segunda-feira, 28 de novembro de 2011

De laço e mango ...

Pra variar um pouco, a maioria das vítimas de acidentes de trânsito este final de semana (um final de semana comum, diga-se de passagem) conduzia ou estava de carona em uma motocicleta. Gosto de motos, admito. O que eu não gosto é da forma como os motociclistas a conduzem. Vamos combinar, a imprudência e a negligência fazem parte do “andejar” diário de todos, ou, a grande maioria para que possa se fazer justiça. Lamentavelmente, não restará ao governo alternativa, senão limitar o acesso do povo às motocicletas. E isso se dá com aumento de impostos. Não, eu não sou a favor de aumentar impostos, porém, temos muitas motos na rua com condutores despreparados e o crédito está de fácil alcance. É preciso tomar uma atitude.
***
Uma dessas atitudes é qualificar ainda mais a parte instrutória quando da obtenção da carteira de motorista. Aliás, não tem que se qualificar mais, mas sim qualificar. Convenhamos, hoje em dia a carteira de motorista virou uma “indústria”, na qual, a cada reprovação, o governo arrecada um pouco mais. Gostaria de saber se há estatística do antes e do depois? Antes desta “frescurada” de CFC, aula teórica e prática, quantas mortes ocorriam diariamente no trânsito? Eu não sei. Tomara que alguém saiba e que os números não sejam piores, o que eu duvido!
***
A previsão de hoje é que as temperaturas cheguem a casa dos 40°C. Bastante provável, a se julgar o baita calor deste último final de semana. Na verdade prenúncio do que será o verão, ou seja, quente e seco. Desta vez eu creio que deva ganhar ponto, pois, a mais de um mês venho dizendo que o verão deve ser de pouquíssima chuva. Alô municípios: tá na hora de acabar com a pouca vergonha de ficar lavando calçada de mangueira aberta. Aliás, não precisa nem lavar calçada! Esse recado vale, principalmente, para o município de Ivoti, onde tal ocorrência é CORRIQUEIRA e VERGONHOSA.

É chegada a hora de olhar para o futuro de laço e mango na mão.

_
Uma boa semana a todos e um abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz tempo que vinha prometendo entrar no blog do amigo para deixar uma palavra ou fazer um comentário. Pois bem , hoje entrei e me deparei com o assunto que me preocupa muito - vítimas de trânsito. Até o mês de outubro tínhamos um total de 260 mil pessoas acidentadas em nosso país apenas no ano de 2011 , dentro dessa estatística lamentável temos: 45 mil pessoas mortas , 160 mil inválidos e 55 mil que receberam o seguro obrigatório (dpvat). Há de convirmos que é uma guerra, que destrói famílias, multila e torna pessoas inválidas. Por categoria de veículo, 66% das situações indenizadas foram decorrentes de acidentes com motos, que responderam por 72% dos casos que resultaram em sequela permanente. Já o automóvel ficou com 22% do total. Em contrapartida, 49% das mortes aconteceram em acidentes de automóvel; 36%, de motocicleta.
Os dados são lamentáveis , tantas vidas , sonhos , famílias destruídas...
Estatisticamente é comprovado que acidentes com motos deixam mais vítimas , sendo que 61% da frota nacional é de carros - número que vem caindo dia-dia.
Ando aproxidamente 50 km por dia dentro da capital dos gaúchos e mais 300 Km todos os finais de semana pelo Rio Grande afora e afirmo: a frota de carros e de motocicletas é diretamente proporcial a frota de manetas andando nas ruas e estradas. Temos um número de carros e motocicletas novas sendo despejadas nas ruas de todo o país diariamente, isso é devido ao bom momento econômico que nosso país vem vivendo a algum tempo. É direito de todos poder comprar o seu carro ou a sua moto nova sem dúvida, seja sendo com dinheiro a vista ou acessando as "n" linhas de créditos que hoje temos disponíveis no mercado. Agora caros leitores vamos combinar uma coisa: temos motoristas manetas , motociclitas que usam incorretamene a faixa de rolagem , alcolizados e drogados dirigindo, enfim ...temos de tudo! E onde entra o papel do CFC ? Eu até hoje não achei resposta porque pagamos absurdos quase mil reais para tirar a habilitação que deveria servir para educar , porém serve apenas para entregar um documento para não levar multas! Realmente é isso que acontece na prática porque o dinheiro que deveria ser destinado para uma boa formação é desviado - ora senhores não vamos longe para saber dos envolvidos em uma das fraudes do DETRAN - não vou citar aqui para não expor nomes. E como somos mal educados para o trânsito nossos filhos crescem vendo as manetagens e imprudências que cometemos , vão para o CFC , pegam a "habilitação" que não passa na verdade de um papel que te permite andar de carro e vão para as ruas. E temos a lamentável estatística acima citada. Também não podemos colocar a culpa só no governo , temos que botar a mão na consciência e tentarmos fazer um trânsito melhor, com mais paz , sabendo que o excesso de pressa e velocidade não nos faz chegar mais cedo , pode nos fazer não chegar a nossa família , entes queridos e amigos. Tendo a consciência também que brigas, discussões não levam a nada , podem só levar a morte. Consciência na hora de tomar aquela cervejinha e pegar o carro , vá de taxi , a pé ou de cavalo , ou deixe o amigo guiar as rédias do possante. Pense também na hora de comprar o seu carro, ao invés de optar por um motor mais potente , pense em itens de segurança primeiro como ABS, Air-bag(s) , sistemas eletrônicos que ajudam a evitar acidentes ou diminuem o risco de lesões.
E pense por fim que a sua chegada, seja para ver o amigo , os seus pais , familiares ou patroa é bem mais importante do que qualquer peguinha , ultrapassagem ou birra de trânsito. Te alerta vivente que um trânsito melhor depente de todos , inclusive de ti!

Um forte abraço ao amigo
Eduardo Pasquali