segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Eu sou mesmo um ignorante

Nunca antes na história desse país se investiu tanto nos esportes olímpicos o que, fatalmente, deixou todos nós empolgados com os possíveis resultados positivos (leia-se medalhas de ouro) dos nossos atletas. Mas aí, faltando menos de uma semana para se encerrarem os jogos olímpicos de Londres, o que se vê é um verdadeiro fiasco brasileiro. Fosse na sexta-feira, eu teria escrito um dos textos mais polêmicos da história deste blogue, sendo a palavra “incompetência” a mais bonita. Aí, ao longo do sábado procurei ler alguns artigos de gente que entende de esportes da modalidade olímpica e resolvi abrandar um pouco o meu posicionamento, sob pena de cometer alguns equívocos, afinal, eu pouco entendo de esporte que não tenha uma bola participando. O que não impede, contudo, de eu traçar uma crítica. Me obrigo, aliás, haja vista a falta de respeito de alguns atletas para com o povo brasileiro, principalmente que muitos aqui passam fome para que estes “atletas” façam turismo do outro lado do Atlântico.

Eu nunca entendi direito qual é a motivação de um atleta em defender a bandeira brasileira. Eu não teria, certamente. Primeiramente eu sou gaúcho, bem bairrista por sinal. Se o resto do Brasil não respeita o meu Estado, cassoa, não sou eu que tenho que respeitá-los. Mas respeito, quero deixar bem claro. Não entro no mesmo balaio. Só que respeito primeiro o meu povo e depois o resto. Assim, com o Brasil em segundo plano, jamais poderia defender a bandeira brasileira, uma vez que não teria capacidade de fazer isso com hombridade e lealdade necessárias. Mas isso sou eu né. Lá em Londres tem mais gente que não tem a mínima condição de defender a bandeira de nenhum país e mesmo assim está lá, “nos representando”. O que tenho assistido na televisão é um festival de desculpas esfarrapadas de gente que não tem hombridade para defender o nosso país. Como disse eu tinha abrandado a minha crítica. Aí, pesquisando mais um pouco na internet, descobri que atletas brasileiros que haviam sido precocemente eliminados, estavam se esbaldando em festas da noite de Londres.

Para ajudar, ontem no final da tarde, li uma matéria na qual a senhora Rosicléia Campos, técnica da seleção de judô, disse que somos “povo ignorante”. Isso mesmo, esta senhora nos chamou de ignorantes, nós que estamos bancando os atletas lá em Londres, com o dinheiro dos impostos que pagamos. Enquanto nós somos os ignorantes, tem atleta da ginástica amarelando pela terceira olimpíada seguida, outra do atletismo pondo culpa no vento (cômico não fosse trágico), choro, choro, mais choro e só. Meia dúzia de medalhas e era isso. Mas o problema senhoras e senhores somos nós, os brasileiros que só criticam. Nós os ignorantes como disse essa técnica. Será que ela sabe treinar mesmo? Na verdade, nós somos os idiotas que estamos aqui bancando esta dinheirama toda para sustentar os esportes sem retorno algum. Nós, os mesmos que sustentam a corja lá em Brasília.

Quando você abrir o jornal e dar uma olhada no quadro de medalhas verá que o Cazaquistão está na frente do Brasil. Isso mesmo, o Cazaquistão. Aí todos teremos que concordar: ou somos incompetentes ou mesmo ignorantes. Acho que fico com o segundo. Tem razão a treinadora do judô: não consigo entender como o Cazaquistão está na frente do Brasil no quadro de medalhas da olimpíada de Londres. É, eu sou mesmo um ignorante. E dos bons!



Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: