o baile do Rodeio de Lomba Grande - NH), de bombacha, deve ser visto com alegria pela comunidade tradicionalista. É um filho que volta às origens. O mesmo vale para Tchê Barbaridade e outros tantos. Ademais, motivos para festejar não faltam: ganha a nossa música , ganha o Rio Grande pelo talento e é claro, ganha a nossa tradição.



Forte abraço a todos.

Bruno Costa - Campeiro




Um comentário:

CÉSAR SANCHEZ disse...

.

Bruno, querido amigo.

Fazia tempo desta vontade. De te deixar umas linhas.

Opinião, cada um tem a sua, sem falar que é de graça. Aproveito a oportunidade e entro de mango na mão.

Sabes, muito bem, do meu embasamento folclórico e do respeito que tenho por ele. Então, quando se diz que basta usar uma bombacha para ser tradicionalista, me revira as “tripa”.

Cada um faz a música que quer. Tem público para todos e para tudo. Agora, não vamos entrar nessa de que basta uma bombacha para ser gaúcho. O furo é mais embaixo. Daqui a pouco, o pessoal do Chimarruts, vai vestir bombachas e poderá ser rotulado de tradicionalista, também (nunca fariam isso, são fieis ao seu reggae).

Da mesma forma que tu, faço questão de fomentar a sinceridade. Entretanto, creio que essa forma de agir, politicamente correta, acarreta um elevado grau de permissividade dentro do nosso folclore, que de apouco, terminará por destruí-lo.


Salve o Rio grande do Sul, suas tradições e seu folclore. Salve Xirú Antunes, João Sampaio, Gujo Teixeira, Colmar Duarte, Luiz Marenco, Lisandro Amaral e tantos outros iguais a eles, que mantêm viva e acesa a chama do telurismo campeiro.



http://elimaguarecesarsanchez.blogspot.com/

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=24929

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000607617329



Um baita abraço!!!



César Sanchez


.